8 de julho de 2012

Boas e más notícias


Isso não pode ser verdade. Foram, conforme documentado na chamada “caixa preta” do Airbus, da Air France,  que caiu no Atlântico em 2009, as últimas palavras do copiloto Piere-Cedric Bonin de 32 anos. Segundos após o avião mergulho no oceano.

Difícil imaginar o pânico vivido pelos três comandantes da aeronave sinistrada naqueles instantes que antecederam a queda.  Além de Bonin, estavam na cabine outro copiloto, de nome David Robert, de 37 anos, e o comandante  Marc Dubois, de 58 anos.


Saber da proximidade da morte em tão pouco espaço de tempo deve ser alucinante. Foram 3 minutos e pouco desde o início do descontrole da aeronave até a queda no mar.


Afinal uma boa notícia. Jorge Roberto Siolveira, segundo divulgado em O Globo, deu por encerrado seu ciclo político em Niterói. Desistiu da reeleição. Conseguiria? Se dependesse de meu voto NÃO (enfático). Adeus!


Giovanni Guareschi inspirou moradores do Rio de Janeiro. A notícia que leio dá conta de que moradores do bairro da Pavuna e Belford Roxo andaram disputando a escultura denominada “Bica da Mulata”, feita em ferro, na França. Colocada originariamente no bairro do Rio, foi roubada várias vezes e levada para o município fluminense (Belford Roxo). Segundo Joaquim Ferreira os Santos, por decisão de Cesar Maia o município  da baixada ficou com a obra em definitivo

E o que tem o Guareschi,  criador dos personagens Dom Camilo e Peppone, que andaram as turras nas obras do consagrado autor italiano, com a escultura  “Bica da Mulata”?

Numa das histórias, já não lembro de qual dos livros das aventuras de Dom Camilo, o Pároco e o Prefeito, que divergem politicamente, acabam se aliando para mover uma escultura pesadíssima, existente na praça central, que brincalhões fizeram girar e mudar de posição.

O Euro está na UTI. Ou pelo menos terá reduzido bastante o número de países que o adotam como moeda. Devem restar, da chamada Zona do Euro, apenas 6 países. Os outros deverão retornar as antigas moedas. Não é previsão minha. É dos experts.

Aqui no Novo Mundo, o MERCOSUL, que chamo de “faz-me rir”, agora tem a Venezuela, de Hugo Chávez, como membro efetivo. E me criticam quando digo que gostaria de viver em Londres. Uma vez mais explico que tenho só o desejo, mas não tenho as libras necessárias, nem domino o idioma suficientemente, nem  tenho como trabalhar lá para me sustentar (e a minha mulher). Por isso estou aqui.

Já que falei de Londres, vale comentar que a Miolo acabou fornecedora oficial de vinho tinto para as Olimpíadas. Já exportou, neste semestre, 340.000 garrafas. Alguns vinhos da Miolo, realmente, têm bom padrão. Mas este é um assunto para o Freddy.





5 comentários:

Freddy disse...

Causa-me náuseas cada vez que dou de cara com a expressão "fornecedor oficial". Ou patrocinador exclusivo. Ou único com direito a... qualquer coisa!

Não me interessa se o capitalismo precisa disso pra sobreviver, só sei que não me agrada. Já aconteceram coisas bizarras por conta disso, a maior delas sendo compra de eventos para depois decidir não transmiti-los pela TV, no todo ou em parte.

Quanto à Miolo, já caiu no conceito de conhecedores faz muito tempo. Falo de conhecedores no sentido de pessoas que tentam com toda boa vontade apreciar os vinhos brasileiros, tá bem entendido? Gosto, decerto, de alguns de seus rótulos, mas no Brasil a bola da vez é a Casa Valduga.

Grande abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Quanto a Miolo concordo com o Freddy. A vinicola já teve seu momento de estrelato.

Quanto as histórias de Dom Camilo, vale registrar que o confronto comunismo x capitalismo perdeu força e importancia. O esfacelamento da União Soviética, o enfraquecimento da Igreja Católica, a Russia adotando economia de mercado, virando país emergente economicamente e fazendo milionários, o fim da chamada "cortina de ferro" e outros fatos políticos, tornam as histórias do pároco pouco compreenspiveis para as novas gerações.
No contexto em que foram escritas, eram divertidas e ótimas sátiras as posições da Igreja e do Politburo.

No que respeita ao prefeito Jorge Roberto Silveira, como já destaquei neste blog, ele não parece ser da mesnma cepa do pai. Algum fungo deve ter atacado as raízes do saudoso governador, e seu fruto degenerou.

Freddy disse...

Quanto ao euro... Bem, desde que ele foi instituído pareceu-me óbvio que não ia dar certo. Igualar moeda em países de estrutura econômica tão diversa quanto Alemanha e Grécia... Hmmm... Diria até que está durando bastante.
É uma pena, entretanto. Ter uma moeda europeia forte para fazer frente ao dólar me parece útil no mercado internacional, dobra a crista dos ianques.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Os ingleses estavam certos quando não aderiram à moeda comum e mantiveram sua boa e valorizada libra.
Abraço, Freddy.

Jorge Carrano disse...

Respeito opiniões contrárias, mas a suspesão do Paraguai, afastando-o do MERCOSUL, tinha como única motivação: possibilitar a inclusão da Venezuela no bloco.
Como sabem todos, o Congresso do Paraguai era o único que não havia aprovado a pretensão venezuelana, fundamental pelas regras impostas pelos 4 países membros criadores (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
A desculpa do afastamento do Paraguai do MERCOSUL foi o impeachment do presidente que, diga-se, ocorreu com total aprovação do Congresso e ad referendum do Judiciário do país, eis que obedeceu (o impeachment)aos ditames constitucionais.
Golpe bem armado pelos acusadores do golpe no Paraguai. Foi um golpe às avessas.
E o Brasil, para minha vergonha, participou da fraude para incluir a Venezuela de Chaves, país onde a democracia, e a liberdade há muito foram banidas.