5 de outubro de 2018

O paradoxo da democracia

A democracia é muito boa, mas peca pelo princípio. A escolha de seus representantes e dos seus dirigentes (prefeitos, governadores e presidente) feita pelo povo, tem como grande problema a vontade da maioria.

Não há saída aparente para a tirania da maioria.

A maioria é inculta, desinformada, sem formação política, pouca ou nenhuma educação básica, manipulável, influenciável e portanto suscetível de grandes erros de escolha.

No estágio atual achar que a vontade da maioria é o melhor para a cidade, para o estado ou para o país,  é enorme equívoco.

Não será necessariamente. E não tenho sugestão para corrigir o paradoxo. Como já disseram ad nauseam, a democracia com todos os seus defeitos ainda é o melhor regime político.

Você pode estar se perguntando: onde este cara quer chegar. Quero chegar às escolhas que temos feito, colocando populistas, aspirantes a ditadores, apedeutas, corruptos e salafrários no poder, em razão de um eleitorado beócio, composto de bucéfalos, que se deixam emprenhar pelos ouvidos, são atraídos pelo canto de sereias, pelo discurso recheados de promessas assistencialistas, ou que dividem o país em dois blocos: o do nós e o do eles.

Antes opunham o capital ao trabalho. Depois criaram "azelites". Agora são "eles" (sem faces) os grandes inimigos do povo honesto e trabalhador.

Tá acerto, você tem razão, Chico Buarque e Veríssimo não são definitivamente analfabetos políticos, além de serem letrados, e nada obstante são eleitores do PT e de Lula.

Verdade, nasceram em berços abastados, com pedigree, por isso o bom gosto de ter apartamento em Paris, campo privado para futebol soçaite (society) com amigos, apreciam os doces das confeitarias parisienses, os clubes de jazz novaiorquino, enfim as boas coisas da vida, proporcionadas por economias capitalistas.


Foto: Agência O Globo / Marcelo Theobald

Os mimos da edução fizeram-nos rebeldes sem causa.

Tem um grupo que se coloca num nicho que denominam de "artistas e intelectuais", proxenetas do Lei Rouanet, que vivem muito bem, como se fossem traficantes. 

No caso do Chico, segundo ele confessa em vídeo, também é cafetão do compositor anônimo, a quem explora comprando letras inspiradas que ele registra em seu nome.

Isso configura a exploração do homem pelo homem, mantra da esquerda que ele tanto apoia e admira.

Mas estas pessoas são confiáveis? NÃO, NÃO SÃO. Falo sob o ponto de vista da honestidade intelectual.


Há uma frase lapidar do Millôr, que pincei e coloca a seguir, que define a perfeição o que quero dizer.


Como é possível acreditar num artista popular que prega que  vivemos sob uma ditadura militar no país, durante um período, mas exaltava a figura do sanguinário Fidel Castro em Cuba?

Como condenar o Figueiredo e endeusar Castro?

Provavelmente ele acha que colocar os inimigos num paredão e executar a todos de uma vez é mais piedoso? Havia um abismo entre as condutas de Castelo Branco e um  Che Guevara, temido por sua brutalidade e inclemência, supervisionando as execuções de desertores ou inimigos políticos.

Paparicar, babar os ovos de Fidel e Guevara ao tempo em que condena os militares brasileiros, é coisa de quem vive da esquerda ... ou na esquerda, na contramão da sociedade.

As duas celebridades citadas (além de outras conhecidas), gostam e desfrutam de coisas que só um país que respeite a propriedade privada,  adote o regime da livre iniciativa, com economia de mercado, reconheça e privilegie o mérito individual, onde a livre  manifestação  do pensamento é admitida pode propiciar.


Links de referência:
https://www.huffpostbrasil.com/2017/10/09/che-guevara-7-coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-vestir-aquela-camiseta_a_23237820/


https://www.youtube.com/watch?v=uViIQThQh5M&feature=youtu.be

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/o-melhor-de-paris-por-luis-fernando-verissimo-5153987


http://falandodebrasil.com.br/?p=6212

14 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Bom dia, Jorge. Longe de querer defendê-lo... esse vídeo aí do Chico Barraco faz parte de um documentário produzido por ele mesmo, chamado "Desconstrução", lançado em DVD alguns anos atrás.
No mais, assino embaixo, 17 vezes!!
Abs.

Paulo Bouhid disse...

Na dúvida, o que eu quis dizer é que a história é fictícia...
Abs.

Jorge Carrano disse...


Obrigado, Paulo, o vídeo tem todo o jeitão de coisa produzida por ele mesmo. Estaria subestimando muito a inteligência do sobrinho do lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda, e sua perspicácia, ao imaginar que houve este descuido de admitir a gravação.
A fala é longa, rica em detalhes, intencionalmente iterativa. Por isso suspeita.
Entretanto - e sempre há um todavia - por deformação profissional sempre suspeito de fumaça precedendo o fogo, a partir do princípio da polícia norte-americana: "Você tem todo o direito de permanecer calado; tudo o que disser poderá ser usado contra você num tribunal".
Logo, mesmo descontextualizado, agora caberia a ele se explicar.
Você, mesmo sem pretender ("Longe de querer ..."), acabou por inocentá-lo. Ou dar-lhe um álibi.
Como aqui sua palavra tem peso e medida, então fica o dito (e mostrado) como não dito (escrito) e sairei em busca de outras incriminações contra o sogro do Carlinhos Brown.
Já que o falamos dos Buarque de Holanda, você saberia me dizer se o Sérgio era irmão do Aurélio? Ainda há uma certa controvérsia. Acho que não.

