5 de julho de 2012

Retrospectiva


Esta é uma retrospectiva dos acontecimentos dos últimos dias, período em que não houve postagem diária ou periódica, e nem eventual, por pura preguiça do blogueiro.

RIO+20

Não deu em nada. Nada concreto. Nos eventos paralelos, muita farra, ôba-ôba, picnic no Aterro do Flamengo, venda de artesanato, paquera, eleição de musas.

No evento oficial, patrocinado pela ONU, faltaram os que mandam. A primeira ministra alemã – Angela Merkel - preferiu ir até a Polônia torcer pelo futebol  de sua seleção. Obama não deu as caras. Nem Putin.

Só os folclóricos sul-americanos assomaram a tribuna com seus discursos de sempre, contra o imperialismo.

O planeta pode não estar salvo (e não está), mas os hotéis tiveram boa ocupação, muita gente ganhou um trôco alugando apartamento ou cômodo em seu imóvel, pois imaginava-se que faltariam acomodações em hotéis e hospedarias.

Foi bom para a cidade, em termos comerciais. Para a população nem tanto, com muitos engarrafamentos, interdição de ruas e de faixas de rolamento.

As imagens captadas, no portal G1,  dizem tudo:
21/06/2012 06h30 - Atualizado em 21/06/2012 07h42

"De patricinha a hippie, Cúpula dos Povos tem musas de todos os estilos.
Engajadas ou não, jovens atraem flashes em evento paralelo à Rio+20.

Para driblar o calor, meninas apostam no short jeans para compor look."

(Do G1 RJ)

MUSAS:
Brenda Ribeiro (esq.), jovem dinamarquesa (centro) e Thais Quintino (direita)
 (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Leiam a matéria em http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/de-patricinha-hippie-cupula-dos-povos-tem-musas-de-todos-os-estilos.html





EUROCOPA 2012

Só não deu a lógica  porque a Alemanha decepcionou na reta de chegada. É bem verdade que perdeu na cobrança das penalidades, mas faz parte da regra.

A Itália, que foi longe demais, pois deveria ter tropeçado na Alemanha, não foi páreo para a Espanha, agora tricampeã da competição, igualando-se à Alemanha. E os ibéricos conseguiram um feito que era inédido, conquistando dois títulos consecutivos.

4
0

Na final uma goleada.               





Não ouvi, ou li, de qualquer comentarista, que o segredo da seleção espanhola está no nível de inteligência dos jogadores. 


Impor um estilo depende de inteligência. Muito de inteligência, uma dose de técnica e outra de disciplina tática.


Formar uma seleção dos melhores na copetição seria uma tarefa difícil. A começar pelos goleiros. Neur (Alemanha), Bufon (Itália) e Casillas (Espanha) foram os mais aplaudidos, com destaque para este último, até porque campeão.

Na zaga, pelo miolo, gostei do Pepe (Portugal) e Piqué (Espanha). Nas laterias, pela direita o Lahn (Alemanha) absoluto, pela esquerda o Alba (Espanha) e o Coentrão (Portugal) fizeram boas partidas.

No meio-campo a maior disputa por posição: Xavi (Espanha), Iniesta (Espanha), Özil (Alemanha), Pirlo (Italia), mas aceito discutir.

Nataly  Siwieki
No ataque, além do Cristiano Ronaldo (Portugal), teríamos o Mario Gomez (Alemanha), Torres (Espanha) e até o Ibrahimovic (Suécia) que se virou num time fraco e, finalmente, o bad boy Balotelli (italia).


Nas arquibancadas lindas mulheres. E uma musa, ao lado:







WIMBLEDON 2012

Lisick
Minha musa, nas quadras, no segmento tênis, Maria Sharapova, este ano não foi muito longe. Ficou nas oitavas, tendo perdido para uma alemã (Sanine Lisick), ainda 100ª no ranking. Perdeu no jogo, sendo eliminada do torneio e perderá certamente a posição de 1ª do ranking mundial feminino. Mas não perdeu, ainda, o posto de musa deste blog, nesta categoria tênis. Esta mesma alemãzinha é séria candidata ao posto, porque é bonitinha e graciosa, e tem um corpitchu interessante. Confiram:
Sabine Lisick

Sabine Lisick
Sharapova
Maria Sharapova















DIPLOMACIA BRASILEIRA

Uma vergonha para meu gosto. Assim como o Congresso, o Judiciário e outros setores, como o futebol, vêm se degradando e demonstrando falta de talento, de percepção e, vamos combinar, com opções  equivocadas, nossa diplomacia anda trôpega, capenga. 

Embora entenda que o equívoco vem de uma orientação retrógrada do governo, em favor de dirigentes populistas,  socialistas de araque, ditadores genéricos.

Demos uma enorme mancada em Honduras, transformando nossa embaixada em cabeça-de-porco, abrigando demagogos bizarros, gente porca e oportunista.

E nós pagamos aquela conta, sustentando aqueles ridículos personagens. Eu e você.

Agora está acontecendo com o Paraguai, pais pelo qual não morro de  amores por fazer vista grosso com o contrabando, o roubo de veículos e o tráfico de drogas e armas.

Mas neste episódio do impeachment do Fernando Lugo, só tenho a aplaudir a coragem do Congresso deles, depois endossado pelo Tribunal de Justiça, a celeridade da decisão e o acerto (indiscutíveis 76 votos a um). Se demorasse como aqui, iria dar em nada, em pizza provavelmente.

