3 de novembro de 2018

Filosofia caseira - Juízo Final


Juízo Final? Dá para acreditar que nos últimos suspiros, você será questionado e julgado pelo próprio  Deus, ou alguma, digamos, divindade no exercício de cargo de confiança, função comissionada ?

Todos e cada um de nós, terráqueos passados, presentes e futuros responderemos por nossos atos no momento da morte?

Por essas e por outras é que sou cético, já me corrijo, sou agnóstico ou, como prefiro dizer, ateu não praticante.

Vejamos atitudes de Deus, que não considero éticas ou morais, ou para usar uma expressão moderna, politicamente corretas.

Primeiro criar Eva a partir de uma costela de Adão.

Vou abrir um parêntesis par informar que nunca li a Bíblia (nem o Velho e nem o Novo Testamento). Para terem uma ideia, certa feita estando em São Paulo (da época da garoa) a serviço, à noite no hotel sem ter um livro (não levei para a viagem) e sem ter comprado o Estadão, procurei pelo quaro por algo para ler. Tinha instruções sobre a lavanderia, de horário do breakfast, etc.

Li em dois minutos e voltei ao drama. Na gaveta da mesa de cabeceira havia um exemplar da Bíblia. Considerei a hipótese de, pela vez primeira, ler um pouco das escrituras sagradas.

Mas qual o quê, olhei para o frigobar e achei mais agradável e eficaz tomar alguma coisa com conteúdo alcoólico.  Foi o que fiz e com isso perdi a única oportunidade que tive de ter a mão um exemplar da Bíblia, tempo para ler, com falta de sono, e não tive disposição.

Explicado que como não li, posso laborar em equívocos em reação a passagens bíblicas, volto as minhas restrições, com todas as vênias, de malfeitos de Deus.

Vou desde logo à decisão de punir indistintamente, todo a população de Sodoma e Gomorra. Homens íntegros, mulheres grávidas, crianças inocentes, todos eliminados sem chance de salvação.

Não tinha homens íntegros, mulheres grávidas e crianças inocentes naquelas cidades? Culpa dele pois segundo ouvi falar ele criou o homem a sua imagem e semelhança. Será que só na aparência física? Não quanto ao caráter?

Volto a Adão e Eva. Havia uma fôrma para criação do homem, com uma pequena adaptação poderia ser utilizada para criar a mulher. Por que mutilar Adão, tirando-lhe uma costela?

Foi imprudente ao colocar num mesmo jardim uma serpente e uma maçã. Cobras gostam de maçãs. Não no sentido bíblico, mas na imaginação popular. Conclusão, Eva emprenhou. E aí deu-se outra safadeza, foram posto para fora de casa. Foram, provavelmente, os primeiros sem-teto da história da humanidade.

E José, coitado, foi o último a saber, como todo marido enganado. Maria estava grávida e ele nem desconfiava.

Bem, não vou ficar qui desfilando maldades, e até crueldade, como transformar em estátua de sal a mulher de Ló. 


Religião, para mim, é um mal necessário, conceito que se atribuía à prostituição na minha infância. A justificativa é que as profissionais evitavam que os rapazes com muitos hormônios atacassem as donzelas de família. Ah! Entendi.

Neste particular fico com o conceito do poeta Mário Quintana: "a religião é o caminho mais longo para chegar a Deus".

Bem, Henrique VIII, contrariado em seus propósitos, acabou por romper com o Vaticano e criou sua própria religião. Passou a ter uma religião para chamar de sua. 

Mal comparando, até porque só casei uma vez (rsrsrs), também tenho minha religião, calcada em alguns princípios que me impus:
- Não me apossar do que não me pertence, nem mesmo cobiçar. Inveja mata.
- Respeitar para ser respeitado.
- Ter ethos como norte. Os desvios de conduta asseguro que são de menor poder ofensivo.

Abandonarei a religião em próximas postagens,  e entrarei em ethos (grego) e morales (romano).
https://www.significados.com.br/etica-e-moral/


Nota: Se houver mesmo o momento do juízo final, negarei até o fim ter alguma culpa ou pecado para expiar. Vou alegar privação dos sentidos. Quem sabe a desculpa de que minhas opiniões foram psicografadas pode me salvar? 

2 comentários:

Leonard disse...




Dr. Jorge, visto que aparentemente lhe incomoda a divergência entre suas convicções e os dogmas de algumas religiões, sugiro que estude teologia.
Em caso de absoluta  ignorância ou paciência, o que poderia inviabilizar a compreensão dos conceitos, existe uma alternativa mais direta.
Procure pessoas de sua confiança, que saiba de antemão que professam alguma fé e faça todas essas perguntas que pipocam em sua cabeça.
Creia, em todas as seitas existem respostas.


Jorge Carrano disse...


Caro Leonard,

Posso dispor de sua paciência e conhecimentos religiosos para fazer todas as perguntas que pipocam em minha cabeça?

Abraço.