4 de fevereiro de 2013

Apagões


Aqui no blog ocorre apagão. Apagão mental. Menos mal do que a diarreia mental que acomete alguns políticos, apresentadores do TV, autores de novelas, críticos de cinema, técnicos de futebol e mais alguns tipos. Não é necessário enumerar.

Mas peraí, apagão no  Superdome, em plena disputa do 47º Super Bowl?
Imagine se fosse parte de atentado terrorista. 

Superdome, às escuras
E eu que pensava que apagão era coisa de país subdesenvolvido. Já nos acostumamos com os ocorridos no Engenhão, estádio recentemente construído.

Leiam e vejam o vídeo neste link  http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/engenhao-tem-sua-terceira-queda-de-energia-neste-ano.html 

Mas não, na semana passada, assistia ao jogo do Manchester United contra o Fulham, realizado no Craven Cottage Stadium, estádio desta última equipe, localizado na cidade de Fulham, na Inglaterra.

E qual não foi minha surpresa quando, ao final da primeira etapa da partida... breu total.

Craven Cottage, em Fulham, na escuridão
Aos poucos foi sendo restabelecida a geração de energia e o jogo prosseguiu normalmente.

Mas fiquei pasmo. Pela vez primeira vi esta ocorrência em campos de futebol na Inglaterra. Era impensável para mim.

Agora, se alguém comentar quando houver um apagão num estádio no Brasil,  "imagine se fosse na Copa",  mande-o lembrar do que aconteceu no Super Bowl.

4 comentários:

Anônimo disse...

A explicacao, que foi dada ontem (seguida de desculpas) pode talvez ser usada para explicar outros apagoes em estadios. Num sistema eletrico complexo como do Superdome, Estadio do Manchester ou Engenhao, quando uma sobrecarga ou mau funcionamento e' detectado, existem mecanismos que desligam a eletrecidade (ou parte) para evitar um dano maior que envolva ate mesmo a seguranca das pessoas presentes. Entao uma vez verificado que o sistema eletrico pode ser reativado esta reativacao e' sempre demorada porque as lampadas ou refletores sao lentamente aquecidas e acesas, automaticamente ate' atingirem a luminosidade ou claridade( nao sei o termo correto) ideal de funcionamento. O porque da sobrecarga e' que nao foi explicado, mas sera' que devido a sistemas de seguranca mais "sensiveis" os apagoes entao podem ocorrer "normalmente e com mais frequencia ? Abracao, Rick

Ricardo disse...

Oops! Desculpe Jorge e Srs "Anonimos" postei o comentario acima sem identificacao por engano. Obrigado e Abracos.

Jorge Carrano disse...

Pois é, nem todos que frequentam ou visitam acidentalmente este espaço sabem que você também é conhecido e tratado por Rick. (que assinou o comentário)
Abraço

Riv4 disse...

Não concordo com a explicação ! É um ABSURDO, um desrespeito um estádio desses apagar num evento.
Existem No Breaks e Geradores para evitar solução de continuidade.
E isso é $$$$ que eles não gastam, como não gastam em planos emergenciais, brigadas de incêndio, etc, etc.