26 de novembro de 2010

Melhores do ano

Não acredito que ainda venha a ser surpreendido com um novo bom filme até o final do ano.

Acho que já posso elaborar minha lista dos melhores, neste ano fraco de lançamentos, para meu gosto pessoal. Quase toda as produções são de 2009. Mas chegaram às locadoras este ano.

Fico com “O Segredo dos Seus Olhos” (El Secreto de Sus Ojos), de Juan Jose Campanella, como dos melhores não só deste ano, mas dos últimos anos. Gostei muito.

Como não poderia deixar de ser, Woody Allen realizou um bom filme, repetindo-se, mas em alto nível. Falo de “Tudo Pode dar Certo” (Whatever Works). Desta feita assina o roteiro e dirige.

“Bastardos Inglórios” (Inglourious Basterds), chegou precedido de comentários elogiosos da crítica, mas não me agradou tanto.

Gostei de “A Jovem Rainha Vitória” (The Young Victoria), pelo simples fato de gostar das coisas ligadas a história da Inglaterra, pais onde eu moraria, seu eu tivesse desde cedo me planejado para isso.

Duas comédias românticas bem interessantes salvaram o gênero que muito me agrada. Refiro-me a “Cartas para Julieta” ( Letters to Juliet”), que tem como locações as regiões do Veneto e da Toscana. Nem poderia deixar de ser, pois a história do Bill Shakespeare aconteceu em Verona. Há referências à obra do poeta inglês.

A outra comédia bem interessante é “A Riviera não é aqui” (Bienvenue Chez Lês Ch’atis), que além de bom roteiro, tem uma linda fotografia.

E a lista fica por aqui. Notem que não falei dos nacionais que bombaram este ano. Não assisti nenhum deles. Logo, não tenho opinião.

Nenhum comentário: