20 de fevereiro de 2013

Encalhe de frases


Muitas frases, mesmo com a promoção, ficaram encalhadas. Lembram da divulgação em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/01/vendem-se-frases.html  ?

Também pudera, tem muita frase de camelô no mercado. Baratas e vulgares. Nem falo das chinesas, por duas razões: não conheço frases em chinês, e as coisas chinesas que chegam por aqui são vulgares e de baixa qualidade mesmo.

Muitas falsas, com assertivas não comprovadas. Querem um exemplo? “Time que está ganhando não se mexe”. Tem coisa mais mentirosa?
Algumas frases estão empoeiradas nas prateleiras, sendo que de algumas já até cairan as etiquetas com informações sobre autoria, contexto, etc.

Quem disse, e em que circunstâncias “Então combateremos á sombra”?
Ou quem, mentirosamente bradou “Meu reino por um cavalo” ?

Estas e muitas outras não são utilizadas há muitos anos.

Tenho frases de revide, de réplica, muito apropriadas para homens, que devem tê-las à mão para uso rápido. A coisa mais comum, neste mundo cada vez mais violento, são as pessoas fazendo ameaças o tempo todo, é bom ter frase pronta para algumas situações.

Por exemplo” Vou te dar uma porrada”.  Replique de imediato com “Quem dá muito fica largo!” 

Este exemplo é cortesia, não cobro nada, mas tenho outras melhores.

Tem uma que não criei, ouvi há muito tempo, e como a autoria é desconhecida, apoderei-me. Para a mesma situação de “Vou ter dar uma porrada”, você pode ironizar e responder calmamente “Cara, não vou dormir esta noite com medo de você”

Não use mais a desgastada “não vai doer nada”. As mulheres num processo  evolutivo incorporaram ao seu DNA a rejeição a esta frase. Na nova genética as mulheres já sabem que é mentira. Mas ainda assim fingem acreditar para fazer o jogo. Não use mais. Talvez seja menos mentiroso e tenha mais credibilidade dizer “se não gostar eu tiro”.

No caso da punição tipo olho-por-olho, não diga  lei de talião, porque não existe tal lei. Diga, classicamente,  lexis talionis. Como talionis não é um nome próprio, não há, no caso, um sr. ou dr. Talião, grafa-se com letra minúscula.

Não tenho a bula de uso desta frase, mas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_tali%C3%A3o tem uma boa explicação.

Acaba de chegar um email com encomenda de frases sobre o momento atual do Vasco. Tenho que parar com este post, porque é uma encomenda que me exigirá muita imaginação.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu pensava que a frase não vai doer nada a gente dizia para criança tomar vacina.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Pois é, Fernandez, é caso típico de frase que tem mais de uma aplicação.

Anônimo disse...

Frases com erros de ortografia fica mais barato?

Jorge Carrano disse...

Anônimo(a),
Em princípio não, pois seriam para verbalizar.
Todavia, se você quer frases para trabalhos acadêmicos, frases para teses de doutorado, para apostilas, etc. avise que antes de entregar as encomendas ponho no corretor ortográfico.

Riv4 disse...

Assim vai voltar a se chamar Sr.Z ..... rsrsrsrsrs

Gusmão disse...

Quero meia dúzia de frases bem criativas, que se prestem a sacanear os tricolores do Rio. (risos)
Abraços

Jorge Carrano disse...

Frases como obras decorativos:
http://revista.zapimoveis.com.br/decoracao-com-frases-inclui-citacoes-letras-e-poemas-nos-ambientes/