Paulo Bouhid disse...

Jorge, não me parece... olha só:

Sérgio Buarque de Holanda: filho do farmacêutico pernambucano Cristóvão Buarque de Hollanda e da dona de casa fluminense Heloísa Gonçalves Moreira Buarque de Hollanda, nasceu em 11 de julho de 1902 em São Paulo.

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira nasceu em Passo de Camaragibe em 3 de maio de 1910, e não são citados os nomes dos pais!!

s.m.j.

Abs.

Jorge Carrano disse...


Ao final do comentário assumi que acho que não são parentes.

Mas ainda existem dúvidas na rede.

Obrigado.

Calfilho disse...

Carrano, sem entrar no mérito da sua matéria, com a qual concordo em alguns pontos e discordo em outros, apenas para lembrar que os "compradores" de obras alheias já existiam há muito tempo. Veja-se Francisco Alves, o Chico Viola, que assina como autor composições de Noel Rosa, Ismael Silva e outros menos cotados, compradas em mesas de botequim, onde os verdafeiros autores ficavam mais vulneráveis...
Verifico que não fui só eu a te chamar de Jorge...

Jorge Carrano disse...


KKKKKKKK

Só que o confrade Paulo Bouhid NUNCA me tratou por Carrano. Nossas relações, mais virtuais do que presenciais (milagres da internet), são recentíssimas comparadas aos nossos mais de 50 anos de amizade, companheirismo e parceria. Haveria um outro viés que precisaria confirmar com o Paulo, porque apenas desconfio, que é a questão cultura. Ele é de origem síria.
Ao longo destes anos você sempre me tratou por Carrano. Apenas em seu livro sobre o Liceu, por razões já esclarecidas (que aceitei) mencionou Jorge, ao se referir ao presidente do Grêmio.

Sobre compra de composições musicais, lembro das histórias sobre o Chico Alves (Caboclinho querido) e suas parcerias com o Noel e Ismael. A diferença é que ele dava crédito aos verdadeiros compositores, que constavam dos selos e recebiam direitos.

Nessa época o caso mais discutido nos bastidores era o do Mirabeau Pinheiro, que anotava letras e melodias (cifras) nas conversas com compositores anônimos de blocos e frequentadores de mesas de bar, e as registrava como suas. Ele - Mirabeau - era baterista. Pode ser lenda, não tenho provas.

Sim ele teve parcerias legítimas inclusive com amigo da minha família, no caso um radialista chamado Heber Lobato. Caso do sucesso "Cachaça".

Estou surpreso por você ainda não estar em viagem. Não seria este mês?

Lamento pela eliminação do Botafogo. De verdade!



Calfilho disse...

Carrano, acho que vc. cometeu um pequeno engano: o "Caboclinho querido" era o Sílvio Caldas e não o Chico Alves, que era conhecido como Chico Viola ou o Rei da Voz.
Devo viajar dia 16/10.

Jorge Carrano disse...


Claro, Carlinhos, que me equivoquei. O "caboclinho querido" era o Silvio Caldas, que gravou entre outras pérolas de nosso cancioneiro, a música "Chão de estrelas".

No final de sua carreira o Silvio Caldas criou uma prática que acabou por carimbar sua biografia. Promoveu vários shows de despedida. Fazia um, pouco tempo depois anunciava outro como sendo o último, para algum tempo depois declarar que faria mais um agora definitivamente o último. Isto durou muito tempo. Lembra?

O Chico Alves tinha um programa dominical ao meio-dia, na Rádio Nacional que era anunciado assim: "Ao se encontrarem os ponteiros na metade do dia ... "

Obrigado pela correção.

Jorge Carrano disse...


Voltando ao tema democracia, registro pensamento de Winston Churchill:

"Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos."

Riv@ disse...

Democracia .... sim, com massivo investimento em educação e cultura, para que a massacrante maioria da população tenha direito a .... votar e gerir (federalmente, estadualmente e municipalmente).

Sim, a democracia em que :
- para votar tem que ter um grau XPTO de escolaridade.
- para votar tem que ter no mínimo 21 anos de idade (maturidade se alcança com diversas formas de convívio, mas tempo de vida, de observação, é por demais importante).
- fazer gestão só com formação superior.
- fazer gestão só com XPTO anos de mandato federal, estadual e/ou municipal.

Podem começar a apedrejar.
Obrigado, de nada.

Jorge Carrano disse...


Por que apedrejar, Riva?

Não vejo motivo.

Riv@ disse...

Domingo dia 7 às 18:30h

Boca de Urna mostra resultados impressionantes, diferentes das pesquisas tradicionais.
Muitas surpresas ? Suplicy, Dilma, Witzel ......

Registrei em ata na seção o estranho comportamento da urna. Confirmei os votos conforme ia colocando os números, mas quando chegou em Presidente, digitei o número, apareceu a foto do candidato, mas o software fechou sem eu confirmar meu voto.

Fica o registro.

Riv@ disse...

....que tsunami, se realmente ocorrer :

Moro, se prepara: Requião, Lindbergh, Gleisi, Romário, Pimentel, Dilma, Aécio ....

Orgasmos bipolares trifásico !