19 de setembro de 2017

Letônia, Estônia e Lituania

Por estarem localizados na costa do mar Báltico, Letônia, Estônia e Lituânia são denominados Países Bálticos. Eles eram independentes até 1940, quando foram ocupados pela União Soviética. 

E assim permaneceram, sob o jugo e controle soviético até 1991, quando readquiriram suas independências. Foram os primeiros nesta conquista. E voltaram ao convívio com o Ocidente. Até são membros da União Europeia.

No tempo de ginasiano aprendi os nomes de suas capitais e, se não estou enganado, suas bandeiras faziam parte da série das estampas do sabonete Eucalol, que colecionávamos nos anos 1940/1950.

Passados alguns anos, muitos anos, estes países voltaram a minha memória e o desejo de conhecê-los. 

Depois de meu périplo pelo chamado Leste Europeu, em 2004, tendo ouvido referências elogiosas a estes três países, coloquei-os em meus planos futuros.

Documentários que assisti reforçaram a ideia pois revelavam lindas paisagens, castelos, templos e povos hospitaleiros, que estavam se preparando para receber turistas.

Não fui e não irei conhecer estes países ao vivo e em cores. Continuarei via Embratel. Não cabe explicar as razões de minha desistência. Ficará como um dos muitos projetos inconclusos.

No outro dia, lendo o caderno de economia de um jornal, uma matéria colocava o Brasil como penúltimo (41º) num ranking de  42 países em crescimento global, muito atrás da Estônia (4º), atrás de Letônia (8º)  e Lituania (9º). 

Foi este fato, estarem os rês países entre os Top 10 do crescimento global que chamou, de novo, a minha atenção ara eles.

Algumas imagens colhidas via Google, aleatoriamente dão boa ideia do acima comentado.


Letrônia

Estônia


Lituânia















3 comentários:

Sr. Hyde disse...

Acho que o fato da boa colocação desses países no ranking de "facilidade de fazer negócios" (Estônia: 12°. Letônia: 14° e Lituânia: 21°), somado ao fato da colocação do Brasil ser ruim (123°), pode explicar o crescimento de todos.

Caso alguém queira entender melhor: http://portugues.doingbusiness.org/rankings

Obrigado.

Jorge Carrano disse...

Gostaria da opinião do Dr. Henry Jekyll, mais bem instrumentado intelectualmente e mais equilibrado do que o perverso, delinquente, Edward Hyde. (rsrsrs)

Jorge Carrano disse...

Trump e Kim Jong-un batem boca e fazem ameaças recíprocas.

Terremotos abalam o México e furacões devastam no Caribe.

Woody Allen diria que só falta chover.