9 de setembro de 2017

GRAMADOS ....você precisa de um ?




Por
RIVA





Gramados sempre exigiram terra e muito trabalho para manter ... quando não existiam cortadores de grama (elétricos ou a gasolina) e irrigação automatizada então .....


Estádio de futebol
E em contrapartida nada produziam, nenhuma receita, só despesa. Nem para pasto serviam, pois a grama seria pisoteada. Então para que ter um gramado ?

Camponeses pobres não podiam e nem pensavam em ter um terreno não produtivo. Então para que ter um gramado ? Resposta: Para distinguir o rico do pobre, o patrão do empregado. Um nítido sinal de status.

Aquela grama (que você não deve nem pisar) dizia aos passantes com aquele olhar de inveja : “ Sou tão rico e poderoso, tenho tantos acres e servos, que posso me permitir essa extravagância verde.” (Y.N.Hahari). Quanto maior, mais poderosa aquela família.

Se você fosse visitar um desses lordes com um grande gramado, mas em mau estado, já sabia que o sujeito estava com problemas financeiros, porque era inconcebível ter um gramado e não cuidar dele.

Um belo gramado, até hoje, é o cenário ideal para uma grande festa, um casamento, uma ostentação ao ar livre. Em outras épocas os gramados eram tão preciosos que era proibida a entrada do “público” nesses jardins portentosos (daí o famoso NÃO PISE NA GRAMA). Houve uma época na famosa Oxford em que em seus famosos gramados só era permitida uma única vez por ano ao aluno caminhar e sentar por ali. E a regra era extremamente rigorosa !


Casamento
Palácios reais e castelos fizeram de seus gramados um símbolo de autoridade. E os gramados conquistaram o mundo dos esportes – golfe, futebol, tênis. E haja grana, vocês sabem, para frequentar e manter um campo de jogo desses.


Estádio de futebol
Durante séculos a burguesia conseguiu manter essa  posse como símbolo de status social e de riqueza. Porém, veio a revolução industrial, e a classe média teve acesso aos cortadores de grama com e sem tração, e então, milhões de famílias puderam “ousar” ter o seu gramado em frente às suas casas mais simples, um relvado mesmo. Tinham, e têm até os dias de hoje.


Versailles
Nos subúrbios das cidades americanas, gramados limpos e bem cuidados passaram a ser vistos como quase uma necessidade, uma marca registrada das famílias lá residentes.

Até costumes surgiram, como por exemplo, sempre aos domingos, depois dos serviços matutinos da igreja, ir ..... cortar a grama da sua casa, ou do seu vizinho em troca de uns dólares. Falam até ser o primeiro trabalho de todo jovem adolescente americano.

Na América, a grama é, depois do milho e do trigo, o cultivo mais disseminado, e a indústria da grama fatura bilhões de dólares anualmente.

O recém construído Museu de Arte Islâmica em Doha, no Catar, é ladeado por magníficos gramados, e seus mais de 100.000 metros quadrados de grama – no meio do deserto – exigem uma enorme quantidade de água diariamente. For what ?


Museu de Arte Islâmica
E por que estou contando tudo isso ?

Estou tocando nesse assunto para perguntar a você se um gramado é importante na sua casa.

Ou se, para construir uma nova casa, você espantaria essa carga que lhe foi legada por reis e duques europeus, e pensaria em algo mais útil do que ...... um gramado ?




Ou você é um daqueles que acha que “a grama do seu vizinho é sempre mais verde do que a sua, então ...... “. (calma, apenas uma provocação para instigar o debate).

Concordâncias e pedradas, por favor, nos comentários abaixo.

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Gosto muito de você, embora nossas diferenças.

Mas desde quando você sugeriu jardins de plantas artificiais nos condomínios para economizarmos água, passei a ter uma certa desconfiança quanto ao seu amor à natureza.

E é paradoxal porque você é o autor de um post muito interessante, muito pertinente, que envolve natureza , estética e meio-ambiente.

Está em : https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/02/telhados-verdes.html

E recomendo para quem está chegando agora no blog, que selecione o endereço e cole na barra de seu navegador.

Vale a pena a leitura.

Parecem textos da mesma pessoa?

Ana Maria disse...

Moradora de apartamentos por anos, passei por uma experiência de gramados quando fui morar no interior de São Paulo.
Pobre que era e sou, investi em grama para cobrir parte do terreno entre os canteiros de flores, ervas e legumes.
Realmente foi uma decisão dispendiosa, nem tanto pelo custo inicial, mas pela necessidade de manutenção citada pelo Riva.
Porém foi a escolha mas correta na ocasião. Como grama não deve ser pisada com constância, coloquei algumas placas de ardósia formando caminhos e consegui juntar a utilidade da cobertura ecológica com a aparencia muito mais agradável que uma capa de concreto.

Riva disse...

Hmmm, veio a 1ª pedrada ! rsrsrs

Carrano, telhados verdes tem uma fantástica utilidade - leia novamente o meu post citado. São produtivos !

Ana citou bem em seu comentário : custos e estética. What else ?

Continuo aguardando argumentos mais convincentes.
Fale-me da relação gramados X meio ambiente.


Riva disse...

...complementando ....

Nada a ver amor à natureza com plantas artificiais nos condomínios .... uma necessidade para poupar nossos escassos recursos hídricos. Aquela máxima do beija-flor levando sua gotinha de água.

Carrano, tb gosto muito de vc apesar das nossas diferenças, mas não captei sua análise, totalmente furada.

Mencione as vantagens de um gramado na sua casa ....

Jorge Carrano disse...

Caro Amigo,
Conheço, pelo Brasil e mundo afora, vários enormes espaços a que chamam de praças, inteiramente cimentadas ou calçadas com as chamadas “pedras portuguesas”, que a propósito não são portuguesas (a técnica e o estilo de colocação é que sim).
Que coisa mais feia, mais cinzenta, mais sem vida (sim, porque não há vida ali, nem vegetal).
É apreciando enormes áreas gramadas nos aclives e declives em torno de castelos, fortalezas e templos, acompanhando a topografia natural do terreno é que meus olhos se alegram e encantam. Mister se neles estão pássaros fazendo ninhos e/ou buscando minhocas para sua alimentação. É fundamental para o equilíbrio da natureza a manutenção da microflora do solo, atraindo pássaros e outros animais.
Assim como tive oportunidade de ter e cultivar na única casa onde morei, em São José de Imbassaí, um pequeno terreno gramado, até para preservação e filtragem da água da chuva realimentando os lençóis freáticos, eis que eu dependia de um bom veio no subsolo para poder manter meus poços manilhado e artesiano.
Vejamos algumas das outras virtudes de se privilegiar a natureza, além, claro, da estética, da beleza: proteção do solo contra erosão; aumento da permeabilidade do solo; absorção da água das chuvas; proteção das encostas; recuperação de áreas degradadas (lixões, por exemplo); atenuação do calor; purificação do ar; redução da emissão de CO2: (através da Wikipédia apurei que uma área de 230m² de grama libera oxigênio suficiente para quatro pessoas).
Caramba! E meus olhos? E o prazer do contato dos pés descalços e dos braços nus, correndo pelas campinas, com a devida licença do Casemiro (Eu ia bem satisfeito, da camisa aberta ao peito, pés descalços, braços nus, correndo pelas campinas ...)
Se o Joesley passasse aqui na porta do PUB (entrar jamais!), iria dizer que estas trocas de opiniões entre nós são “conversa de bêbados”).

Riva disse...

99% estética.

A filtragem da água da chuva, permeabilidade, se dá naturalmente no terreno sem necessidade da grama. Proteção de encostas há necessidade de cortes no gramado em determinadas curvas de nível para aliviar o declive. A contribuição em termos de crédito de carbono é mínima em relação ao custo do m2 de gramado - inviável. Mata Atlântica, por exemplo, quase não tem grama, é mata mesmo ...idem a floresta Amazônica.

Enfim, gramados são lindos, mas são caros, altíssimo custo de manutenção, foco do meu post, quando afirmo que é símbolo de status social até os dias de hoje, instrumento de esportes caros. Diferente de um belo mix de grama, árvores e arbustos.

E insisto, tem nada a ver com amar ou não a Natureza. Desculpe, mas é até uma ofensa à nossa inteligência alguém aqui não amar a Natureza. #simplesassim.

PS1: quanto ao Joesley, grama nos lembra pasto, que nos lembra gado, bois, e a vaca dele foi para o brejo.

PS2: por onde anda a tchurma do Pub ??? Desanima assim escrever alguma coisa. Só vc mesmo para escrever, escrever, escrever, na ânsia pelos comentários para intensificar um debate.

PS3: acompanhando o IRMA na Florida. Aqui tivemos o DIRMA ....

Jorge Carrano disse...

DIRMA foi nível 5. Devastador. Pior do que o IRMA porque provocou estrago para toda uma geração.

Kayla disse...

Amei o nome do nosso furacão, Riva. Ashyashuashua

Jorge Carrano disse...

Como Riva – o autor do post - falou de campo de futebol, não fica fora de contexto mencionar aqui que hoje teve início o melhor e maior campeonato interclubes do planeta: UEFA Champions League.

Assisti a Celtic X PSG, realizado em Glasgow, na Escócia, diante de 60.000 torcedores. Antes do início, como faz habitualmente, a torcida local entoou a canção “You’ll Never Walk Alone” . Um coral emocionante.
No gramado, com a bola rolando, massacre do PSG: 5X0.

Riva disse...

....You will never "sifu" alone " kkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...

KKKKKKKKK