22 de fevereiro de 2013

Lendas envolvendo animais


Prometi que escreveria de como o relincho de um cavalo levou ao poder, na Persia, um Dario ou Xerxes de tantos quantos por lá passaram, depois de Ciro.

Lembrei do fato ao mencionar que Shakespeare, pela boca de Ricardo III, bradou que trocaria seu reino por uma cavalo. Ai lembrei que o relincho de um cavalo levara ao trono persa.

Esta história, que teria sido relatada por Herodoto, eu iria explorar quando escrevi sobre lendas envolvendo animais, como o galo de Siena, encontrável em   http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2009/12/os-animais.html   um dos meus primeiros posts aqui.

Naquele momento, isto foi no final de 2009, minha pesquisa para comprovação da história ficou frustrada. Não encontrei em lugar nenhum o relato de Herodoto. Sem a comprovação não me aventurei a escrever sobre o episódio.

Apenas com base na memória (já comprometida) diria que teria havido um desafio entre guerreiros postulantes ao trono persa, que consistia no seguinte: o cavalo que nas primeiras horas da manhã seguinte relinchasse faria de seu dono/montador, o chefe incontestável.

Assim, um Dario ou Xerxes ou Artaxerxes teria virado rei.

Peço, encarecidamente, a quem souber desta história que a confirme ou a desminta. Sendo verdadeiro, não necessariamente o fato em si, mas que existe relato do pai da história sobre o episódio, alerte este escriba amador que ousa perpetrar na internet as bobagens que deveria manter restritas aos seus alfarrábios.

Bem, em 2009 não houve um só comentário ao post http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2009/12/os-animais.html



4 comentários:

Gusmão disse...

A Brigite Bardot, lembram dela? , está criando caso por causa de dois elefantes tuberculosos. E os macacos chimpanzés, nos USA, terão que ser soltos e não podem mais ser utilizados em pesquisas científicas, para desenvolvimento de remédios para humanos.
Os animais irracionais estão com tudo em matéria de proteção. Nós os racionais estamos entregues às baratas, para manter a locução no reino animal.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Caro Gusmão,
Muito obrigado pelo comentário acima. Pensei que eu estava diante de um quadro de greve geral dos seguidores, amigos, colaboradores e debatedores deste espaço.
Fui além, de tão preocupado, e comecei a entrar na teoria da conspiração. Será que é um ato de sabotagem contra o blog?
Enfim, seu comentário me tranquilizou. Não se trata de greve geral e nem manobra da qual você participe com o intuito de assumir o poder no blog. Coisa do tipo, "sem nós ele não é ninguém".
Obrigado, de novo.

Ana Maria disse...

A mim me basta a versão Shakespeariana.
Aliás, contam que certa vez, estando em cena está peça, na hora em que o Rei solicita uma montaria equina, um engraçadinho na platéia questiona se serviria um burro. Rapidamente o ator replica: Claro. pode e subir no palco.rs

Gusmão disse...

É mesmo, sumiu todo mundo. Ou quase todo mundo, pois aqui estamos eu e Ana Maria.
Abraços