9 de maio de 2019

Quando comemorar?

Sou de uma época em que ao apontar para o meio do campo, virando-se de costas para a meta na qual a bola havia acabado de transpor a linha fatal, ou supostamente have-la ultrapassado, posto que por vezes restava dúvida, estava decretado o gol.

# Simples assim.

Então podíamos comemorar ou lamentar, conforme o time para o qual torcíamos.

Aí, o autor do gol saia socando o ar, dando cambalhota ou fazendo uma dancinha esquisita.

Havia erros de arbitragem? Clatro que havia. Alguns entraram para a história do futebol. Lembro de saída o gol feito com a mão pelo Maradona, num campeonato mundial. O próprio jogador, admitindo, diz ter sido a mão de Deus.

Ainda em Copa do Mundo, em 1962, numa mesma partida, dois erros de arbitragem salvaram o Brasil de derrota para a Espanha, e acabou campeão naquela edição.

Num dos erros, o juiz foi induzido pela esperteza de nosso zagueiro Nilton Santos. No outro o arbitro se equivocou sozinho, anulando um gol legítimo da Espanha.



Imagens valem mais do que mil palavras, portanto assistam ao vídeo que está disponível na internet. Basta clicar:


E assim íamos apaixonadamente discutindo erros de arbitragem, e comemorando vitória e lamentando derrotas.

Um certo jogador do Flamengo até firmou sentença: "roubado é melhor." Por causa de gol ilegítimo que seria anulado se houvesse, na época, o recurso do VAR.

Não que eu seja favorável ao roubo, antes pelo contrário. Mas o erro involuntário é inerente ao homem. Os juízes supremos da corte constitucional erram muto e frequentemente.

Deveríamos cria um VAR jurídico?

Mas este malsinado recurso tecnológico matou a emoção maior do futebol, que é o momento do gol.

Quando devo comemorar? Quando vejo a bola entrar, com o autor dando uma cambalhota ou deslizando pelo gramado na direção de sua torcida, ou minutos depois quando o árbitro vai verificar na telinha se foi legítimo ou não?

Devo esperar o árbitro desenhar no ar, com as mãos, a tela definidora, antes de soltar meu grito de gol? Se estou ouvindo no rádio vibro com o gol narrado ou é mais prudente, minutos depois, esperar que ele confirme que foi confirmdo o gol que ele narrara?

O politicamente correto matou o humor das piadas; o tal VAR vai matar a paixão pelo futebol.

Que me perdoem os favoráveis a uytilização do VAR, mas eu sou peremptioriamente contra.

Solução para mim? Assistir apenas as peladas onde não existe este recurso e ainda, de quebra, não tem linha de impedimento.

Nota: VAR do VAR? Já estava escrito e com publicação programada, quando leio esta notícia:
https://globoesporte.globo.com/ce/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/fortaleza-cbf-penalti-nao-marcado-var.ghtml

Nenhum comentário: