25 de fevereiro de 2013

Torcidas (des) organizadas, antros de banditismo


Antigamente, muito antigamente, frequentei estádio de futebol. Seleção brasileira, então, não perdia jogo.

Eu era tão aficionado que, lembro bem, em 1966, na fase preparatória de nossa seleção para a Copa da Inglaterra, fui ao Maracanã assistir a duas partidas, uma  em sequência à outra. Para quem é muito jovem ou tem memória ruim, informo que o treinador (Vicente Feola) convocou três seleções.

Na primeira partida, uma de nossas equipes  enfrentou o Peru e na outra partida logo após, jogamos contra a Polonia. Logo, 180 minutos de seleção brasileira.

E tem mais. Acreditem! Chegando em casa, assisti pela TV ao jogo da seleção paulista (refugo de jogadores não convocados para a seleção brasileira), contra a Hungria. E a seleção paulista ganhou da seleção húngara que,  na copa, valendo de verdade, venceu nossa seleção principal, com Gerson, Tostão e Garrincha por 3X1. Pela segunda vez, posto que em 1954 os húngaros também nos mandaram para casa.

Isso é só para dar uma ideia do quanto eu gostava de futebol: três jogos num só dia. Dois da seleção nacional e um da paulista.

Bem, nesta época, fosse  nos “alçapões”, da Rua Bariri (Olaria), da Figueira de Melo (São Cristovão), da Teixeira de Freitas (Bonsucesso), Italo del Cima (Campo Grande), fosse no Maracanã, o pau cantava por vezes entre os torcedores.

Mas era briga na mão. Você levava e dava tapas, que ardiam um pouco na hora e deixava o rosto vermelho momentaneamente, mas ao chegar em casa já estava curado.

Esse negócio de lavar armas – até de fogo – para os estádios é coisa de agora. Isso nada tem a ver com torcida, tira o assunto da página esportiva para a policial dos jornais.

É banditismo mesmo, coisa covarde. Como foi covarde o corintiano que direcionou o aviso (utilizado em emergência pela marinha), para o torcedor boliviano.

Este sinalizador libera um projetil plástico de 23 cm de comprimento e 2 de diâmetro. É uma arma letal se utilizado com o propósito com que foi.

O bandido (não torcedor) cometeu um crime doloso, com a intenção de causar o dano, ou pelo menos assumindo o risco consciente  de alcança-lo.

São urgentes e imperiosas as medidas a serem tomadas pelos clubes e pelas autoridades policiais e desportivas. É preciso acabar com a manutenção destas quadrilhas, travestidas de torcedores, que ganham ingressos e têm como propósito o  enfrentamento da torcida (ou quadrilha) rival.

Estes bandidos devem ser banidos. As próprias torcidas que se intitulam organizadas, devem tratar de depurar seus quadros eliminando ou rejeitando os violentos.

As autoridades policiais e judiciais, devem ser mais rigorosas  na prisão, julgamento e condenação dos bandidos/torcedores. É possível banir estes criminosos dos estádios. Basta vontade de faze-lo e agir neste sentido.

Os mais antigos se lembram dos hooligans, uma das mais violentas torcidas do mundo, que nasceu em clubes ingleses e se estendeu à própria seleção inglesa.


Imagem pinçada no Google
Pois bem, quem assiste presentemente aos jogos da Premier League, constata surpreso que inexistem fossos ou alambrados separando a torcida do gramado de jogo, que são raríssimas as invasões de campo e mais raras ainda as brigas dentro e fora dos estádios.

A torcida chega quase em cima do horário das partidas, pois os lugares são numerados e respeitados pelos demais, a venda de bebidas é livre em vários bares dentro do próprio estádio  e ninguém é besta de brigar ou invadir o campo pois as sanções são severíssimas.

Ou seja, a lei é cumprida.

Estas torcidas que aqui no Brasil, em todos os lugares, chegam a marcar seus confrontos pela internet, não têm ligação com a paixão que o futebol desperta.  Se prestarem atenção, durante as partidas mal acompanham seu desenrolar.


