31 de janeiro de 2018

Gabeira, século XXI

Confesso que aderi ao grupo dos que o chamavam de viado. Claro, usar uma sunga de crochê e ainda por cima lilás. Convenhamos que nos anos 80 só poderia ser coisa de bicha. 
http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/a-tanga-de-croche-de-fernando-gabeira-marca-comportamento-dos-anos-80-9224227

Antes, no tempo em que era guerrilheiro, ativo ou da logística, pouco importa, para mim Fernando Gabeira era um criminoso.

Cárcere privado, fruto de sequestro, é um dos crimes mais perversos. Ultrapassa a pessoa da vitima e atinge dolorosamente toda sua família. A incerteza se será liberado, e vivo; se esta sendo alimentado e tomando os remédios por vezes de uso contínuo e obrigatório, Enfim, deve ser muito angustiante para os familiares.

Pois ele - Gabeira - fazia parte do grupo que sequestrou um embaixador americano. Ousadia das grandes.

Tiveram que se exilar no exterior: Chile, Suécia, e outros lugares que os abrigaram.


Com a anista retornaram ao país. Alguns chegaram com os mesmos sonhos/ideais, que possuíam antes. Sonhos deles e pesadelo para a sociedade brasileira, com certeza.

Ao longo do tempo Gabeira metamorfoseou. Agora jornalista, escritor, político, aparentemente deu uma boa guinada. 

Tão explícita que já dá para ler suas colunas semanais em O Globo. O mais das vezes com análises equilibradas, bem articuladas.




Na coluna de domingo, dia 28 de janeiro de 2018, comentando o resultado do julgamento de Lula no TRF 4,  ao tempo em que critica alguns analistas políticos e repórteres que faziam a cobertura, fez uma observação tão aguda quanto óbvia, se estivéssemos em um pais onde as instituições são respeitadas e se fazem respeitar. Coloco aí o STF.

Com ironia, sarcasmo ou simplesmente obviedade,  afirma que para ele uma pessoa condenada a 12 anos de cadeia tem um destino muito bem definido.

Isto em contraponto a algumas observações de comentaristas de que a condenação deixou o destino eleitoral de Lula indefinido. 

Só na cabeça destes analistas comprometidos ideologicamente ou desprovidos de bom senso e lógica. Com muito receio acrescento que também (Vade retro!) em algumas cabeças coroadas de nosso Judiciário.

O futuro nos dirá.


Notas do autor: Ver mais em

Nenhum comentário: