26 de julho de 2016

Amante de esportes

Excluindo MMA e UFC, que acho selvageria, e o tal de baseball, cujas regras desconheço e que acho chatíssimo, sou amante de esportes.

Para mim o chato beisebol
Portanto os jogos olímpicos são um prato cheio, até porque, em tese, estão reunidos os melhores atletas de cada modalidade. Houve uma época em que nos esportes coletivos não era permitida a participação de profissionais. A regra foi flexibilizada e atualmente no basquete vemos os melhores da NBA, no futebol a participação de até 3 jogadores integrantes das seleções principais dos países. E assim por diante.

Só que preferiria que a Olimpíada fosse sempre disputada em cidades estrangeiras, com a cobertura que temos tido, via TV, com images belíssimas, de alta definição e em super slow motion.

Isto por causa dos enormes custos com instalações esportivas, alojamentos, etc. além dos transtornos causados no dia-a-dia da cidade, como interdições de vias públicas. E os absurdos feriados que são decretados. O Judiciário ficará parado (sei que você está pensando que já é quase parado) inclusive em cidades onde não haverá competições, como Niterói e São Gonçalo. Só no Brasil, país dos feriados e pontos facultativos.

Mas gosto tanto de esportes que não deixo de assistir, sempre que possível, as finais dos torneios de tênis, que integram o Grand Slam.

Australin Open
Até mesmo o curling, de pouca ou nenhuma tradição no Brasil, eu curto, em especial as equipes femininas, até pelo charme e beleza de algumas competidoras, tais como as suecas, as canadenses e as suíças.

Assistam a um trecho de uma boa partida feminina, em 

Sátira do curling
Vamos combinar que o nível de competição na NBA é elevadíssimos e algumas partidas são um primor de técnica e altíssima emoção.

NBA
Por causa das atuações destacadas do Brasil nas últimas competições internacionais de voleibol, esporte que evoluiu muito desde Borboleta, Quaresma e outros jogadores de uma geração onde o esporte era para mulher e homem de maior estatura (que não era o caso dos citados) tinha que jogar basquete, não voleibol, acompanho as competições internacionais.

Gran Prix - liga feminina

Liga Mundial - masculino

No terreno do futebol animam-me as ligas inglesa, espanhola e alemã, pelo alto nível das equipes, que reúnem os melhores jogadores do planeta. As equipes de ponta nestes países são verdadeiras seleções internacionais. E a UEFA Champions League é a maior competição interclubes do planeta.

Champions League

Liga inglesa

Liga alemã


Liga espanhola
Até mesmo o futebol americano, da bola oval consegue despertar meu interesse quando se trata de uma final como o Super Bowl.

Estádio de disputa de futebol americano

O esporte, abaixo da leitura e da música, está entre meus passatempos, hobbies, diversões e lazeres prediletos.

10 comentários:

Ana Maria disse...

Também gosto de assistir algumas modalidades desportivas. Não tenho condições de acompanhar uma partida de tenis. Isso de ficar virando o pescoço me deixa com labirintite.
Também me recuso a compactuar com a violência do MMA, do UFC e do boxe.
Me contento em saber os resultados dos esportes individuais e das provas de atletismo. Assim me sobram os esportes de quadra e a ginástica olímpica.
Infelizmente as Olimpíadas - Rio 2016 - graças aos desacertos dos governos, acabou representando mais uma oportunidade de desvio de verbas, corrupção e incompetência. Pobres atletas brasileiros.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
As partidas de tênis são transmitidas com câmeras colocadas nas linhas de fundos das quadras, ou seja, você assiste aos dois contendores a um só tempo, um de costas (em geral sacando) e o outro de frente, recepcionando o saque.
A transmissão nunca é da lateral da quadra, portanto não é necessário ficar virando o pescoço como um ventilador giratório (que na verdade vai e volta).
As partidas finais dos grandes torneios, em geral reúnem os melhores competidores e é possível ver grandes jogadas. Muita técnica, aliada a força física.

Ana Maria disse...

As últimas partidas que eu vi, acho que com Maria Ester Bueno (rs), eram focalizadas lateralmente. Aliás acredito ser a única maneira de se acompanhar os movimentos. Qual a graça de olhar o jogador de costas?

Jorge Carrano disse...

Tsk tsk tsk
Finge que não me conhece (rs).

Jorge Carrano disse...

Não perca a próxima oportunidade, Ana Maria. Entre 29 de agosto e 2 de setembro será realizado o US Open Tennis Championship.

Bem, haverá disputa da modalidade na Olimpíada. Já sei que o Federer, por exemplo, não virá. Uma pena.

E pena maior será a ausência da Sharapova, suspensa das competições por doping. Não pela qualidade do jogo, pois ela está na descendente, mas pelo visual.

Riva disse...

Só o futebol me atraiu em quase toda a minha existência.

Mas aos 35 anos, nem sei porque, descobri o tênis, tardiamente. Tive aulas, evoluí, e comecei a jogar muito por aí, tanto em quadras de saibro quanto em quadras rápidas, de lisonda.

Infelizmente o braço sentiu, devido à minha violência no saque. Ainda tentei squash, mas parei. Muita dor.

Fora isso, não suporto basquete, vôlei, atletismo, natação, etc etc .....

Esporte para mim ainda é o futebol e o tênis. É o que me faz ligar a TV e assistir.

Freddy disse...

Vou procurar acompanhar as provas de ginástica olímpica. Acho muito bonitas as apresentações coletivas e às vezes sinto ímpetos de premiar todas elas.
Por força do hábito, verei também futebol masculino e feminino.
Acho que nada mais me interessa. Não bate muito com minha índole ficar torcendo para um atleta ser melhor que outro, acho que não nasci para ser competidor (*).
Contudo, durante o desenrolar dos jogos tentarei ver se algo me interessa.

(*) Isso talvez explique minha dificuldade em aceitar o capitalismo e ter uma veia socialista moderada. A competição me aborrece.

Riva disse...

Ontem rolou um debate no Twitter sobre torcida para o que, nas Olimpíadas. E por incrível que possa parecer, a maioria torce mesmo é para que tudo dê certo nos jogos olímpicos, sem nenhum viés de torcida pelo Brasil nas competições. Ou seja, no cenário atual, a maioria torce é para que tudo corra bem, sem vexames operacionais, com segurança para todos, com o ir e vir aos jogos com conforto.

Claro que existe a torcida pelo futebol (sempre), vôlei, mas, nada exacerbado como numa Copa do Mundo de Futebol, onde a torcida queria o título, e o resto era o resto. E como esquecer essa Copa 2014 ?

Eu, particularmente, aguardo os 2 feriadões para aproveitar Friburgo : 5-6-7 e 18-19-20-21-22.

Para o maior deles ainda tentei uma escapada a Tiradentes, mas os preços me afugentaram. E estará quase lotada a cidade, o que significa dificuldades em restaurantes bons. Já estive em Tiradentes num reveillon, e sei o que é essa cidade lotada.

Estou teclando num momento tranquilo aqui no trampo, ao som dos pica-paus e marteletes das obras do VLT - pica-pau é o apelido daquela maldita máquina-trator com uma ponteira gigantesca, para quebrar rochas e concreto.

Mas também ao som de Blicq na orelha direita. Um belo som.

PS1: se o FLU for desclassificado hoje pelo poderoso Ypiranga, com certeza o Sr. Levei Culpa pedirá o boné. Afinal, com aqueles reforços (sic) que recebeu da "diretoria".... É o Projeto Série B a toque de caixa.

PS2: quem viu de perto um desses reforços(sic), o tal do Rojas, disse no Twitter que se ele chutar uma bola oficial de futebol vai ter fratura da tíbia, perônio, fêmur, e deslocamento da massa encefálica. O cara parece uma criança de 13 anos, com fome.







Jorge Carrano disse...

Remeto os amigos e visitantes em geral para o post seguinte, em:

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2016/07/ponto-facultativo.html

(Copy and paste)

Jorge Carrano disse...

Estes números são absurdos, parecem irreais:

http://extra.globo.com/esporte/manchester-united-lucra-326-milhoes-com-venda-de-camisas-de-ibrahimovic-em-apenas-uma-semana-19814268.html?afdsfsdfsdf