13 de fevereiro de 2013

Almoço na segunda-feira de carnaval


Fui almoçar na casa da Erika e do Ricardo, minha nora e meu filho.

Conversamos sobre a anunciada renúncia do Papa, primeiro à sério, como uma atitude sensata, consciente, que deveria ser imitada por outros mandatários, não só pelas limitações de ordem física, mas sobretudo pelas limitações e desvios morais.

Depois brincamos, fazendo paralelo com ex-presidentes brasileiros que, fora dos cargos, viraram consultores ou palestrantes. Será que  Bento XVI vai viver de palestras? Ou vai virar consultor?

Ricardo questiona se ele passa a ser falível, sem as vestes  e os símbolos papais. Deixa de ser Sua Santidade, e aí?

Esgotado o tema com especulações sobre se há precedentes históricos, e as possibilidades de latino-americanos, negros ou orientais virem a suceder o renunciante, mudamos de assunto.


Wanda às margens do Rio Avon
O outro assunto foi o rei Ricardo III.  Encontrada o que seria a sua ossada, começam os desmentidos sobre sua aparência física segundo a pena virulenta de Shakespeare. Embora o exame do esqueleto revele uma escoliose,  tal fato fica distante de uma corcunda, tal qual descrito pelo bardo de Bradford Upon Avon, que parece haver pretendido agradar aos Tudors, fazendo do rei Ricardo III, um deformado física e moralmente, um ser ignominioso.

Já que estávamos na Inglaterra, não fisicamente, mas falando de personagem da terra da rainha, comentamos a série Downton Abbey, que estamos, tanto eu e Wanda quanto eles, assistindo com muita atenção e interesse.

Trata-se de um seriado muito bem realizado, com todo esmero, com elenco afinadíssimo, com fotografia fantástica, tendo como principal locação um típico castelo inglês, que conta a história de um nobre que convive com problemas familiares e de seus serviçais, no período entre o naufrágio do Titanic e a deflagração da primeira guerra mundial.

Estão presentes todas as tradições, hábitos e costumes da Inglaterra nos primórdios do século XX. É imperdível, principalmente para quem gosta da história do Reino Unido.

Minha nora é suspeitissima pois seu sonho é voltar a viver na Inglaterra, onde já morou um período estudando. Eu, de minha parte, já confessei que, se pudesse, moraria em Londres, a melhor cidade do mundo.

Com o espumante já devidamente degustado, durante a sobremesa, feita com um pouco de suco de limão siciliano, cujo nome esqueci, mas muito gostosa,  já estávamos falando sobre TV por assinatura, eis que  a  VIVO (ex-TV A) anuncia o final de suas atividades e precisarei trocar de operadora. A sugestão dos anfitriões foi de que devo assinar a SKY.

Quem for a favor permaneça como está, quem for contra manifeste-se, por favor.

Além do prazer da companhia, da refeição excelente e do papo inteligente, consegui um feito e tanto convencendo Erika a escrever no blog, postando matérias sobre decoração de interiores (área onde atua profissionalmente), ou outros assuntos  quaisquer já que cultura não lhe falta, além de muito bom domínio do idioma.

Aguardem!

7 comentários:

Anônimo disse...

Afinal o blogueiro almoçou no Torna ou na casa do filho? Tá contraditório.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

É só prestar atenção, Fernandez. Tenho a mania de almoçar todos os dias, então na segunda-feira almocei na casa de minha nora (a casa é sempre da mulher), e na terça no restaurante Torna. Numa leitura mais atenta você teria observado que o comentário sobre o restaurante é do dia 12, portanto terça-feira.
Deve ser efeito da ressaca do carnaval, pois não? (rs)

Riv4 disse...

Carrano,
Tenho a SKY há alguns anos, e recentemente fiz um downsizing, saindo do HD e retornando ao digital, por achar os custos altos demais.

Tenho pensado em mudar, porque, por exemplo, a Oi TV é muito mais barata para eu assistir aos canais que normalmente assisto. Mas tenho receio de me decepcionar.

Converso pelo Twitter com pessoas diversas sobre o assunto, e ainda não cheguei a uma conclusão. E com isso, vou "levando" a SKY.

O atendimento deles tem sido bom. O sinal só cai se realmente o tempo estiver muito ruim, e isso é relativamente difícil de acontecer. Já com a Oi, dizem que cai com uma simples chuva. Não "manjo" de satélites, não conheço suas potências e localizações, etc ... mas o da SKY com certeza é melhor.

Abs

Jorge Carrano disse...

Valeu Riva!
Obrigado!

Tea with Erika disse...

O nome da sobremesa é clafoutis.

Tea with Erika disse...

Correção: a cidade do bardo é Stratford-upon-Avon.

Jorge Carrano disse...

Pois é Erika. Você acaba de me puxar a orelha e me fazer passar vergonha na frente de seguidores, amigos e demais parentes. Minha vingança virá na forma de deserdação de seu marido.
Pior é que não tenho justificativa para ter trocado o nome da pequena cidade, que até conheço.
Para me redimir, farei um post sobre Stratford-on-Avon e seu filho mais ilustre.
Perdão internautas casuais e fieis leitores.