16 de janeiro de 2014

Black blocs - ou vândalos, arruaceiros de propósitos escusos

A historinha abaixo, bem verossímil, criativa e bem-humorada, dá bem uma ideia deste movimento.
Recebi  sem nome do autor por isso deixo de dar o devido crédito.


- Filho, eu descobri essas coisas no seu armário…
- Qual é o problema de ter uma máscara do anônimos e um taco de beisebol?
- Você usa isso?
- Não… quer dizer, às vezes…
- É que que estou precisando. 
Será que você me empresta?
- Precisando? Pra quê?
- É que eu li as coisas que você andou escrevendo na internet…
- Você andou lendo o meu Facebook?
- Qual é o problema? Não é público?
- É…mas…
- Pois é, eu li o que você escreveu e …
- Pai, eu sei que você não gostou do que eu escrevi lá , mas… eu não vou discutir, são as minhas ideias. Eu sou anarquista e…
- Não. Eu achei legal. Você me convenceu.
- Convenci? De quê?
- Tá tudo errado mesmo… eu li o que você escreveu e concordo. Agora eu sou anarquista também, que nem você…
- Você o quê? Pai… que história é essa?
- É, você fez a minha cabeça. tem que quebrar tudo mesmo! Agora eu sou Old Black Bloc!
- Pai, você não pode… você é diretor de uma empresa enorme e…
- Não sou mais não. Larguei o meu emprego. 
- Pai, você não pode largar o seu emprego. Você está há 30 anos lá…
- Posso sim! Aliás tô juntando uma galera pra ir lá quebrar tudo.
- Quebrar tudo onde?
- No meu trabalho! Vamos quebrar tudo ! Abaixo a opressão! Abaixo tudo!
- Você não pode fazer isso, pai…
- Posso sim! É só você me emprestar a máscara e o taco de beisebol. E aí, você vem comigo?
- Não… acho melhor não…
- É melhor você vir porque agora que eu larguei tudo, a gente vai ter sair desse apartamento…
- Sair daqui? E a gente vai morar aonde?
- Sei lá! Vamos acampar em frente a uma empresa capitalista qualquer e exigir o fim do capitalismo!
- Pai, você não pode fazer isso ! Não pode abandonar tudo!
- Tô indo! Fui!
- Peraí, pai! 
Pai!  E minha mesada ? E onde eu vou morar? E meu computador ? Volta aqui! Volta aqui, pai!!! Voooltaaaaa!

4 comentários:

Freddy disse...

Os Black Blocs são um fenômeno internacional e controverso. Eu não tenho conhecimento de sociologia suficiente para analisar, mas tenho algumas opiniões em formação.

A participação de Black Blocs nas manifestações recentes contra a corrupção tiveram como desdobramento o afastamento de pessoas mais pacatas e comedidas dos referidos movimentos, esvaziando-os, o que contou a favor do governo (alvo das manifestações). Faz-me deduzir que foi uma ação orquestrada, o que vai contra alguns princípios do Black Bloc como definido internacionalmente.

Por quê? Porque o Black Bloc tem como alvo o capitalismo, a globalização, não tendo dono nem base, anarquista que é. No entanto, ao afugentar o povo da grita contra o governo - que tem viés capitalista e globalizador, apesar de PT - ele acaba indo contra sua própria meta.

Percebo organização escusa por trás desse anarquismo à brasileira. Hmmmf.

Em tempo, apesar de não gostar do capitalismo, também não gosto do comunismo nem de práticas radicais, de um lado ou do outro (um meio termo sempre foi a melhor solução para todos os confrontos). Portanto, que fique bem claro que sou contra os Black Blocs, e achei o texto muito espirituoso.

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Eu passei pelos rebeldes sem causa dos anos 60. Mas as manifestações eram mais, digamos, civilizadas, não havia barbárie.

Freddy disse...

Junto com os Black Blocs, hoje temos os rolezinhos nos shoppings. O que pode acontecer com o uso de redes sociais ainda está por ser estudado, mas os desdobramentos já estão aí! Polícia e sociedade despreparadas para lidar com o fenômeno.
Kaos à vista!
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Leiam em:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/08/juiz-de-sp-nao-solta-ativistas-e-chama-black-blocs-de-esquerda-caviar.html