26 de maio de 2019

ITALIA, pela primeira vez – Parte 1


Por
RIVA



A Parte 1 do relato da nossa viagem à ITALIA será com foco em observações que julgo importantes em termos de informação para os clientes do Pub da Berê.

Vai ser uma série bem sintética, pois confesso não ter conseguido armazenar os milhares de detalhes que observei durante nossa viagem ... a ITALIA é assim ! Para se ter uma idéia, existem lá mais de 25.000 igrejas, e eu não consegui nem anotar os detalhes maravilhosos de cada uma das 300 que fui ... rsrsrsrs.

O objetivo dessa primeira viagem ao país com a bandeira mais bonita do planeta era rodar pela TOSCANA e levar a Matriarca Vascaína para ver o Papa Francisco no VATICANO. Ambos objetivos alcançados !! Mas fui convencido a conhecer Veneza e xeretar Roma por completo.

Resumo do roteiro em maio :
Entrada por Veneza – dias 8 a 11 (parte)
Toscana – dias 11 a 18 (parte) incluindo Florença, a capital 
Roma – dias 18 a 23 (parte)

Um dos nossos filhos que mora por lá, Breno, encontrou-se conosco no 1º dia e fez toda a viagem conosco. Sua esposa Alina se juntou a nós em Roma.

Os pais, viajantes, encontram o filho Breno
Hoje em dia é fundamental o uso do App GoogleMaps ou similar para a navegação (não é propaganda, eu o considero o melhor), e explico o porque. Com um App, você sabe onde está no mapa, coloca o local onde deseja ir, e tem TODAS as informações de onde estão os pontos de ônibus, Tram (VLT), trem, horários de passagem nos locais, tempos de viagem ... não tem erro, espetacular e super objetivo numa viagem, economizando seu tempo e grana em deslocamentos inúteis.

Transportes
Outro ponto muito importante sobre o App de navegação : planeje seus hotéis/Bed & Breakfast/Albergue/etc para a sua viagem consultando a melhor localização para poder usar esses transportes nas cidades. Isso vai evitar surpresas ruins, de chegar lá e estar longe dessas facilidades.

Para navegar na internet compramos 1 chip da TIM com 15 GB por 30 (caro). A MV usava o meu celular como roteador. Gastamos juntos 7 GB a viagem toda. O wifi dos hotéis era razoável, mas usávamos muito pelas ruas.

Na ITALIA compra-se facilmente nas máquinas os tickets para ônibus e Tram ( o bilhete serve para os dois ), ao custo de 1,50 cada perna. Analise antes qual opção vale a pena – simples, para 24, 48 ou 72 horas. As máquinas funcionam em várias línguas.

Sobre os voos, todos pela ALITALIA : a pior empresa aérea que utilizamos até hoje. São realmente super pontuais, ótimo serviço de check in, mas os aviões !

Na ida um Airbus 340 com problemas no mecanismo de inclinação do assento, e na volta um Boeing 777 de 1ª geração com sistema antiquado de áudio e vídeo, horrível mesmo, poltronas desconfortáveis. O serviço de bordo não é bom : refeição não é da mesma qualidade das que costumamos ter (não consegui jantar na volta meu ravioli), e o atendimento ruim ... não fazem o refill das bebidas, não têm aquele carinho com os passageiros. Aliás, uma característica italiana para com estrangeiros. De ou para Roma é a única empresa com voo direto. Por isso a escolhemos.


Vamos falar um pouco de grana. Existe uma máxima viajantes para a Europa : “QUEM CONVERTE NÃO SE DIVERTE”. E é isso mesmo. Quase 100% das coisas são caras para nós, em euros. Em Roma tudo é mais barato do que nas outras cidades. Breno tinha um App para nosso controle orçamentário, que fazíamos à noite todo dia. Parece pirante, mas é fácil de fazer e necessário para cuidar da grana planejada.

Éramos sempre em 3 ou 4 para refeições, e a média em restaurante era de € 15 por pessoa, incluindo entrada, bebidas (vinho nacional) e eventual sobremesa. Se fosse pizza ou sanduíches (como os italianos comem sanduíches, impressionante) era bem mais barato. Café da manhã em bistrôs ou pequenas confeitarias dava uns € 4 por pessoa.
















Como vocês sabem somos “seres gastronômicos”, e então partimos “pra dentro” ...kkkk. Tirando alguns restaurantes diferenciados (e caros), a grande maioria dos cardápios é exatamente a mesma coisa, mesmíssimas opções de massas, risotos, sopas, carnes, peixes e entradas. O que varia é o preço e a qualidade. Sempre consultamos as avaliações numa App antes de entrar – Trip Advisor ou Google.

Conforme depoimento de empresários e pessoas locais com as quais conversei, a ITALIA se divide em “tudo acima de Roma e Roma para baixo”. E é realmente constatável em termos de trânsito, segurança, forma de atendimento, preços, e até pelo que soube regulamentação específica, por exemplo em construções prediais, devido à incidência de terremotos.

Todos também me falaram sobre o aumento de pobreza no país, uma surpresa pra mim. Um dado impressionante : 40% da população entre 25 e 35 anos de idade está desempregada, procurando opções fora da ITALIA.

Para terminar essa Parte 1, umas características fortes constatadas em nossa visita a esse lindo país :
- como tem gente bonita e bem vestida, até os mais humildes se vestem adequadamente
- como se fuma !! impressionante
- não vimos uma favela sequer. As casas mais humildes são meio caidinhas, mas cuidadas
- é o país das 2 rodas : motocicletas e scooters, utilizadas por todas as idades e gêneros ... o Brasil na contramão
- com certeza, pizza, bruschetas, grandes sanduíches e vinho ... é geral
- a Juventus é muito desprezada pelas torcidas adversárias rsrsrsrs

Na Parte 2 vou falar das cidades que conhecemos.


5 comentários:

Jorge Carrano disse...


Bem-vindos de volta, Isa e Riva.

Concordo por inteiro quanto a Alitalia. Foi a pior empresa aérea que utilizei para voos internacionais. E não só em relação ao aparelho (nada entendo), mas também no tocante ao serviço de bordo.

Todas as regiões da Italia são atraentes. Piemonte, Costa Amalfitana, Toscana. A respeito da Toscana registro que foi onde tomei o melhor sorvete, em Firenze.

A região menos charmosa, é (ou era) exatamente a de origem de minha família. Nós somos de Tramutola, que fica em Potenza, capital da Basilicata.

Segundo minha mulher é o pais que merece ser revisitado.

Aguardamos as outras partes do relato.

Jorge Carrano disse...


Peraí, vocês tiraram retrato da MV de costas?

Para quem não sabe, MV significa matriarca vascaína. A Isa teve o bom gosto de escolher o Vasco como clube do coração (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...


Ja estão em poder do blog manager, as partes 2 e 3 do relato sobre recente viagem à Itália, nas quais estão sendo enfocadas outras cidades, com suas características, vocações e curiosidades.

Aguardem e acompanhem.

Flávia March disse...

Oi!! Começando a ler os relatos sobre a Itália. O país nunca esteve na minha lista de desejos, mas depois que vi as fotos da Toscana no grupo do WhatsApp fiquei impressionada com a beleza!! Toscana certamente está agora na minha lista!! Obs: eu também fico impressionada como se fuma na Europa! Acho que Barcelona foi o lugar que mais vi fumantes por M2! Rsrs bjssss

RIVA - faltam 31 pontos disse...

.... e a ALITALIA já era mesmo !

Nunca mais entramos num avião depois dessa vg maravilhosa. Ainda meio reclusos.