23 de fevereiro de 2013

Uma Yoani incomoda muita gente. Precisamos de mais Yoanis.



Por 
Ricardo W Carrano
Greenville - Carolina do Sul - USA


Primeiramente devo esclarecer aos amigos do blog que eu não sou PTista, PSDBista, Republicano nem Democrata (do partido), sou independente e apenas apreciador dos principios do libertarianismo.

Portanto este post é a meu ver mais ideológico do que político. 

Assim sendo, devo dizer também que como já enviei posts sobre a passagem de furacões aqui nos EUA, venho desta vez então falar sobre a passagem do furacão Yoani, meu caro primo, e de sua colega blogeira cubana Yoani Sanchez.

O mais importante a meu ver neste evento é o fato de que Yoani está ajudando a tornar a ditadura cubana cada vez mais irrelevante do que sempre foi, apesar do poder, deixando também claro que o “embargo” americano a Cuba apenas ajuda ao regime neste ponto da historia, coisa que concordo totalmente.

Alias, concordo e inclusive já participei de um debate sobre este assunto por aqui, onde eu e outros defendemos o fato de que a ditadura cubana não teria como mascarar a penúria vivida pelo povo, penúria esta que não seria resolvida com o fim do embargo porque os brothers ditadores não permitem acesso a bens e serviços de países capitalistas a seus cidadãos, simples assim, o fim do “embargo”, estabelecido em Outubro de 1962 pelo Presidente JFK, é ainda apenas uma das heranças malditas da Guerra Fria, e os EUA depois de aventuras militares desnecessárias dos anos Bush, estariam demonstrando um pouco de apreço aos cubanos (não ao governo), os quais também têm muitos descendentes, dissidentes e amigos eleitores aqui nos EUA.


Considero que um dos piores defeitos do brasileiro é a incapacidade histórica que temos de reconhecer o obvio, e isso nos custa muito caro como nação, assim sendo e diretamente, Yoani Sanchez também ajuda o povo brasileiro a chegar a várias conclusões obvias, mas eu só vou citar as duas mais obvias :


1- Você não pode ser contra uma ditadura militar como a de 1964 e a favor da ditadura cubana, porque ser a favor de um e/ou regime totalitário, faz de você também um ser anti-democratico e anti-liberdades individuais característica tipica de qualquer tirano ou projeto de ditador bananeiro.

2- Você deve lealdade a Patria e não ao governo, voce deve respeito às instituicões do governo e não as pessoas que exercem cargos no governo, e por fim você tem que obedecer a constituicão e não a pessoas no que no desempenho de uma funcão governamental desreispeitam qualquer das afirmacões acima citadas. Esta frase não é minha. Foi pronunciada por um general dos Marines durante audiencia no Congresso americano, nos anos 90, quando este recebeu uma pergunta idiota sobre se ele tinha conhecimento suficiente de sua funcão a servico do pais, a frase é parte de um pronunciamento contundente e eu fiz uma pequena sintese aqui, porque a ideia cai como uma luva quando se questiona
a lealdade de Yoani Sanchez, e a nossa própria, questionamento este que sempre é feito por aqueles a quem me referi no item 1. 

Ironicamente, ja fui chamado de golpista algumas vezes que a usei apesar de ficar claro o respeito a constiuição e ordem estabelecida, mas isso foi porque como vocês sabem eu fui milico da gloriosa FAB e a frase também é de um “brother”.

Não posso deixar de fazer também uma observacão sobre os protestos contra a visita de Yoani Sanchez. A observacão mais interessante partiu da própria que disse que ainda bem que no Brasil
não é como no pais dela onde não se pode fazer tais manifestacões e protestos. Bem, tem ainda um detalhe e este eu sempre observo na figura do militante que participa deste tipo de protesto: Todos estes militantes são anti-americanos e vão sempre ao protesto que foi combinado no Facebook através da sua conexão de Internet Banda-Larga usando seus i-Pads, i-Phones ou Netbooksvestindo normalmente jeans, t-shirts (me disseram que agora falam assim no Brasil), tenis Nike ou Rebook, escutando rock’roll no seu i-Pod durante o trajeto, e quando dá fome após a manifestação, vão comer no McDonald’s tomando, inclusive uma Coca-Cola para matar a sede apos tanta gritaria, isso para citar apenas algumas das características da vida incoerente com seus princípios, levada por este tipo único e rocambolesco de individuo.

Para terminar, outra conclusão interesante sobre esta mulher inteligente e de beleza singela: sim singela porque ela é uma beleza como se chama por aqui (pelos homens) de natural beauty o que seria algo como uma beleza cara-limpa, natural, sacou ?


Yoani Sanchez (http://www.desdecuba.com/generationy/) é uma “mulher-elefante” porque incomoda muita gente, e é relevante porque tem mais “culhones” que muito cabra que se diz macho, sendo visivel sua aititude “live free or die hard”.

