8 de janeiro de 2014

E o Fluminense se deu bem...

A juíza Priscila Buso Faccinetto, da 40ª Vara Cível de São Paulo, sepultou, nesta quarta-feira, pretensão de um advogado, torcedor da Portuguesa, de recuperar os quatro pontos perdidos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que determinaram a queda do clube para a segunda divisão, o que favoreceu o Fluminense. Eis a íntegra da sentença, a meu juízo, como ex-advogado em atividade, muito bem fundamentada. Esclareço aos não iniciados que a extinção do processo sem resolução de mérito não impediria, em tese, a interposição de outra ação semelhante, manejada por representante legal do clube (este sim parte legítima), eis que esta sentença não faz coisa julgada.

Extinto o Processo sem Resolução do Mérito - Sentença Completa 
Vistos. Trata-se de MEDIDA CAUTELAR PREPARATÓRIA ajuizada por MARCELO AZEM MOFARREJ em face de CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CBF e SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA. Discorre o autor, em apertada síntese, acerca decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportivo, que condenou a Portuguesa a perder 04 (quatro) pontos no Campeonato Brasileiro 2013, levando-a ao rebaixamento, fato este amplamente noticiado pela mídia esportiva. Pleiteia medida liminar par o fim de se determinar a permanência do time na Séria A do campeonato. É o breve relatório. Fundamento e decido. Sem embargo do esforço do requerente, o processo deve ser extinto por falta de condição da ação. Com efeito, nota-se que a natureza jurídica da controvérsia trazida a lume por meio da presente ação transcende a órbita do interesse individual do postulante, o que subtrai sua legitimidade para figurar no polo ativo. O autor, na qualidade de torcedor, e não sendo representante efetivo e regular do citado clube, pessoalmente não possui legitimidade para discussão desta matéria em juízo, conforme expressamente dispõe o artigo 6º do Código de Processo Civil: "Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei". Corroborando o exposto, note-se a jurisprudência do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: Apelação Cível Ação de obrigação de fazer cumulada com indenização por dano moral - Sentença de improcedência Ilegitimidade ativa "ad causam" - Inconformismo Não acolhimento Demanda proposta por torcedor individualmente Inteligência do artigo 6º do Código de Processo Civil - Sentença mantida Apelo desprovido (Apelação n. 9124516-61.2008.8.26.0000; j. 04 de julho de 2012; Relator: Ribeiro da Silva) Ante o exposto e do mais que dos autos consta, julgo extinta a presente demanda, sem julgamento do mérito, com fundamento nos artigos 267, incisos I e VI, e 295, inciso II , ambos do Código de Processo Civil. Oportunamente, arquivem-se os autos. Sem lide, sem sucumbência. P.R.I.C.

9 comentários:

Jorge Carrano disse...

Não vejam nenhuma ironia ou segunda intenção desabonadora do Fluminense. Afinal este é o clube de minha irmã, e foi o de minha mãe.

Riva disse...

Prezado Carrano, você está equivocado.

Quem se deu bem foi o Flamengo. Olhe a tabela como ficou, depois da "burrada" da Portuguesa. Quem não caiu devido à perda de pontos da Lusa foi o Flamengo (16º colocado), e não o Fluminense (15º).

E acredito que em breve saberemos os reais motivos do Héverton ter entrado em campo quando o Flu fez o gol de empate contra o Bahia, que rebaixava o mengaumm, pois o Coritiba estava ganhando do São Paulo ...

Se ele só ficasse no banco, como ocorreu com um jogador do Cruzeiro em rodada anterior, a Lusa seria apenas multada, e o Flamengo ( que sabia que perderia os 4 pontos por ter colocado o André Santos em campo ) seria rebaixado !!!! E e$tranhamente, o rapaz entrou em campo .....

O novo pre$idente da Portugue$a promete contar para a impren$a a verdadeira e$tória de$$e evento, protagonizado pelo $eu ex-pre$idente, famo$o como o Eurico Miranda.

Estamos aguardando ansiosos. O advogado do FLU, Mário Bittencourt, também aguarda para se pronunciar.

#pentaFLU2014

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Reitero que nada tenho contra o Fluminense. A Portuguesa fez besteira e está pagando o preço.
Mas toda esta teoria de conspiração, armação, mutreta, é difícil digerir. Por que cargas d'água o Flamengo escalou o André Santos? Para depois precisar de uma engenharia de artimanhas, com participação duvido$a de dirigentes e jogadores de outra equipe, auxílio da Globo, que segundo consta não quer a queda do Flamengo, e julgamentos estranhos nos tribunais?
Minha opinião é clara, cristalina e irreversível. O Vasco mereceu cair. Perdeu vergonhosamente em campo e ainda se dispõe a reverter nos tribunais o vexame. Estou duplamente envergonhado.
O Fluminense não tem culpa da burrice dos portugueses, embora a participação do Mario Bittencourt no julgamento tivesse sido ostensivamente de ataque a Portuguesa, como terceiro interessado. Isto pegou mal e não era necessário. O papel correto do Fluminense era ficar quietinho em seu canto e apenas se beneficiar com uma decisão absolutamente previsível.
Acho que o Fluminense, durante um certo tempo, pagará a conta, com vaias e repúdios. Principalmente por causa do antecedente. Foi burrice, com todas as vênias, meu caro Riva.

Jorge Carrano disse...

Aliás que em matéria de paspalhos, idiotas profissionais e amadores, o mundo do futebol está cheio.
FORA DINAMITE! JÁ!!!

Freddy disse...

Ao Vasco bastaria ter vencido apenas UM de 3 jogos anteriores: contra Portuguesa, Criciúma e Ponte Preta. Perdeu os 3, melancolicamente. Depois se encheu de brios para vencer quem? O Atlético-PR fora de casa, babando na gravata para se manter na Libertadores. Foi ridículo.
Espero que a contratação dos cavalos paraguaios não nos faça cair novamente no ridículo, que seria não subir imediatamente de série em 2014...
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Notícia de hoje, dia 10:
Saiu uma liminar na 42a. Vara Cível de São Paulo que obriga a CBF a devolver quatro pontos ao Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2013. O fundamento é o mesmo das ações de torcedores da Portuguesa e do inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo: desrespeito ao Estatuto do Torcedor, que obriga a CBF e o STJD a publicar suas decisões - como a suspensão de atletas.

Riva disse...

Esse advogado, mascarado como torcedor, é do FLAMENGO !!! Lamentável, o mengaummm entrando na Justiça Comum !!

Vai ser rebaixado por ter feito isso ?
Liminar cassada em 3....2....1.... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Está cheirando mal este negócio todo. Fico lembrando dos jogos de cartas, quando alguém (ou parceria) esta em desvantagem, aproveitava um pequeno erro,(como uma carta que virava sem querer ou alguém que comprava mais de uma carta colada), para MELAR o jogo.
Acho que tem gente interessada em melar o campeonato. Embaralhar tudo e dar novas cartas, com todos que estavam mal se dando bem.
Melar é o mesmo que virar a mesa.

Jorge Carrano disse...

E a Portuguesa acaba de conseguir, também, uma liminar para recuperar os 4 pontos.
Dorme, até segunda-feira, na série "A".