24 de julho de 2017

A criminalidade alimenta a economia, que desperdício

Não e trata de apologia ao crime.      Apenas registro fatos de todos conhecidos.  Mas vamos parar para pensar. 

O futebol também movimenta cifras astronômicas e nós comentamos, aprovando ou desaprovando o que por vezes extrapola o razoável.

Sucesso atual de vendas, em falta no mercado, as tornozeleiras eletrônicas são o produto do momento. Com demanda maior do que o iPhone 7 PLUS 256GB.


Este item – tornozeleira -  é de uso mais recente, mas os cadeados são muito antigos. Porteiros eletrônicos e câmeras de segurança, de aplicação mais recente, estão sendo instaladas em residências, lojas comerciais e condomínios.


Estes, os condomínios, desde há muito são cercados por gradis. Antes de ferro e agora de alumínio. Ou mais modernamente mistos. Barras de alumínio e vidro.


Vidro, por exemplo, é  outro produto muito vendido, e não só por razões estéticas ou de custo. Agora são blindados, temperados, a prova de balas. Por que?

Carros blindados são cada vez mais procurados e vendidos. Alarmes e trancas de direção. Coletes a prova de balas também deixaram de ser de uso da polícia, apenas.

E o inútil, nos dias de hoje, olho-mágico?

Gás de pimenta, bombas de efeito moral, tanques com canhões de  jato d´água, escudos e máscaras contra gazes e outros itens são usados em tempos mais recentes pelas forças policiais, no mundo todo.


Armamentos para policias, munições, viaturas, uniformes (roupas e calçados), novos presídios, bloqueadores de sinais de celulares, serventias judiciais na área criminal ( juízes, escreventes) e nos Distritos policiais, delegados, investigadores e inspetores, peritos e outros envolvidos como carcereiros, agentes penitenciários. Muita gente empregada contra a criminalidade.

Se todos fossem honestos, respeitassem o direito alheio, cumpridores de suas obrigações ... economizaríamos bilhões em recursos financeiros e principalmente milhões de vidas.

Quanto o combate à criminalidade alimenta a economia mundial?

Que saudade do ladrão de galinha e do punguista que sem violência e muita habilidade surrupiava nossa carteira na Av. Rio Branco,  na hora do rush. 

Antigamente achávamos (eu inclusive) que as artes marciais ajudavam na defesa pessoal. Hoje o que se pode fazer contra os fuzis e metralhadoras utilizados pela bandidagem? 

De que valem o jiu-jitsu, o karatê e o judô?



Agora imaginemos esta montanha de dinheiro, de recursos públicos, gatos com segurança pública, sendo aplicados em programas sociais, creches, escolas, ensino técnico, hospitais e clínicas bem equipadas, com pessoal qualificado. 

Imaginemos portos e rodovias modernos. O que não seria este país onde o sol bilha o ano todo, onde se plantando tudo nele dá?

5 comentários:

Riva disse...

Não assisto, mas sei o tema da novela da Grobo em horário nobre. Um nojo, a propaganda do MAL.

Não tem solução, porque vende ....

Um BRASIL BANDIDO !

PS: já me impus um toque de recolher às 21h, diariamente. Nem pensar em ir a lugar nenhum. Aconselho ...

Ana Maria disse...

A senadora gaúcha Ana Amélia apresentou um projeto ao senado onde propõe que as tornozeleiras sejam pagas pelo preso. Será uma enorme economia.

Jorge Carrano disse...

Não sei se é lenda, ou folclore consta que na China o custo do projetil (bala) utilizado na execução de condenado à morte, por tiro na nuca, é debitado à família.

Jorge Carrano disse...

Achei uma referência sobre cobrar da família.

http://umavidanachina.blogspot.com.br/2014/12/pena-de-morte.html

Riva disse...

Sim , na China se cobra a bala da família do executado. Tornozeleira claro tb deveria ser assim. Paga o vagabundo !!