Ramalho

Ficou no passado a possibilidade de uma mulher, como a Dulce Rosalina, liderar uma torcida como a do Vasco e o grito de guerra ser o toque executado pelo Ramalho num talo de mamoeiro. O paradigma da torcida do Flamengo era a charanga (bandinha) do Jaime de Carvalho.




















Tempos românticos, civilizados, com estádios lotados, muita gozação, muitas lágrimas e muitos sorrisos.

Imagens colhidas no Google.

24 comentários:

Gusmão disse...

Essas gangs é que nos tiraram, a mim e provavelmente a você, dos estádios de futebol.
Ficou tão perigoso que prefiro aturar o insuportável Galvão Bueno do que ir ao campo de jogo.
Eliminar estes brigões não fará mal algum, antes pelo contrário haverá aumento de público nos estádios.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Só para esclarecer:
As lágrimas e os sorrisos eram decorrência apenas da vitória ou da derrota de seu time. E não o pranto de uma mãe que perdeu o filho estupidamente ou o riso do agressor que conseguiu pegar de jeito seu oponente.

Freddy disse...

Usando de artifício comum entre os bandidos do Rio de Janeiro, o Corinthians tenta se safar dessa apresentando um menor como autor do crime.

Quem mora no Rio ou segue as páginas policiais sabe: dentro de todo carro usado pelo bando tem um menor de idade. Sempre que o bando é interceptado por conta de crimes cometidos - em geral morte - o "culpado" é sempre o menor, já instruído para confessar. As leis atuais o defendem e o grupo se safa.

O Corinthians usa o mesmo ardil primário. Não é por menos. Lula é corintiano. Está em construção um estádio para sediar jogo da copa. Há milhões de dólares e interesses imensos, inclusive governamentais, envolvidos.

Teremos de usar novamente o nariz de palhaço...
:o( Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Acho que não é o caso de assumirmos o nariz de palhaço.
Seu libelo, que endosso, nos isenta do silêncio, da omissão e conformismo.
Mais não podemos fazer. Mas as autoridades constituídas, sim.
Precisa querer.

Riva disse...

No Twitter, acreditem, um seguidor meu (advogado) alertou que isso podia acontecer, 1 dia antes da notícia - menor se responsabilizando, e já em casa no Brasil.
Acho muito difícil os bolivianos engolirem essa .... aguardemos.

Jorge Carrano disse...

Não estou fazendo juízo de valor, mas esta é uma das razões pelas quais jamais atuei na érea criminal. Eu não compactuaria, e muito menos recomendaria, esta fraude.
Quem tem advogado sagaz (para não dizer outra coisa), é livre para perpetrar qualquer delito? Inclusive o crime de morte? Fica impune não porque inocente, mas porque um advogado esperto atribui autoria a outro que é inimputável?
Para mim, errou tem que pagar. O que o advogado pode e deve fazer é buscar atenuantes ou até excludentes, se houver, e minimizar a pena.

Ricardo disse...

Primeiramente, devo agradecer o Blog Manager, meu primo por ter incluido uma foto de torcedores trajando as cores preto e vermelho neste post. Isso, alem de me deixar obviamente feliz, tambem cria uma redundancia necessaria ao objetivo to post. Pois somos rivais quando nossos times se enfrentam, apenas, meu irmao e' tricolor, alguns de meus grandes amigos sao vascainos e botafoguenses e por ai vai.
Eu tb vivi um tempo em que o que era legal e divertidissimo era mesmo a encarnacao nos rivais, enviando inclusive o famoso "Diploma de Sofredor" que saia no Jornal dos Sports (o rosa) na segunda feira seguinte a derrota de um rival. Tenho tb para enfatizar mais ainda algo o colunista Renato Mauricio Prado escreveu na semana para, e emobra seja ele torcedor de meu time eu nao concordo sempre com ele, mas ele escreveu o seguinte que acho que tem a somar a este artigo : " Pra que sinalizador? Pra que morteiros? Pra que avalanche e outras coisas estúpidas, que expõem os torcedores a riscos desnecessários? Isso mesmo, riscos desnecessarios alem de uma especie de reflexo de um reinado de barbarie que ronda perigosamente o globo. Um abracao. Rick.