Incomoda porque leva a todos nos a mensagem de sim, alguém bem intencionado pode fazer a diferença, e de que não temos que nos submeter aos desmandos de alguém que está no governo e pronto. 

Assim, incomoda porque imagine que gente como os bothers-dictators, ou mesmo os “9-fingers” da vida dentre outros fica mesmo é irada com isso e assim usam e abusam da intolerância característica do totalitarismo, que por ser normalmente estabelecido pelo caos e por gente de valores e mentalidades egocêntricas e egoísticas, dispara em algum instante a espiral de retorno negativo de conflitos internos que historicamente causa decadência e fim dos regimes ditatoriais e/ou totalitários.

Que venham mais Yoanis...

Fotos de Yoani Sanchez:  fonte O globo on line.

8 comentários:

Gusmão disse...

Concordo inteiramente com o autor do texto. Aprovo cada virgula.
Ditadura não!
Abraços

Jorge Carrano disse...

Pois é, caro primo.
Essa coisa é tão surrada, tão desgastada, tão rançosa, cheirando a mofo, que nem mesmo as frases, ou palavras se ordem eles mudaram. O mundo mudou e eles tal e qual Carolina ficaram na janela e não viram.
No post de amanhã darei uma pincelada para mostrar que o Brasil é hoje um país capitalista, imperialista para o vocabulário deles. Que impõe até estilo de conduta. Temos o brazilian way of life.
Já nos tempos da esquerda festiva, as reuniões eram regadas a whisky importado.
Vencidos sempre, depois tiram proveito da ordem estabelecida.
E a coisa mais vergonhosa, recebem polpudas indenizações a mostrar que não havia ideologia.
A exemplo do Gastão, do Jaguar, sempre vomito quando vejo o Ziraldo, entre outros.

Anônimo disse...

Ditadura? Nem de direita e nem de esquerda.

Ricardo disse...

Veja bem, carissimo Big Jorge,
Eu compreendo que o ze-povinho, massa de manobra e beneficiario de assistencialismo geovernamental, incluto pois nao teve oportunidade na vida e nao vai aqui nenhum tipo de discriminacao, goste deste tipo de gente. O que e' perigoso e' quando temos a classe media, ajudando este tipo de parasita.
Quando eu fui a Franca a trabalho 2004 (sou provavelmente o unico que vc conhece que foi a Paris trabalhar, (risos)), conheci uns colegas da Michelin que me disseram que eles por la' tem uma versao da "esquerda festiva" e por la' chamam de "esquerda caviar " (risos) bem frances, nao? E, tem uma definicao do escritor e jornalista Laurent Joffrin, que guardo no meu caderno : "« uma falsa esquerda, que diz o que deve ser feito, mas não faz o que diz, uma tribo de Tartufos, descompromissada, que ama o povo mas que toma muito cuidado para não compartilhar de sua sina ». E' preciso ficar sempre vigilante com isso. Posso te dizer que sei muito bem como essa gente de mentalidade incoerente e comportamento anomalo pensa.... Um Abracao.

Jorge Carrano disse...

Rick,
Falamos de esquerda festiva e mencionei Carolina. Acho que foi o inconsciente que me levou a Chico Buarque, autor da Carolina, membro da esquerda festiva e amigo do "comandante".Que desperdício de talento. Ou não! Quem sabe é somente tipo o que ele outros fazem? E faturam alto com um esquerdismo de araque.
Pode alguém que é radical na proposta de reforma agrária, manter dois campos de futebol "soçaite" apenas para seu deleite e de alguns poucos amigos? Ocupação só da terra dos outros, as deles são preservadas.
Para descontrair sugiro ler a viagem do Riva até Paris, à trabalho, como você. Está em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/10/viagem-relampago-cidade-luz.html

Ricardo disse...

Direto ao ponto, e' sso mesmo que acho de gente assim, apeans oportunistas com talento, infelizmente. Por aqui tem varios, como ator Sean Penn por exemplo, amiguinho do Chavez (afinal, quando e' que vao declarar oficialmente que o defunto esta' morto?), o Oliver Stone o ex-presidente Jimmy Carter por exemplo. No caso do Sean Penn, veja voce que quando a propria Madona falou que se separou dele porque ele era maluco, bem, entao nao carace de outras observacoes. Abracao, Rick

Jorge Carrano disse...

Yoani Sánches é matéria de capa da VEJA, edição 2310, que acabo de receber. Ainda não li.

Ricardo disse...

Entao vamos ver o que "La prensa" vai escrever sobre Yoani, esperando que seja um relato just e real e sem desinformcao a respeito dos fatos. Depois vc me diz o que achou da reportagem, valeu, Abracao, Rick