2 de fevereiro de 2013

Superbowl XLVII , 3 de fevereiro de 2013

               

                  
Por
Ricardo W Carrano

Greenville - SC - USA






Este não é apenas um jogo ou uma final de campeonato (NFL - National Football League). É o maior evento esportivo do ano nos EUA e também é um dia de festa em todo o pais.


 Um domingo de NFL
Mesmo que você não vá ao jogo, mesmo que você não seja torcedor de nenhum dos times em disputa (San Francisco 49’ers  X  Baltimore Ravens), isso não é motivo para não participar ou fazer festa porque a logica cultural deste evento não é a mesma de se assistir a uma final de campeonato de soccer (como também se chama o football ou futebol).

Técnicos e Troféu  do Supebowl 2013
O importante mesmo é fazer e/ou participar de alguma festa que aconteça não so em New Orleans no próprio estádio o Mercedez-Benz Superdome ou na área do estádio o que se chama de “tailgate party” (porque as pessoas se reúnem em torno dos seus carros e levam a traseira ou “tail” ficando aberta para facilitar acesso a comida e a bebida) onde o jogo será realizado, ou em  umas das outras milhares de festas em bares, restaurantes, hoteis e nas casas das pessoas onde você pode sempre achar o que se ajusta a seu gosto e ao seu bolso.


Cheerleaders do San Francisco 49’ers
Assim o que muita gente faz mesmo é reunir os amigos em casa, e assistir ao grande jogo enchendo a cara com sua bebida, comida e companhia favoritas.

Os números ligados ao Superbowl são impressionantes e minha intenção é divulgar alguns para enfim enfatizar a magnitude do evento que alias sempre tem um artista de primeira linha convidado (e ganhar uma grana preta) a cantar no intervalo entre o segundo e terceiro quarto de tempo o que é conhecido como “ halftime show”,  que dura, aproximadamente, uns dez minutos.

Artistas como Rolling Stones, The Who e Madona já participaram. Este ano será a vez da bela Beyonce.

 Beyoncé
Algumas estatísticas relacionadas ao evento. Por exemplo :

-1.240.800.000 é o numero estimado e latas e garrafas de cerveja vendidas no pais para as festas de Superbowl  (comerciais e caseiras) [fonte Nielson Company] 
- 1.250.000.00 asinhas de galinha (comida tradicional no evento)  consumidas [fonte National Chicken Council]
- 46.000.000 de libras (aprox 22.480.300 Kg) de batatas fritas e chips [fonte Nielson Company]
1/3 da população adulta dos EUA tende a fazer algum tipo de aposta relacionada ao jogo. [fonte coupncabin.com]
- US$ 3.800.000 (três milhões e oitocentos mil dólares) é o custo de cada 30 segundos de comercial na TV [fonte Yahoo News]
- 40% das pessoas que participam de alguma festa, não é na verdade um torcedor de um dos times em disputa ou nem mesmo apreciador do esporte. Vai só pela farra mesmo. [fonte Yahoo News]
-Segunda-feira seguinte ao Superbowl : nacionalmente conhecido por ser o pior dia para se dar uma desculpa esfarrapada ou de última hora para não ir trabalhar. (fonte qualquer Americano).


Baltimore Ravens em ação.



Fotos [Fonte Yahoo Sport]

22 comentários:

Jorge Carrano disse...

Façamos justiça, os americanos sabem fazer show.
Quanto ao tamanho e importância (para eles) do evento, que é mais festa do que competição esportiva, os número falam por si.
Obrigado, Rick.
Abraço

Gusmão disse...

Como não conheço as regras fica difícil acompanhar. Como entender um jogo no qual a baliza está de ponta cabeça (ao contrário) e a bola não é esférica?
Por vezes, em certos momentos do jogo, fico com a impressão de que eles vão lutar sumô.
Diante deste post, bem informativo, assaltam-me outras dúvidas: como é que as equipes de qualificam para este evento? O Superbowl é sempre disputado neste estádio em Nova Orleans?
Abraços

Jorge Carrano disse...