Jorge Carrano disse...

Pois é, primo Ricardo:
A foto da charanga do Flamengo ilustra a menção que fiz ao Jaime de Carvalho.
Era comum amigos torcedores dos rivais irem juntos para o Maracanã. Quem ganhava ria, quem perdia chorava. E bebiam juntos, um para comemorar o outro para afogar a dor.
Tem um amigo do blog, participante efetivo, que é a favor da avalanche, pela tradição.
Não discordei dele para não polemizar. Mas já que você tocou no assunto, esclareço que sou totalmente contra. Aquilo é estupidez. As touradas eram uma tradição na Espanha, mas felizmente algumas mentes mais lúcidas se deram conta do absurdo.
Na Lidia antiga, havia um desvirginador, pois pela tradição (de novo ela) a mulher não podia se oferecer ao marido ainda com o himem intacto.
Algumas tradições devem ser quebradas.
Querem um exemplo? O inocente cerol que eu passava na linha de soltar pipa, hoje é condenado.

Ricardo disse...

Consulta para Dr Jorge Carrano: o que vc entende que podera' (ou poderia) acontecer com os torcedores presos na Bolivia, e o que e ate' que ponto, a "apresentacao" do "autor" do disparo pode influenciar ? Isso porque para quem acompanha minimamente as infelizes paginas policiais sabe e ja foi postado pelos amigos a desconfianca obvia, mas a posicao de um advogado ao menos ajuda ao entendimento. E' um tb li, jorge o que vc escreveu sobre nao atuar na area criminal, e te acho coberto de razao.

Jorge Carrano disse...

A identificação do autor, neste caso específico, tem importância, também, no âmbito da justiça desportiva.
Assim, é mais fácil livrar o clube de sanções mais graves previstas no regulamento da Comembol, como exclusão da competição, perda de mando de campo, etc.
Além, claro, sob o ponto de vista penal, evita enquadrar a todos os detidos no delito como coautores. Estas não são minhas áreas de atuação profissional (nem a criminal e nem a desportiva).
Se fosse no cível, onde atuo, só para exemplificar, se você passa diante de um prédio e alguém arremessa ou deixa cair um artefato que fira, não sendo identificado o autor, o condomínio (a instituição) responde pelos danos materiais e pela reparação civil, ou seja, indeniza a vitima. Identificado o autor, responderá este pelas reparações civis, além, claro, de eventualmente ser processado por agressão ou lesão corporal.
Não sei se ficou claro, mas é mais ou menos isso, com pequenas nuances.
Abraço

Ricardo disse...

Clarissimo, meu carissimo Dr Jorge Carrano (gostou?) eu quiz perguntar isso a um advogado, porque veja, que uma vez caracterizadas as situacoes que vc bem explicou tecnicamente, passaremos entao ao "upgrade" deste porblema para um incidente diplomatico nao e'? E ai veja vc que aquela velha maxima do mafioso poderia entao ser usada: "Hoje eu quebro seu galho (como o Brasil fez com as refinarias, por exemplo, dentre outros "favores", lembra?) e vc fica me devendo um favor...Uma vez passando a esfera diplomatica e governamental, nos sabemos que eles sao tb amigunhos, todos nao e'?

Anônimo disse...

O advogado do menino está se esforçando para torna-lo culpado. Vai ter trabalho para tornar verossímil sua história.
É uma situação esdrúxula, ajuda o menor a se incriminar (confessando), mas está defendendo os que estão detidos no Bolívia.

Freddy disse...

Quem sabe expor o menor ao detetor de mentiras? Será que é legal? E em sendo, funcionará para expor a fraude, se houver?

=8-/ Freddy

Ana Maria disse...

