2 de novembro de 2018

Filosofia caseira – reencarnação



Nada contra o espiritismo ou os espíritas. Muito antes pelo contrário.

Mas gostaria de saber ainda que mal pergunte, se ocorre a hipótese de estando em torno da mesa, na mais profunda meditação e concentração na busca de contato com um espirito ou “desencarnado” de não ser possível  o contato eis que o mesmo já reencarnou e está entre nós neste, ou outro planeta, ou até mesmo outra Galáxia?

É possível voltar como um animal? Dilma seria uma anta nesta encarnação?

Noutro dia matutei qual seria o critério para uma alma, em seu poleiro, esperando sua vez de ter nova oportunidade, escolher este ou aquele ser vivo. E a escolha seria unilateral, espontânea?

Albert Einstein
Não havendo uma norma de controle, sendo livre e independente para decidir, penso eu que haveria sérios conflitos. Muitos gostariam de encarnar num novo futuro Einstein. Disputa acirrada.

Em outras palavras, feliz daquele ser que servisse para abrigar o espírito do Einstein reencarnado. Ou não!? Poderia ser um espírito atormentado. Ou não!?

E poucas mulheres gostariam de voltar como uma Geni (https://www.youtube.com/watch?v=jWHH4MlyXQQ). Escrevi Geni, mas me assalta a seguinte dúvida: os espíritos, no éter, no universo, no ciberespaço, no céu ou inferno (próximo capítulo), no cosmos ou onde seja têm sexo definido?

Ou poderia, hipoteticamente, voltar à semelhança de uma Jennifer Lopez?

Jennifer Lopez
Xíiii, para que fui abordar isto? Agora a dúvida é a seguinte: a alma que pretende a reencarnação escolhe ser filha de um famoso jogador de futebol e vem como seu filho. Ou opta por vir como filha de uma cantora conhecida. Falo de, por exemplo, mero exemplo, Toninho Cerezo e Gretchen.

Aí da-se que eles – os filhos -  resolvem mudar de sexo. Como o espírito (ou alma?) encara esta nova realidade? O espirito não pode ser homofóbico.

Voltando alguns parágrafos, se o espirito não tem autodeterminação no respeitante ao momento de reencarnar e em que ser vivo voltará a ter também uma vida material, física, quem seria o controlador?

Que poderes teria este ser que decide em que momento e em qual vida biológica a alma terá sua nova chance?

Teria tanto poder? Poderia ser então o próprio Deus?  Imagino que um espirito de luz, infinitamente desenvolvido faria este papel de triagem. Seria um "homem" de confiança, um superministro?

Avanço no sentido de imaginar que pode haver espíritos mais evoluídos. Então porque não existirem santos?

Hoje é dia de Finados. Rezamos e prestamos reverência aos mortos, aos “nossos” mortos. Mas o conceito é genérico, os mortos são todos igualmente homenageados, inclusive os anônimos. Os mais famosos têm seus túmulos visitados. Será que seus espíritos habitam aquela sepultura, aquele túmulo, aquela tumba, aquele carneiro, aquela cripta, aquele jazigo?

Se a resposta é afirmativa então se justificam lugares como o Parque da Colina, bucólico, bem arborizado, com pássaros cantando aos primeiros sinais de nascimento do dia.

Caso contrário pagar R$ 20.000,00 para utilizar uma pequena fração ideal do terreno não se justifica sob o ponto de vista religioso. E sob o aspecto econômico também não. Não lembro quanto paguei para ter um jazigo (foi há muitos anos). Mas certamente a valorização não foi boa, considerando que hoje vale em torno do valor supracitado.

Das duas uma, ou fazemos papel de tolos, rezando em vão, pedindo para que os espíritos de nossos entes queridos sigam seus caminhos em paz e com luz, porque após a parada dos batimentos cardíacos tudo se acaba. Tudo vira pó. Nada restará de matéria ou imaterialidade, ou o espírito é imortal, e faz sentido rezarmos para que tenham um justo e merecido descanso. Ou, sendo o caso, prossigam em suas jornadas com tantas vidas quantas determinadas. Determinado por quem?

Determinado por Deus? Olha ele aí de novo. Não sei se ocorre com vocês, mas sempre esbarro na hipótese de um Deus, antes do verbo. Por que do nada nada pode surgir. E se havia alguma coisa que deu origem ao universo, como surgiu? Como um cogumelo? Só que para surgirem cogumelos existem explicações científicas.

Certo! Não sei a resposta sobre onde habitava Deus antes da criação do mundo.

Gregos, romanos, incas, maias, astecas, assírios, caldeus, oravam e pediam proteção aos planetas (Marte, Mercúrio, Júpiter o mais importante), ao sol e a lua, ao trovão, e alcançaram glórias, tiveram civilizações bem desenvolvidas. Só muito depois inventamos um Deus único, todo poderoso.

Rezem por mim, pelo sim e pelo não. Alguém poderá ouvir suas preces e me guiar pelos bons caminhos, da justiça, da honra e da dignidade.

3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Perdão pela santa ignorância. Espírito e alma são uma só e mesma coisa?

Calfilho disse...

Muito boa sua divagação sobre o que, para nós, simples mortais, continua sendo o maior e mais indecifrável dos mistérios: vida, morte, reencarnação, matéria, pó, cinzas... Tenho a minha opinião, mas que é apenas um palpite, nada mais que isto... O mistério continua: como nascemos, vivemos e morremos, tão perfeitos materialmente, tão imperfeitos espiritualmente... Não sei se algum dia a humanidade conseguirá decifrar o mistério... Abração, Carrano. Domingo inicio minha viagem de volta ao Brasil.

Jorge Carrano disse...


Obrigado, Carlinhos, pelo pitaco e pela generosidade no elogio.

Boa viagem de volta.
Grande abraço.