14 de abril de 2016

Os híbridos

Por 
GUSMÃO


Alguns deram certo, outros não.

Alguns são piadas, como o decorrente do cruzamento de uma cabra com um periscópio: cria-se um bode expiatório.

Também o arame farpado teria sido fruto do cruzamento do fio com a porca espinho.

Um dos cruzamentos que mais deram certo foi o da uva cabernet franc com a uva sauvignon blanc, que deu como resultado a mais conhecida e difundida das uvas viníferas tintas (considerada a rainha), que se adaptou perfeitamente a diferentes solos pelo mundo. Falo da cabernet sauvignon.

Mulo
Outro feliz casamento, pelo resultado, foi o do jumento com a égua, que nos deu a mula, muito útil em certas regiões e também como qualificativo para alguns indivíduos menos inteligentes.

Canário roller
Ainda no reino animal, entre as aves, o canário roller, de bela plumagem (em várias cores) e canto harmonioso,  é fruto do cruzamento de canários europeus (belgas, franceses e alemães) com outros pássaros silvestres, como o nosso pintassilgo.

A miscigenação que deu certo entre humanos , sem dúvida, foi a do homem branco  com a mulher negra, ou vice-versa, do homem negro com uma mulher branca.

O resultado desta combinação de raças é  uma das marcas registradas do país: a mulata.

Quem questiona a beleza (e o talento) das atrizes abaixo?


Cris Vianna

Taís Araújo

13 comentários:

Ana Maria disse...

Além das atrizes citadas, merece menção os atores não podemos esquecer Rocco Pitanga, Rafael Zulu, Jorge de Sá, Marcelo Melo Jr, Milton Gonçalves,Denzel Washington e outros.
Porém merecem destaque os escritores Machado de Assis, Cruz e Souza, Joel Rufino das Santos, Elisa Lucinda etc.

GUSMÃO disse...

Tenho que ter cuidado como replicar a irmã do dono do lugar (pub, né?).
Não pretendia, dona Ana Maria, falar de todos os mulatos ou mestiços bem sucedidos. Meu objetivo era só falar de acasalamentos, ou combinações de raças ou espécies animais e vegetais distintas que geraram, ou não, híbridos bem sucedidos, ou não.
Nem mencionei muitas mulatas porque seriam necessários dois posts.
Não era para esgotar os exemplos, tanto que nem falei do bardoto. Bardoto, para quem não sabe é o resultado do cruzamento de um cavalo com uma jumenta.
Já quando o cruzamento é entre um jumento e uma égua, nasce um burro ou uma mula. Quando o filhote é macho chamamos de burro, quando é fêmea denominamos de mula.
As piadas do início (cruzamento de cabra com periscópio, por exemplo) não são minhas e são antigas.
Mas muito obrigado por tornar mais informativo e interessante meu modesto texto, que o seu irmão camarada publicou.

Jorge Carrano disse...

Cuidado Gusmão. Todo cuidado é pouco. Ela, que era questionadora, contestadora, quando jovem, com a idade ficou ranzinza (rsrsrs).

Mas você foi claro e comedido na réplica, quanto a intenção do texto. E apreciei a ideia. Valeu!

Jorge Carrano disse...

As duas atrizes citadas foram alvo de preconceito racial recentemente.

Muita gente não sabia (eu inclusive) que a cabernet sauvignon é uma híbrida.

Lá em casa criamos canários roller durante um período. Muito trabalho e dispêndio.

A mula sem cabeça é resultado do cruzamento do jumento com que equino? Não precisa responder. É uma pergunta teórica (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Perdoe-me Gusmão, trazer o futebol a esta sua postagem sobre híbridos, o tema futebol.
Não queria faze-lo para desfazer o conceito de que aqui neste espaço tudo acaba em futebol.
Mas acabo de assistir, no final da tarde, a um jogo histórico, pela Taça Europa que é a segunda mais importante do continente, atrás apenas da Champions League.
Jogavam no Anfield, estádio do Liverpool, a equipe da casa e o Borussia Dortmund, da Alemanha.
O Dortmund, em poucos minutos de jogo construiu um resultado favorável de 2X0 (dois gols a zero). Sendo que o empate lhe garantiria a classificação.
Ora, o Liverpool precisaria, para reverter o quadro, conquistar pelo menos, três gols.
Fez um, mas tomou em seguida um terceiro gol. Complicou porque a partir dai seria necessário conquistar mais três gols, sem tomar mais nenhum.
E não é que o Liverpool, no segundo tempo da partida, coseguíu os três gols necessários para eliminar o Dortmund, que, diga-se, é uma boa equipe? Um jogo com sete gols (4X3), bem disputado, emocionante, antológico.
Acabou superando em emoção, técnica, estratégia e entrega dos jogadores, ao jogo de ontem (pela Champions), entre o Atlético de Madrid e Barcelona, que culminou com a eliminação dos catalães, que foi sensacional.

Riva FLU disse...

Tá estranho e brabo.

Qqer coisa que se escreve pode ser perigosa !!

Como chamar o cara de negão, crioulo, como brincávamos nos anos 60-70, chamar o cara sem pescoço de girafa, enfim, tudo agora é bulliyng, e sujeito a vencimentos para advogados/abutres em observação. E como têm .....

