20 de janeiro de 2014

Os sonhos morrem primeiro


Durante muito tempo mantive no ar um site jurídico. Acho mesmo que fui dos primeiros advogados a criar um sitio com conteúdo de natureza legal. Em Niterói, até afirmaria que fui o pioneiro. Não foi muita vantagem pois afinal meus filhos tinham uma firma que construía, hospedava e fazia manutenção de websites.

A firma existe, é atuante no mercado e tem um bom portfolio de clientes. Escrevi que meus filhos tinham, com o verbo no passado, porque agora apenas um deles continua à frente dos negócios.

O outro, juntamente com sua companheira, deixou a firma. Ele porque ingressou no magistério universitário, pois tendo obtido o primeiro lugar em concurso público foi nomeado para a Engenharia, da UFF. Fez mestrado e doutorado e está feliz na sua ocupação, apesar dos pesares. Ela, porque a paixão pela área de decoração de interiores falou mais alto.

O filho que ficou comandando a firma, agora com outros sócios minoritários, mas dedicados e competentes, sempre atuou na área de comunicação social, desde os primeiros estagios ainda estudante da UFF. E a firma (chama-se TAU) é a primeira do ramo com sede na cidade, com atuação nacional.

Como isto não é um comercial da Agência de Comunicação Digital, especializada em projetos para a internet (sites, newsletters, apresentações corporativas, aplicativos e redes sociais), deixo aqui o link para os interessados em mais informações sobre a firma http://www.tauvirtual.com.br/pt/

O nome TAU foi escolhido porque esta letra grega significa, na física, trabalho.

Volto ao meu site, agora descontinuado pois  mantenho apenas a homepage  de apresentação, para dizer que durante muito tempo mantive um atendimento a consultas, sem ônus, o popular 0800, e publicava as mais interessantes, com as respostas respectivas.

Também escrevia habitualmente matérias interpretativas sobre leis e regulamentos.

Desisti da empreitada não apenas por causa da aposentadoria, mas principalmente porque os assuntos jurídicos infestaram a internet. Hoje qualquer um encontra modelos de petições, doutrina (de bom nível acadêmico), farta jurisprudência sobre todos os temas, nos diferentes tribunais no país, e em todas as instâncias.

A TV transmite ao vivo sessões de julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Qualquer parte interessada pode consultar, na rede, o andamento de seus processos, não sendo incomum ficarem mais rapidamente a par da movimentação do que o advogado. Depende da disponibilidade de tempo do profissional.

Tive o prazer de receber muitas consultas de todo o país, algumas das quais tinha que responder genericamente pois teriam peculiaridades da organização judiciária do Estado e próprias do tribunal local.

E tive a alegria de ver alguns de meus artigos, publicados no site, principalmente nos anos de 2002 e 2003, quando da promulgação do então novo Código Civil, serem lidos e comentados. Havia muita controvérsia interpretativa sobre vários dispositivos.

A jurisprudência foi se pacificando, as correntes doutrinárias desaguam todas no mesmo estuário, como de resto sempre foi, e o Judiciário, poder menos aviltado e mais respeitado da República acabou por se igualar aos outros dois em termos de ignomínias, de desonra, de conchavos, manobras de viés ideológico político-partidário, enfim, caiu na vala comum.

Foi-se o tempo e foram-se as ilusões. Dizem que a esperança é a última que morre. Digo eu, parafraseando alguém que não recordo, que os sonhos morrem primeiro.

Um comentário:

Riva disse...

Sonhos .... com o advento da web o mercado se transformou loucamente.
Não sei mais o significado de concorrência ou de diferenciais competitivos que se pulverizam em segundos na "nuvem" ...
Pior, muitos praticando ilegalmente, sem diplomas, sem experiência comprovada .... uma concorrência desleal.
Sonhar com o que, então ? Sonhar com qualquer coisa que realmente te traga prazer, te traga novas amizades, te traga aprendizado e conhecimento, que permita o compartilhar disso tudo.

Sim, mas e a grana, como pago minhas contas da Amil, do condomínio, do mercado, como faço meu carro e minha motocicleta andarem ?
Esse o grande problema .... isso sim, destrói sonhos, nos corrompe, nos estupra diariamente ....
Por isso jogo incessantemente na loteria ... quem sabe um dia possa sonhar ?
Riva