8 de novembro de 2010

Qualidade e preço

Todos sabemos que o que é bom custa caro. Mas entendo que, acima de um certo patamar de qualidade e preço, não existe uma relação justificável, palpável, defensável.

Exemplos. Já tive gravatas de seda. Na década de 1970, jovem executivo em ascensão eu as usava. Na esteira da moda então em vigor, elas eram largas e permitiam um laço que ficava muito elegante e charmoso. Embora existissem padronagens lindas, sempre preferi as estampas clássicas, ou seja, listas ou bolinhas.

Bem, como tive e usei durante algum tempo as gravatas de seda, posso afirmar, por experiência, que elas são infinitamente melhores do que as feitas de outros tecidos.

Por esta razão, são mais caras, aqui e no exterior.

Agora, pagar R$ 600,00, numa Ermenegildo Zegna, eu não pago, mesmo que pudesse. Não há o que justifique. Outras grifes oferecem peças, também em seda, de boa qualidade, que permitem laços elegantes, a preços civilizados.

O mesmo ocorre com vinhos. A partir de certo preço, não há justificativa. Não falo com mesma autoridade com que falei de gravatas, pois minha experiência neste terreno é mais modesta, mas convenhamos que pagar R$ 400.000,00 numa garrafa de Château Lafite Rothschild, safra 1869*, é uma extravagância fora de todos os padrões de bom senso e realidade.

A diferença de preço entre o citado vinho e um, digamos, Romanée Conti, para ficar num outro bom vinho, fica bem clara e distinta na hora da degustação de um e outro?. Ou seja, seu olfato e papilas mensuram a diferença que está representada nos preços? Não sei e nunca saberei, mas duvido.


* leilão da Sotheby’s, em Hong Kong

Um comentário:

RC disse...

De acordo. Após um certo ponto, o que prevalece é um valor simbólico. O símbolo, em questão, é um símbolo de status.
Outro ponto importante é o valor relativo dessas quantias: 400mil é muito grana para mim, mas há os que esbanjam quantias assim, como se fosse troco.
E há, finalmente, a pura e simples imbecilidade, que nunca pode ser subestimada. Outro dia me disseram que um sujeito que ganhou 40 milhões na MegaSena torrou tudo em 5 anos e voltou a catar latinhas...