9 de julho de 2016

Economizar é preciso, mas com inteligência

Nesta época de vacas magras, que estão fornecendo pouco leite; com vento fraco que não permite que empinemos nossas pipas, e chove pouco em nossa horta por isso estamos colhendo pouco milho, é preciso economizar onde der.

Claro que com inteligência e bom senso. A cada mês faço uma revisão em meu orçamento, mas está cada vez mais difícil identificar  o que posso cortar ou diminuir.

Ainda não estou cogitando lamber a tampa do iogurte e nem aproveitar o pote de requeijão para transformar em copo, mas acabarei chegando lá se não houver uma melhora acentuada na economia, que se encontra estagnada  e com alto índice de inflação.

Não sei se o remédio é este, ou se é a melhor receita, mas aumentar os preços porque estão vendendo menos parece ser suicídio. É o que andam fazendo indústria e comércio.

Economizar com inteligência não é praticar o que pregou a Maria da piada. Não sei se conhecem, mas esta Maria, quando o Manuel chegou cansado mas feliz, porque economizara voltando para casa correndo atrás de um bonde, ralhou com o marido: fostes tolo, se vens correndo atrás de um táxi economizarias mais, o pá!

Nem é fazer como Jairzinho de Xangô que substituiu a galinha dos despachos das sextas-feiras, por caldo Knor ou Maggi. O santo não aprova e fica brabo.


O exemplo estrangeiro, como o do inglês que tinha uma belo cavalo, alimentado a feno e que puxava a carroça que usava para transportar seus produtos, é burrice, acarreta mais prejuízo.


Deu-se que o inglês vendo seu cavalo forte, com bela aparência saudável, concatenou com seus botões. Ele é tão forte e vigoroso que se eu cortar a ração dele por um dia não fará a menor diferença.

Do pensamento foi à ação e como efetivamente o cavalo suportou a menor quantidade de alimento na semana, resolveu o inglês ir além e cortar a comida em dois dias semanais.

O cavalo ainda manteve as forças para puxar a carroça, mas quando o ganancioso inglês resolveu experimentar deixa-lo três dias na semana sem alimentação, o animal adoeceu ... e dias depois morreu.

Logo, devemos ficar atentos aos limites. Despesas com higiene devem ser consideradas investimentos em saúde. Imagine seus dentes com cáries e doença periodontal. Sem salvação você terá que partir para a extração, que poderá chegar à exodontia total de seus dentes.

Sabe que preço pagará por isso? Virar torcedor do Flamengo. KKKKKKKKK






Imagens: Google

2 comentários:

Ana Maria disse...

Está difícil mesmo. Acabei de chegar do supermercado e quase caí para trás. O leite longo vifa que comprei mes passado por 2,79 está custando 5,90 o que na minha matemática rudimentar equivale a poucomais de 100%.
Mas minha cidade está em festa. Aniversário comemorado durante uma semana, apesar de não ter verba para pagar funcionários, suprir com material unidades de saúde e com merenda as escolas.
Leio as manchetes e assisto os noticiários sobre as Olimpíadas e me deixo dominar por sentimentos negativos. A cidade maravilhosa ficará mais caótica com a destinação de faixa esclusiva para atletas. Multas altas e perda de pontos para quem se atrever a transitar na área delimitada na faixa verde.
Um bom dia para vcs também.

Jorge Carrano disse...

Depois da tempestade virá a bonança. Espero que consigamos resistir o suficiente para o desfrute.