1 de janeiro de 2018

GENERALIDADES ESPECIALIZADAS – ANO IX

Entramos no ano 2018 d.C. E já tenho o mote para a primeira postagem do ano, que é o nono desde a criação deste espaço virtual. 

Neste interregno foram publicados mais de 2400 posts, escritos pelo blogueiro e por amigos e parentes que atenderam ao convite para colaborarem.

O d.C. da primeira frase, todos sabem, significa “depois de Cristo”. Ou seja, esta contagem da passagem do tempo tem como marco o nascimento de Cristo, que ocorreu no ano 754, depois da criação de Roma.

Havia vários critérios de contagem do tempo, mas para a maioria dos povos sob influência romana o calendário era o juliano, tendo a fundação da cidade de Roma sido o ponto inicial.

Este ano 754 era designado como a.U.c. sigla de ad Urb condita, que traduzido do latim dá algo como “desde a fundação da cidade”.  E cidade, para eles, era Roma.

Estamos sob a égide do calendário gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório VIII, em 1582.



O Brasil já era posse de portugueses, e porque Portugal e Espanha já haviam adotado o novo calendário ipso facto nossa certidão de nascimento - data de descoberta -  foi no ano de 1500 d.C.

Como mencionado, existiam outras contagens de tempo utilizadas por outros povos e religiões distintas. E subsistem.

Assim, o calendário judaico, por exemplo, assinala agora em 2018 (pelo gregoriano) o ano 5774, eis que a contagem tem início no ano 3760 a.C, época em que Deus teria criado o mundo.

Já os povos islâmicos que adotam a calendário lunar, estão ingressando no ano 1435, posto que o marco inicial é a Hégira (fuga de Maomé de Meca para Medina).



Bem meu desejo mais profundo é que tenhamos todos um novo ciclo de doze meses convivendo em paz e harmonia, pouco importando se estamos no ano 5774, no 2018 ou no 1435.


Namaste



As-Salamu Alaikum (Salamaleico)

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Ontem comemorei 53 anos de casado, com a mesma mulher.

E há seis anos o Freddy escreveu e publicamos:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/12/primeiro-de-janeiro.html

Riva, você ganhava mais brinquedos do que ele?

Riva disse...

Parabéns para vcs !!! Esqueci da data de vcs, sorry ..... que O Cara Lá de Cima continue iluminando seus caminhos juntos.

Muita coincidência vc falar sobre esse post do Carlos. Eu hoje o escolhi para divulgar no WhatsApp a data mais especial dele.

Só fui perceber que ganhava anualmente o dobro dos presentes pq ele escreveu isso no post ....kkkkkkk.....e ainda disse que eu quebrava tudo ! rsrsrsrs.

Tim-Tim, Freddy, muita luz pra vc aí. Saudade.

Resta-nos agora aguardar apreensivamente o que nos aguarda nesse ano confuso para nós, brasileiros.

Vc, usuário do blog, tem planos ? Eu tenho .....:

1. Manter meu emprego, que adoro
2. Manter meu emprego, que adoro
3. Manter meu emprego, que adoro

E sonhos realizáveis ? Sim, também tenho .....:

1. Uma viagem internacional
2. Ver ser eleito presidente um cara do BEM, para liderar o renascimento do Brasil, um Brasil BOM para as próximas gerações

Até !

Jorge Carrano disse...

Riva,

Por coincidência o post programado para amanhã trata de meus projetos, resoluções, metas e compromissos para este ano que ora inicía.

Parar de fumar, já parei em 1982. Entrar numa academia para malhar? Nem pensar, bastam-me as caminhadas no calçadão. O Woody Allen diria que prefere a atrofia (rs).

A meta mais importante é chegar ao dia 31 de dezembro ainda lúcido, hígido e brindar com a Wanda mais um aniversário de casamento.

Obrigado pelos cumprimentos e pelos votos. Você e Isa estão no caminho. Espero ser lembrado e convidado para os 50 anos, pelo menos (rs).