17 de julho de 2012

Olimpíadas de Londres - 2012



Vejam que estava com tudo pronto para acompanhar, em Londres, as Olimpíadas 2012: camisa do Arsenal, boné da Guinness e guia da cidade. Quase tudo pronto, melhor dizendo. Faltavam as libras, o passaporte no prazo de validade, e a possibilidade de me afastar das atividades profissionais por, pelo menos, vinte dias.

Admito que na verdade tinha apenas a vontade. Mas, como diz o outro, vontade dá e passa.


Está certo, sei que  a Guinness  não é de Londres, mas esta foi a cidade mais próxima da Irlanda em que tomei a ótima cerveja.

Por falar nisso, a viagem até a Irlanda, com passagem por Escócia e País de Gales, será a próxima que farei.

 Londres é para pessoas de bom gosto, pessoas sofisticadas que aceitam e respeitam as tradições, mas estão abertas para as inovações, para a vanguarda. Todo mundo fala dos grandes costureiros franceses e italianos, principalmente, mas eu louvo Mary Quant que revolucionou moda e costumes femininos.


São Paulo peleja com o Tiete há anos, e não consegue transformar aquele esgoto a céu aberto num rio (que já foi), enquanto isso  no Tamisa (tão poluído ou pior), depois de recuperado, encontra-se até  salmão. 

Londres tem uma faixa de pedestres, na Abey Road, que é centro de atração turística. Se quem vai a Roma tem que ver o Papa, quem vai à capital inglesa tem que tirar foto atravessando a rua celebrizada pelos cabeludos. Os Beatles são um fenômeno inexplicável. Gerações, como a de meus filhos e netos, que não os viram juntos e ao vivo, brilhando (senão em vídeos), são apaixonados por suas músicas.


A par de uma faixa de travessia de pedestres, a cidade tem um endereço famoso que nada mais é do que residência de um personagem de ficção. O número 221b, da Baker Street é o endereço do mais famoso detetive e, na vida real, abriga um museu dedicado a Sherlock Holmes, criação de Arthur Conan Doyle.


Foto Juliana Carrano
Londres, pela terceira vez abrigará a competição mundial, e Elizabeth II, soberana que está no trono, aplaudida e saudada pelo povo, nas comemorações de seus sessenta nos de reinado, é a terceira monarca a acompanhar os jogos. O primeiro foi Eduardo VII, em 1908, o segundo George VI, em 1948 e agora a filha deste, Elizabeth.

Além de um dos maiores estadistas de todos os tempos – Winston Churchill -  a Grã-Bretanha  foi berço de notáveis escritores. Uma curiosidade em relação a escritores, é que dois famosos, de nacionalidade britânica, mas nascidos na Índia, faleceram em Londres: Rudyard Kipling e George Orwell.

Uma de minhas frustrações foi não ter podido, já nem digo frequentar, mas entrar um pouquinho, só para conhecer, num daqueles clubes exclusivos, conhecidos como “Gentlemen's Club”, onde sentados numa bergère capitoneé você lia o The Times, e era atendido por um garçon vestido a caráter, que se apeoximava e perguntava com aquele sotaque  de Oxford: “O drink de sempre, senhor?”

Meu amigo Castelar (http://www.pontoparagrapho.com.br/detlahes/12-07-10/ainda_as_garrafas_-.aspxcerta feita me prometeu falar com um amigo dele que poderia intermediar esta minha visita. Mas o Borghoff  (assim se chamava o amigo) morreu recentemente e ficarei frustrado o resto da vida. Até porque, pelo que fui informado, estes clubes estão fechando há algum tempo e são cada vez mais raros.


Bem, restou um outro desejo, mais fácil e simples de realizar. Jogar dardos (setinhas) num pub, tomando uma caneca de Guinness.



4 comentários:

Riva disse...

É ... todos que me conhecem bem dizem que não posso deixar o planeta Terra sem conhecer Londres.

Breno, um dos meus filhos, já está com os ingressos para 3 ou 4 dias nas Olimpíadas ... embarca dia 31.

Have a nice trip and stay !!

Sds TRIcolores

Anônimo disse...

Não entendi. Afinal o do blog vai ou não para Londres? Pelo comentário acima vai, mas pelo texto não, e está frustrado.

Jorge Carrano disse...

Quem está indo é um dos filhos do Riva, de nome Breno.
Como disse meu passaporte está vencido, não tenho libras (nem dólares, nem euros, nem reais)e não estou podendo me ausentar de Niterói.

Jorge Carrano disse...

Segundo o José Trajano, que está lá para cobertura das Olimpíadas, pela ESPN Brasil, Londres é a cidade mais multicultural do planeta. Assistam ao vídeo http://espn.estadao.com.br/post/269891_videoblog-londres-2012-boas-risadas-vendo-tv-internacional-e-lembrando-dos-amigos-da-espn