Vcs esqueceram o jogo Brasil X Chile, em 1989, quando a torcedora Rosemeri sei lá de que, disparou um sinalizador em direção ao campo? O goleiro Rojas conseguiu um corte no supercílio e o time chileno não retornou ao gramado. Não me consta que a Rose fazia parte de uma gang.
Além disso, a autora da agressão, pouco depois posou para uma revista masculina.
Desta maneira, numa notícia só, são focalizados os dois assuntos preferidos deste blog.

Jorge Carrano disse...

A farsa, no jogo mencionado, foi do goleiro chileno, que simulou haver sido atingido (o massagista ajudou com mercúrio cromo). O Chile ficou fora da Copa, como punição.
A torcedora era uma deslumbrada, exibicionista e irresponsável. Mas que direcionou o sinalizador para dentro do campo, não para a torcida do adversário.
O que houve agora na Bolívia não guarda nenhuma relação com este episódio.
A declaração do advogado do menino (nem tão menino, com 17 anos)foi uma das coisas mais surrealistas que já vi. Disse ele, no domingo, em entrevista: "Tenho certeza da culpa do menor". Para um advogado de defesa é, no mínimo, cretinice.

Freddy disse...

É uma farsa primária. Está tão absurda que, se der certo,será uma vergonha para a Justiça.
O caso chileno foi uma farsa às avessas, como relatou Carrano. Closes de filmagem deixaram bem claro que o sinalizador não atingiu o goleiro.

;-) Freddy

Jorge Carrano disse...

O advogado do assassino confesso H.A.M. continua tripudiando de nossa inteligência. Agora diz que o menor será punido pela Gaviões da Fiel, segundo as normas da torcida organizada.
Que punição será esta aplicável a homicídio?

Riva disse...

O pior daquela farsa chilena em 89 foi a queda do avião da VARIG nas florestas da Amazônia, porque o seu comandante (Garcez) estava atento ao jogo, e não aos instrumentos na decolagem, apesar de alertado por seu copiloto.
Quanto à Fogueteira, lembro das fotos na Playboy, ridículas, porque não conseguiram disfarçar 100% as fitas crépe aplicadas na "moça", para que as coisas ficassem em seus lugares. Mas ganhou uma graninha e foi vender hotdogs em Brasília (salcichas mesmo, ok ?).
KEVIN : continuo achando difícil os bolivianos engolirem essa !
AVALANCHE : não me recordo de contusões na torcida do Gaymio. Mas depois que puseram uma grade baixa e rígida, e um fosso .... não sei como não morreu ninguém !

Riv4 disse...

Bomba, Bomba !!

Cambistas de SP reunidos para desenvolver a estratégia de produção e venda de LIMINARES para os próximos jogos dos Gambás !

FLUi

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva. Se fosse iciativa do clube, a FIFA (COMEMBOL eu duvido), poderia suspender e até eliminar o Corinthians da competição.
Mas como se trata de iniciativa de torcedores, com base em lei, acho que nada acontecerá.

Riv4 disse...

Indiretamente o Coringão está envolvido, pois os 4 são amigos do presidente .... coincidência ...Ah Tá !! rsrs

Gusmão disse...

Vocês viram o comentário contundente do J.R.Guzzo, na Veja que está sendo entregue hoje?
Ele insinua que a Rede Globo está envolvida na farsa montada para incriminar um menor, por interesses comerciais.
Chama alguns dos torcedores das organizadas delinquentes e marginais.
E torce para punição mais severa ao Corinthians que julga culpado pela existências destas torcidas integradas por bandidos.

Riv4 disse...

Que loucura ! Agora o PROMOTOR boliviano diz que .... vai provar a inocência do rapaz brasileiro que confessou o lance .....

Jorge Carrano disse...

Um tribunal do Egito confirmou neste sábado (9) as sentenças de morte a 21 torcedores de futebol envolvidos em um tumulto em um estádio em Port Said no ano passado, que levou à morte mais de 70 pessoas. Cinco outros foram condenado a prisão perpétua.
Vejam em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/tribunal-egipcio-confirma-pena-de-morte-para-21-torcedores-de-futebol.html