Não enxergo preconceitos, não enxergo bullyings, não enxergo nada, como não enxergava nos anos 60-70-80 ..... como dizem no Twitter, VTNC quem enxerga dessa maneira. Tenho bons advogados para esmerdalhar quem pensa assim.

Não é, Blog Manager ?

Obs : FRED FICA

Ana Maria disse...

E quanto ao canário roller, que conhecemos bem, Jorge? Sabia que é híbrido?
Pra mim era alemão, com possibilidade de missigenação esporádica.
Já que me chamaram de ranzinza, devo declararar que ignorava que sub-raças fossem consideradas híbridas.
Quanto a sua réplica, Gusmão, meu comentário teve o objetivo de inibir outros apartes machistas que desembocariam em um concurso de beleza e sensualidade.

Ana Maria disse...

Esclarecendo. Meu receio é que seu interessante post acabasse motivando apenas comentários sobre sensualidade feminina ou futebol como de praxe.

Jorge Carrano disse...

Tsk tsk tsk tsk
Você viu só, Gusmão?

A Ana Maria nem lê os comentários alheios. Remete-me aos nossos canários roller, quando eu já havia comentado lá no alto, numa de minhas intervenções.

E disse que não queria que acabasse em futebol, depois de meus elogios a dois jogos na Europa, mas pedindo vênia a você.

Ana Maria disse...

Acho que vc não entendeu. Li seu comentário sobre o roller e só perguntei se sabia que era híbrido.

Quanto ao comentário sobre o futebol, já estava pronto antes de sua publicação e aguardava apenas que a internet funcionasse.
Realmente, Riva. Temos que medir palavras para não ofender, melindrar ou suscitar ironias.
Acho melhor hibernar como fez o Gusmão.

Jorge Carrano disse...

Sim, Ana Maria, sabia que o roller é um híbrido e muitas outras coisas mais a respeito deste pássaro.
Quando papai se inscreveu na "Criadores Roller Associados Cariocas - CRAC" que era a entidade que controlava (ou controla, não sei) e fornecia as anilhas que eram colocadas nas pernas dos filhotes nos primeiros dias de nascimento e que permitiam o registro das aves, sua linhagem, estirpe, etc. o que chamamos de pedigree, também comprou livros a respeito da história e criação destes canários, sua alimentação, etc. Dois destes livros estão em meu escritório. Tratam dos diferentes cruzamentos e cores reconhecidas. Por exemplo tem os ágatas, tem os ferrugem (esverdeados), os vermelhos e rosados, etc
Ele chegou a ir a pelo menos duas exposições anuais, no Rio de Janeiro, e me levava com ele porque ele se gabava de ter belos exemplares, com belas plumagens, mas o trabalho diário era meu: limpar as gaiolas, trocando a forro do fundo (jornal), lixar os poleiros vez ou outra, para tirar o acúmulo de fezes que provocam doença nos pés, colocar e retirar as banheiras de banho, preparar as rações especiais a base de cenoura ralada, mel Karo, biscoito "maizena" e em alguns casos um pouco de pimenta para manter a pigmentação das penas e dar-lhes brilho
Ele sonhava ser expositor e criador reconhecido, mas com o tempo perdeu o interesse, por causa de nossa falta de espaço adequado, custos e cuidados especiais. Pouco depois faleceu.
Nosso banheiro de serviço abrigava as gaiolas em prateleiras que fizemos.
O canto dos canários, pela manhã, após o banho diário era muito gostoso, cada qual querendo se exibir mais, "dobrando" o canto.
E tudo começou com um inocente canário belga que vocês compraram num passeio que fizeram e eu não fui. Demos ao tal canário o nome de Frank Sinatra.
Foi em conversas com um diretor do Banerj, que era amigo dele (e criador do aludido tipo de canário) que ele se empolgou e deu início a nossa "criação".
Em poucas palavras, foi assim.

GUSMÃO disse...

Não pretendia semear discórdia entre irmãos (he he he he ).

Por que fui falar de canário roller? De outra vez vou arranjar um jeito de falar de pardais (he he he he).

Riva disse...

Rsrsrsrs bom dia a todos ! Ando meio aéreo/alienado, super envolvido com o trabalho no Clube de Engenharia.

Abandonei o Facebook, para não perder parentes e amigos .... rsrsrs ... está brabo. No Twitter está dando, embora a discussão Fred Fica x Fred Vai tenha consumido muitos tweets. E por aqui, tenho aparecido pouco realmente pq chego em casa depois das 20h, e o tempo que sobra acabo não navegando. No trampo ainda faço umas incursões, podem perceber pela hora que comento.

Compramos certa vez em Friburgo um canário Roller, numa feira de canários. Batizamos o bichinho de Red. Como cantava.

Faleceu devido ao olho gordo de uma enfermeira da minha mãe, que ficou fascinada com seu canto certo dia aqui em casa, e falou : " Belos canários o senhor tem aqui, Dr. Paulo, belos canários." O bicho não resistiu 24 horas .....

E para terminar, futebol : FLU x VASCO. Emoções à vista.