9 de novembro de 2018

Filosofia caseira - trabalho


Quando Deus, expulsando Adão, decretou que ele haveria de ganhar seu pão com o suor de seu rosto, acabou por classificar o trabalho como castigo.

Criamos frases para amenizar, para motivar, para dar relevância, tipo dizer que o trabalho enobrece, que dignifica o homem.

Até filosofamos sobre o tema, como fez Lucas De Clapiers:


Exagero! Ele não experimentou jogo, bebidas e mulheres, não necessariamente nesta ordem.

Dizem alguns que o ideal é você conseguir ganhar dinheiro fazendo coisas que realmente gosta e são prazerosas, e não trabalho, como os pintores. Não os de paredes.

Pierre-Auguste Renoir

Lírios D'água - Claude Monet
Os que não têm talento para artes cênicas, para compor, para artes plásticas, como os advogados, podem sim trabalhar por amor a arte, depois de ajustado o preço, como lecionou Millôr Fernandes.

Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, a vadiagem foi considerada contravenção e portar a carteira de trabalho era o atestado aceito pela polícia para liberar o sujeito abordado na rua, com ares de vadio. De desocupado.


E muitas músicas populares abordaram o tema vadiagem. Como esta abaixo.

https://www.letras.mus.br/francisco-alves/1744439/


Perder o emprego era uma coisa desmoralizante, humilhante. Um chefe de família chegar em casa e contar que perdera o emprego era algo deprimente.

E mesmo quando a razão da despedida era decorrente de atraso no transporte público, era preciso comprovar. De novo o poeta popular aproveitou o tema. Vejam:

https://www.letras.mus.br/demonios-da-garoa/1816184/


Fiquei desempregado cerca de um ano. Sei, portanto, o sofrimento, a angústia que isto provoca. Como estava num nível relativamente alto, como gerente de Recursos Humanos, voltar ao mercado seria, pouco mais ou menos, como bater na porta de empresas e dizer para o Gerente de Pessoal, Recursos Humanos, ou Relações Industriais, seja lá qual fosse a denominação do cargo do número um da área e dizer:  quero o seu emprego.

Previdente, como nunca gastei mais do que ganhava, com alguns ajustes no orçamento doméstico passamos - eu e a família - pela fase. E ficou o ensinamento, o desempregado é um ser sofrido. O trabalho com efeito dá dignidade ao homem.




Nota: as imagens foram pinçadas via Google.

Nenhum comentário: