21 de abril de 2016

Quebrar o retrovisor

Estou completando hoje 76 anos de idade, nesta encarnação. Tive outras? Mistério insondável, certamente um axioma, eis que as premissas não são necessariamente verdadeiras e sequer evidentes.

Tive, nesta vida,  maus e bons momentos. Todos ricos em ensinamentos.

Passei a acreditar que não podemos contornar o que nos está destinado e que cada fato tem razão e consequência relacionadas.

Lamentar um fracasso, um desencontro, sem dar tempo ao tempo, ao destino, é correr risco de sofrer desnecessariamente.

Com o passar dos anos venho me cobrando pela imaturidade emocional, pela comemoração descabida, inadequada, pela soberba, pela vaidade exagerada. Melhorei pouco, mas melhorei.

Aprendi que a simplicidade é uma virtude, que a modéstia é sempre falsa e o silêncio o mais das vezes é eloquente. Se adotado no momento certo.

São frases feitas? Filosofia barata? São expressões consagradas como de uso demagógico? Conversa de botequim? Para mim, não!

Aprendi que a fé é absolutamente necessária e na razão inversa da religião. São coisas diferentes. E Deus, qualquer um, sob que nome seja amado sobre todas as coisas, desde os silvícolas, os aborígenes, os gregos, os romanos, os egípcios, os maias, os incas, os astecas, os tapuias, os tupis, o Sol, a Lua, Júpiter, Alá, o Elefante ou a Vaca, todos são igualmente divindades respeitáveis.

De coroinha na igreja católica, a agnóstico, foi uma longa caminhada. Encontrei-me com São Jorge, assumindo ser uma pessoa incoerente. A coerência, assim como a lógica, existem mesmo?

Mas são - os deuses - igualmente danosos quando adorados em excesso. Quem come carne de vaca não é castigado por isso; a lua não vive sem o sol; e nós terráqueos não podemos prescindir deles; Jupiter só é maior, não é mais importante do que Saturno. Oxalá, Deus ou Alá, são apenas denominações diferentes para a mesma força, a mesma energia, a mesma abstração.

Resta-me. É bem de ver, muito menos tempo de vida do que a vivida até agora. Pelo óbvio motivo de que o bicho homem não tem as condições necessárias para atingir um século e meio de vida. A falência dos órgãos é inevitável. Na melhor das hipóteses.

Por isso vou quebrar o retrovisor. É chagada a hora de olhar somente para frente. Farol alto e de neblina.

N. do A.: esta expressão "quebrar o retrovisor" neste sentido de não olhar para o passado, com nostalgia, ou a título de memórias ou rótulo de reminiscências,  seja qual for o propósito, não é minha.


Ouvi, ou li, não lembro onde e achei apropriada para este momento.

11 comentários:

GUSMÃO disse...

Pensei que não haveria post hoje, por isso enviei cumprimentos no de ontem.
Parabéns!

Ana Maria disse...

Realmente vc é como o bom vinho que tanto aprecia: melhora com o tempo.
Isso não é regra geral. Outras pessoas azedam com o passar dos anos.
Quanto a sua determinação de quebrar o retrovisor eu admiro e dou força.
Que o que descortina a sua frente seja banhado de luz e bênçãos desta força energética que chamamos Deus.
Saiba que apesar das nossas divergencias eu respeito suas posições e amo você .

Jorge Carrano disse...

A despeito das pequenas divergências nunca duvidei de seu amor fraternal ora reiterado via internet.

Para quem não nos conhece o suficiente informo que nossas divergências se dão no varejo, nunca no atacado.

Temos as mesmas raízes e recebemos os mesmos cuidados.

Obrigado.
Beijo

Riva em Friburgo disse...

Parabéns, meu amigo, pelos 76 anos bem vividos, bem curtidos, aprendendo e ensinando. Esse o caminho em qualquer idade.

Que O Cara Lá de Cima (cada um interpreta como quiser) te presenteie com muita saúde, muita luz em seus caminhos, muitas alegrias em sua vida.

Um forte abraço do amigo tricolor !


Jorge Carrano disse...

Obrigado, Riva.

Que estas bençãos sejam distribuídas entre todos nós.

Saudações vascaínas.

Kayla disse...

Hoje o Pub está em festa. Vamos comemorar seu birthday, com caipirinhas e queijo provolone. Olha que 76 anos não devem passar sem festa. Eu festejo cada dia, imagina uma data tão bonita. Gostei da nova diretriz. Eu só olho pra frente, com umas arriscadas para os lados. Vai que aparece um príncipe numa Ferrari vermelha. Falando sério. Te desejo muita dinheiro e tempo e saúde pra aproveitar. Beijos.

Jorge Carrano disse...

Que alegria, Kayla, receber seus votos.

Aproveito estar plugado na rede, para agradecer aos demais amigos e parentes que não vieram ao pub, mas até este momento, em ligações telefônicas ou e-mails foram muito carinhosos comigo, lembrando da data e enviando votos de saúde, paz, sucesso e dinheiro (rs).

O mesmo desejo para vocês, Márcia, Sérgio, David, Claudia e Freddy.

Alessandra Tappes disse...

Querido.

Novamente veio desejar mtas felicidades a você junto aos seus. Parabéns por suas conquistas e batalhas apesar do cenário nada gentil da nossa pátria amada. Você é um vencedor!!!

Obrigada por cruzar o meu caminho...

Bjs meus e de João.

Riva de Friburgo disse...

Por falar em retrovisor, lembro quando alguns modelos de automóveis passaram a vir com espelho retrovisor do lado direito também (lado do carona). Foi uma revolução em termos de melhoria do campo de visão do motorista.

Mas para regular, "na unha", era um desespero. Aí passaram a colocar um mecanismo manual interno, que facilitava a regulagem, e depois mecanismo elétrico.

Alguns espelhos vêm com uma mensagem do tipo " os objetos podem estar mais próximos do que aparentam estar". Como nosso amigo vai quebrar o espelho, não terá nenhuma dúvida da "distância" de cada um, terá sempre certeza do que está vendo. E isso é muito bom ....

Aqui em Duas Pedras, Friburgo, já estamos com 23º. Boa noite a todos !

PS: ninguém comemora mais (nem os jornais mencionam a data), mas amanhã é 22 de abril. Na minha infância, era a data mais conhecida devido às aulas de História.

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Alessandra, e também ao João, que espero chegue a minha idade, com saúde, paz, amor, juízo e bastante sucesso.

Carlos Lopes, caro amigo, recebi, sim, as duas mensagens, nas duas plataformas que você utilizou. Obrigado!

Jorge Carrano disse...

Também agradeço ao Paulo Bouhid por ter lembrado e pelos votos que me enviou.
Amém!