Também tive dificuldade de entender, Gusmão. Mas no site que se encontra no link a seguir, você encontrará um resumo bem elucidativo das regras do jogo:
http://tudosobrefutebolamericano.blogspot.com.br/2007/09/as-regras.html
Conhecendo estas regras básicas e acompanhando um ou dois jogos, você pega o espírito da coisa.

Helga Maria disse...

O marido da Gisele Bündchen é um quarterback.
Mas o esporte é truculento, coisa medieval. Até usam armaduras.
Helga

Anônimo disse...

O brasileiro também sabe organizar grandes eventos, ou o desfile das escolas de samba e a queima de fogos no dia 31 de dezembro não são festas populares? E tem no país todo.
Fora as festas populares regionais, como o círio de Nazaré, no Pará e as festas juninas no nordeste, principalmente em Campina Grande.
E a cerveja também rola solta. E a cachacinha.
:D Fernandez

Anônimo disse...

Depois do Katrina a cidade de New Orleans continua musical, como é Salvador, na Bahia?

Riv4 disse...

Vocês não imaginam a magnitude desse evento. E é um evnto nacional, não é uma final de Copa do Mundo de Futebol. É uma coisa só deles.

Em 1997 embarquei a trabalho para a Filadélfia em 25 de janeiro, chegando em 26. Eu simplesmente não só não acompanhava o Superbowl, como não sabia que a final seria no dia .... 26.
Meu voo pousou em NY, e peguei um ônibus para a Filadélfia.

Sem exagero, a cidade estava deserta ! Minha ficha demorou a cair.
A população inteira trancada em bares, restaurantes ou em casa para ver a final, que era em New Orleans.
Eu levei aprox. 2 horas para conseguir um taxi da rodoviária até o hotel. Foi um sufoco. Pensei que ia dormir na rodoviária, um frio do cão que estava naquele dia.

Sds TETRAcolores

Riv4 disse...

Anônimo, a devastação do Katrina não atingiu o quarteirão famoso de New Orleans, onde ficam as grandes atrações e locais turísticos e de diversão da população.
Atingiu em cheio a população ao redor desse "quarteirão central". Arrasou tudo em volta.
A cidade continua e sempre continuará com o famoso Carnival e Festas folclóricas e festivais de jazz. É um dos berços. E é muuuito bonita, com sua arquitetura específica !

Jorge Carrano disse...

Possivelmente assistirei amanhã (pela ESPN) este tão badalado jogo.

Ricardo disse...

Alguns comentarios sobre o que os amigos escreveram:
As regras basicas do jogo em si nao sao complicadas, mas eu por exemplo tenho dificuldade de entender as penalidades. Mas os americanos mesmo dizem que e' complicado, no entanto toda vez que existe uma ocorrencia o juiz da a explicacao ao publico atravez do seu microfone.
New Orleans e Miami sao as cidades que mais vezes foram sede do Superbowl. Existe um processo qualificatorio que avalia as cidades que se candidatam a receber o evento. O ano que vem sera em New Jersey.
Sim nos brasileiros sabemos fazer festa, mas nao sem o dedinho do governo palpitando e dando dinheiro publico para financiar carnaval, e outras coisas em que a meu ver o pais nao tem condicoes para tal desenbolso uma vez que exitem outras necessidades mais urgentes da populacao.
O Superdome foi usado durente o Katrina como abrigo e a area na epoca era literalmente um campo de refugiados. Mas o estadio foi todo reformado e agora se chama Mercedez-Benz Superdome devido a patrocinio e gerenciamento a cargo da automotiva alema.
O marido da Giselle, Tom Braddy e' quarterback (uma especie de armador) e jogava pelo New England Patriots que disputou e perdeu para o New York Giants o Superbowl 2012. Na epoca zoaram um pouco com a beldade porque a poucos minutos do fim Braddy fez um passe de risco que se tivesse funcionado provavelmente teria dado mais um "touchdwon (vale 6 pontos) aos Patriots e provavelmente a vitoria pois o jogo estava em 21 (Giants) a 17 (patriots), como o time errou, nao houve tempo para recuperecao, ou enfim algo que acontece em qqer esporte : erros em finais sao quese sempre fatais.


