25 de julho de 2017

Rio de Janeiro - terra de ninguém

A bandidagem tomou conta do Estado do Rio de Janeiro.  A região metropolita da capital do Rio de Janeiro, em muitos aspectos lembra a cidade de Nova York antes da implantação do programa de tolerância zero.

Índices alarmantes de assassinatos, alto consumo – e claro vendas – de crack e outras drogas, lá na cidade de Nova York acabaram com ação integrada de polícia, justiça e demais agentes públicos.

Aqui estamos longe de poder implantar um programa semelhante. Mas poderíamos começar com a depuração da polícia, que infelizmente tem uma banda podre, comprometida com a bandidagem; afastar magistrados – juízes e até desembargadores – muito tolerante$ e magnânimo$ (ops! Erro de digitação) com traficantes e assaltantes; engajar a imprensa de sorte a que não elevem bandidos ao patamar de heróis, com relatos rocambolescos de seus feitos tornando-os espelhos para jovens em busca de aventuras e suposta “boa vida”.

É preciso controlar as fronteiras do Estado (idealmente do país), por onde entram drogas e armamentos. Portanto é necessária ação integrada com vizinhos.

Estão anunciando a chegada de tropas militares que reforçarão o policiamento na cidade e periferia. A pergunta que faço é a seguinte: eles poderão atirar para matar? Militares do exercito, marinha e aeronáutica, em tese treinados para guerra, ou seja, para matar o inimigo, saberão prender um bandido, assassino ou assaltante?

Só é possível reprimir bandidos muito bem armados e muitas vezes drogados, o que lhes retira o senso de perigo inibindo a autocensura, se for possível agir com energia superior. Como evitar explosões de cofres em agência bancárias, as cada vez mais comuns invasões em shoppings centers, se não for possível atirar para matar?

Assaltos a caminhões de carga e até carros fortes só são reprimíveis com reação igual e contrária. Se os bandidos estão dispostos a tudo, é preciso que os agentes de repressão também estejam. Dispostos e possam.

Ainda bem que minha opinião não tem peso e nem medida, que não sou autoridade governamental, e que existem leis no país.

Porque se minha opinião tivesse peso e poder de alterar a ordem vigente das coisas, proporia para já, por tempo limitado, as seguintes medidas:
Suspensão de garantias individuais. Não conceder habeas corpus, progressão regime, visitas sociais em presídios e permissão para ação da polícia proporcional a agressão. Ou seja, se o bandido usa arma de fogo, com arma de fogo será reprimido.

Informalmente já é assim, mas o policial é retirado das ruas, do serviço ativo, e fica com problema para provar exercício legal da ação.

Quem sabe toque de recolher as 23 horas. 

Noventa policiais foram mortos no Rio de Janeiro, somente do início do ano até agora. 

Cada bandido morto, evita para a sociedade pacífica, ordeira, obediente as leis e as normas de convivência social, uma enorme despesa com construção de presídios, contratação de agentes penitenciários, alimentação e vestuário. Tudo sem benefício social ou humano, pois bandido profissional  é  irrecuperável. Apontem um caso de condenado que se regenerou e voltou bem integrado ao convívio social.

Talvez um ou outro caso passional.

Objetivamente: proponho um retorno às lex talionis, nos moldes olho por olho, dente por dente.

E também a contratação de um Wyatt Earp, aquele que pacificou Tombstone com a ajuda de seus irmãos e colaboração de Doc Holliday.

















Notas:
Sobre o assunto acessar os links abaixo.



2 comentários:

Riva disse...

Toque de recolher ..... o meu é às 21h .... faça o seu.

O pseudo governo em qqer esfera jamais determinará isso, em função da quebradeira de restaurantes, bares, cinemas, teatros, etc. Mas em NY, no "Tolerância Zero", se determinou em fases planejadas, pois além dos negócios afetados, estava em jogo a depressão da população. #simplesassim

Arme-se, dentro de casa, e tenha um excelente advogado para te defender se precisar, é o que posso recomendar. Sim, porque a bandidagem vai invadir sua propriedade, se continuar essa escala de violência. Defenda-se !!

Na rua ande com o básico .... identidade em cópia autenticada em cartório, grana mínima ou cartão do banco (que pode ser bloqueado rapidamente). Não esqueça do cartão do seu Plano de Saúde !!!

Celular ? Sim, tem que ter, mas BLOQUEIE nele todas as informações relevantes. Qualquer celular faz isso. Aprenda como fazer, e FAÇA !! ...se não sabe como fazer, não ande com celeular ... #simplesassimtambém

O resto é entregar para Deus, quem acredita nisso. Ou ficar atento e esperto o tempo todo, como eu, em qualquer lugar, a qualquer momento...e mesmo assim, estou vulnerável.

Sinto muito a mensagem ..... mas é o que penso e faço !!

O resto é Coelhinho da Páscoa, renas do Papai Noel .....

Jorge Carrano disse...

Enquanto isso 241 policiais civis e militares estão requisitados e a disposição da Assembleia Legislativa.

Ancelmo Gois, em 23 de julho em sua coluna.

Tem um tal de Paulo Melo que tem 26 a sua disposição.

Cacilda!!! Vai ter medo assim na ... deixa pra lá.