10 de janeiro de 2014

Dura realidade


Depois de alguns poucos dias de férias, fora do país, volto à dura realidade de Niterói.
Que coisa lamentável o estado da cidade. Um caos urbano absurdo para um município que arrecada muito dinheiro. A explicação é simples: falta competência administrativa e honestidade.
Somados IPTU (dos maiores do país), o ISS (5%) pago pelos profissionais liberais, o ITBI  (2%) pago nas transações imobiliárias (e o mercado imobiliário aqui é movimentado) e, além de tudo, a participação nos royalties do petróleo,  geram uma receita  considerável.
O abandono é total. Nem vou falar da falta de hospitais e escolas municipais de qualidade. Vou falar de coisas mais triviais como a limpeza da cidade.
As ruas estão imundas. Os canteiros centrais na Visc. de Rio Branco, no trecho entre o Shopping Plaza e o Terminal Rodoviário viraram  depósito de lixo e dormitório de desocupados e marginais. No início eram caixas de papelão abertas que serviam para dormir. Agora tem pelo menos dois colchões velhos que se prestam ao sono de viciados e marginais em geral. E o mato está tomando conta.
Nas caminhadas pelo calçadão fico horrorizado com o abandono da praia. É certo que o município não é o único responsável pela poluição na Baia da Guanabara. Mas é o único responsável pelo esgoto que corre, dia e noite, pela areia até o mar, na altura da Reitoria, onde há uma boca de despejo que serviria, em princípio, para águas pluviais.
Não é possível que não haja recursos técnicos, know-how, disponíveis para identificar os prédios ou casas com ligações clandestinas.
O cheiro hoje, dia 10 de janeiro, estava insuportável. A água do mar na cor marrom escuro.
A cidade vai à matroca. Como dizia meu sogro, um ladrão dá menos prejuízo do que um burro, e exemplificava: “você tem uma horta, bem cuidada e cercada. O burro, com fome, derruba sua cerca e entra para comer aleatoriamente, pisoteando tudo. Na saída não busca a cerca derrubada; derruba em outro local. O estrago é absoluto. Já o ladrão pula a cerca, arranca alguns pés de alface ou couve, pula de volta e causa menor prejuízo.”
Em Niterói temos tido burros e ladrões na administração nos últimos anos. As vezes numa mesma criatura.

9 comentários:

Riva disse...

Concordo 100000% com seu post.

E venho, há dias, martelando isso no Facebook da minha esposa (que uso com consentimento dela), pois recentemente fui atingido com a proibição de estacionamento de motocicletas nas Charitas.

Tal proibição está nos obrigando a estacionar entre veículos, e claro, as motos são abalroadas e até derrubadas pelos automóveis (essa semana derrubaram duas motos).

Nossa crítica a esse fato é a total falta de critério, já que bicicletas ocupam o mesmo espaço, é a total falta de alternativas para as motos,e pior, a administração atual está na contramão de tudo que se faz na Europa e Estados Unidos em termos de infraestrutura para estimular a utilização de veículos em 2 rodas.

Sds !

Jorge Carrano disse...

Acessos às 14 horas, segundo estatísticas do Blogger (programa).
Entrada Visualizações de página
Brasil
18
Malásia
6
China
3
Alemanha
2
Portugal
2
Rússia
2
Indonésia
1
Estados Unidos
1

Jorge Carrano disse...

Tomara que entre as 18 pessoas plugadas, no Brasil, tenha niteroienses indignados e façam coro aos protestos e se manifestem nas urnas principalmente.

Jorge Carrano disse...

PQP, pior do que a administração municipal, em Niterói, é a do Vasco, com o panaca do Roberto. Sabiam que somente hoje o clube recebeu parte da verba (R$4 milhões) de patrocínio, da CEF, que deveria ter recebido em dezembro, porque o clube não apresentou a tempo a prestação de contas?
E os jogadores em receber desde novembro.
Nunca vi tanta mediocridade em minha vida.
FORA DINAMITE!!!!

Freddy disse...

Infelizmente, pelo que tenho lido nos jornais (o que deveria evitar, para salvaguardar minha saúde), o problema não é só em Niterói.
O que acontece no Maranhão, para citar um assunto de momento, é retrato da corrupção desenfreada a longo prazo, em todos os setores da administração pública e com impunidade garantida.
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Sim, Freddy, o problema não é só em Niterói. So what? Devo me conformar e ficar quieto só porque o problema não aflige somente a mim, mas muitas outras pessoas em todo o país?
Desculpe mas não é consolo saber que no Maranhão a coisa também está feia. Ou que na Siria está havendo carnificina.

Jorge Carrano disse...

Acabo de ler uma notinha sobre a existência de um robô-espião, que denuncia saídas irregulares (clandestinas) de esgoto. Será utilizado em Ipanema.
Que seja utilizado, também, em Niterói.

Jorge Carrano disse...

Notícia na coluna do Gilson Monteiro, dá conta de que o alcaide da cidade - Rodrigo Neves - viajou para os USA, com a família.

Já seria a quinta viagem ao exterior depois de eleito prefeito do município.

Isto é uma doença que acomete os petistas eleitos para cargos públicos, desde Lula.

Jorge Carrano disse...

O colunista corrigiu posteriormente a informação. O prefeito teria viajado para a Itália e para a Grécia.
Pelo menos tem bom gosto.