Jorge Carrano disse...

Ricardo,
Tem um grande vencedor desta disputa? Que equipe ganhou mais vezes?
Abraço

Anônimo disse...

O maior vencedor é o Pittsburgh Steelers.

Ricardo disse...

O maior vencedor e' o Pittsburg Steelers com 6 vitorias, seguido dos Dallas Cowboys e do Sao Franciso 49ers com cinco. Assim sendo o time de SF podera amanha se tornar o maior vencedor juntando ao ja hexa Steelers.
Eu nao acompanho todos os jogos, mas certamente assisto ao Superbowl e tb a rivalidade local universitaria que tb e' bem badalado entre a Universidade de Clemsom (onde Dani e Eduardo estudaram) e a USC ou Universidade da Carolina do Sul. Recomendo que vc de uma olhada e um grande evento. Abracao Primo.

Jorge Carrano disse...

Obrigado Anônimo, seja lá quem for. Mas a resposta do Ricardo, a quem me dirigi, foi mais completa.
Acompanharei transmissão televisiva, Ricardo. E o melhor é que não tenho que torcer para nenhum dos dois.
Abração.

Ricardo disse...

Em tempo: um detalhe interessante e' que o Sao Franciso 49ers nunca perdeu um Superbowl, ou venceu os cinco que disputou. Comenta-se na midia espoertiva que esse "tabu" coloca mais pressao neste time, mas vc sabe em classico e decisao isso tudo e' mesmo especulacao. Abracao, Rick.

Anônimo disse...

A transmissão começa às 20 horas.

Anônimo disse...

Esqueci de uma pergunta: como é o correto para escrever? Super Bowl ou Superbowl (tudo junto ou separado). Tenho visto mais escrito separado, Super Bowl.

Gusmão disse...

Etâ jogo ruim. Só me animei quando ameaçaram sair na porrada. Aqueles negões (negão pode? É correto?)brigando daria um pouco de emoção a coisa.
Muitas interrupções e tome comerciais na TV.
Entender o que é falta, nem os jogadores conseguem.
O que não pode afinal? Xingar a mãe?
Football jogado basicamente com as mãos também é demais para mim.
P'ra mim basta.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Antes corvos do que urubus (rs)
Festejou muito, Ricardo?
Abração

Ricardo disse...

Bem o jogo foi bem mais interessante que o do ano passado, porque apos o intervalo+apagao o time de Baltimore "esfriou" e SF tirou uma difernca de 21 pontos em 6 mintutos levando entao a decisao para o ultimo tempo. Eu nao tinha preferencias mas apenas tendencia a preferir os Ravens porque os achei mais eficientes nos bloqueios, passe e com umas jogadas interessntes executadas.
Nota: Nao da' para assistir esse esporte pensando no outro football (soccer) porque e' comparar banana com laranja. Pode-se e' claro gostar de um esporte ou nao.
Quanto aos comerciais, o Superbowl e' recordista nisso mas aqui tem comercial ate' mesmo durante corridas de Nascar, F-1 etc...

Jorge Carrano disse...

Ricardo,
Uma dúvida a mais, dentre tantas que ainda tenho.
Para marcar os seis pontos no touchdown, o atacante não precisa tocar com a bola na end zone ? Basta cruzar a linha de posse da bola?
Abraço

Ricardo disse...

Para marcar o touchdown a bola ou football como e' chamada, tem que passar pela linha ou end zone mas precisar estar em posse do jogador.
Mas esta posse pode ser estabelecida atravez de um passe para um jogador que esta' atraz da linha. Quando por exemplo existe um passe para atras da linha e o jogador por algum motivo nao segura a football, a jogada e' considerada incompleta. Eu assisti em casa, eu ate' fui convidado para casa de uns aqui do trabalho, mas a bebedeira normalmente e' insana, e eu tb queria assistir ao futebol brasileiro, logo chegaria ja' com o jogo comecado. Abracao !