O Brasil está se colocando no lado errado, como tem ocorrido ultimamente.

Vejam a quem estamos nos alinhando, tendo como parceiros: Evo Morales, Hugo Chaves, Rafael Correa, e outros aspirantes a ditadores de republiquetas atrasadas.

E levamos uma lição, dada com ironia e agudeza pelo desconhecido, agora presidente do Paraguai,  Federico Franco. Disse ele: “Aqui há 500.000 brasileiros, e, quando as terras deles eram invadidas, a embaixada brasileira respondia que este é um pais autônomo , que eles não podiam fazer nada”

Botou o dedo em nossa incoerência, fruto de adesão ao socialismo caboclo de Lugo. Quando os agricultores brasileiros, no Paraguai, se queixavam das invasões de suas terras naquele país, o governo brasileiro dizia nada poder fazer porque aquele é um pais autônomo. Agora que eles afastam o presidente e colocam outro no poder, esquecemos que o país é auônomo e queremos meter o bedelho, censurando o impeachment.

Que esperar de uma diplomacia que faz greve?




RANKING DA FIFA


A partir desta semana o Brasil ocupa a 11ª (décima primeira) colocação no ranking da FIFA.

Nunca estivemos numa posição tão baixa. É a pior da história.

Cá para nós, nosso futebol anda em baixa mesmo. Tanto em nível de seleção quanto dos clubes, não obstante o título da Copa Libertadores ontem conquistado pelo Corinthians.

Mas eu antevejo um futuro melhor. Não para que possamos encher a boca e ufanarmo-nos, como Galvão Bueno et caterva, que temos o melhor futebol do mundo.

Futebol é momento, é fase, é geração de jogadores. Hoje o melhor é o Espanhol. A Hungria já teve seu momento, a Holanda já criou estilo vencedor (carrossel).

8 comentários:

Freddy disse...

Saudamos o seu retorno, Carrano.
Se não me mostrar assíduo comentarista no futuro próximo, é por conta de treinamento intensivo que estou fazendo na área musical - agora do ponto de vista de quem grava, produz, realiza eventos. Está tomando meu tempo antes livre.
Grande abraço
Freddy

Gusmão disse...

Também não estarei muito presente por motivo de dificuldade de acesso a rede, no local onde estou residindo.
Que coisa horrorosa aquele time do Boca Juniors. Os caras não conseguem dar um passe correto.
O seu Vasco, Carrano, seria páreo mais duro para o Corinthians. Desde que o Diego Souza não perdesse um gol quase feito (risos).
Que bom ter o blog ativo de novo.
Abraços

Anônimo disse...

O dono do blog é muito "sensível" a pedidos. Bastaram dois, no post anterior, e já volta a publicar coisas novas.
E tudo leva a crer que as duas pessoas são suspeitas para fazer campanha pela volta. Coisa de parente ou muito amiga.
Em todo o caso, vá lá: bem-vindo de volta.
Em tempo: espero que não censure este comentário e o publique.

RC disse...

Sobre a Rio+20. É uma pena mesmo. Agora que a questão do efeito estufa/aquecimento global começa a ser quetionada na comunidade científica, corremos o risco da desmoralização da causa, pelos motivos errados.

É evidente que são necessários esforços na direção de atividades sustentáveis mas, do jeito que o problema está sendo abordado, o risco é retrocedermos. Isso visto que há ênfase demasiada na questões das emissões de carbono e o resto parece esquecido. E os tais créditos de carbono são uma instituição ridícula e hipócrita. Assim, se a tese do efeito estufa cai por terra, há um risco da preocupação ambiental ficar restrita aos paranóicos.

Esparrelas como a do CFC ainda jogam gasolina no incêndio...

E, para piorar, me parece não existir grande interesse pelo tema, por parte dos mais jovens.

Torço para que a reincarnação seja um mito! ;-)

Ana Maria disse...

Uau! A Campanha deu certo. Que bom.

Jorge Carrano disse...

Pois é, RC, segundo a ONU a Rio+20 foi a maior conferência já promovida pela organização. Foram emitidas 45.381 credenciais. A notinha na coluna do Ancelmo Gois, informa que este número é mais do dobro da Rio-92, que teve 17 inscritos.
Pena que os resultados serão pífios.
Obrigado pelo comentário pertinente e volte sempre.

Jorge Carrano disse...

Leia-se 17.000 inscritos, no comentário acima.

Freddy disse...

Interessante perceber que as questões da camada de ozônio, do CFC, do aquecimento global, são movimentos atrelados a interesses comerciais. Decerto o desmatamento desenfreado vai afetar a humanidade e as espécies animais e vegetais, mas não o planeta. Os ciclos climáticos são mais afetados pelas algas nos oceanos e pelo comportamento do Sol que pelas emissões do homem.

Decerto cuidados com emissão de poluentes ajudam na preservação da qualidade de vida, quem vive em cidade grande sabe. Temos de continuar seguindo na direção do uso de energia renovável - como eólica, hidrelétrica e principalmente a solar, fonte inesgotável.

No entanto, com certeza eventos como as recentes erupções vulcânicas que ganharam mídia são muitas vezes mais danosas ao planeta que as babaquices que andamos ouvindo acerca de não usar sacolas plásticas, andar de carro 1000 ou economizar água ao escovar dentes.

Abraços
Freddy