31 de agosto de 2014

Tartarugas, e agora também os botos

Em fevereiro do ano passado relatei uma caminhada, no calçadão de Icarai/Flechas, quando constatei duas coisas curiosas. 
(http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/02/caminhada-na-praia-com-pombos-e.html)

A primeira, a grande quantidade de pombos, na areia, em busca de alimentação. Parece que as pessoas, agora mais conscientes, resolveram parar de alimentar os pombos nas praças e nos peitoris das janelas.

A solução, ou uma delas, encontrada por esta ave de vida urbana, foi procurar o litoral em busca de alimentos (sedimentos, pequenos resíduos) trazidos pelas ondas e depositados nas areias.

A segundo, mais surpreendente, foi a existência de tartarugas vivendo nesta baia poluída. O habitat fica num ponto próximo à Pedra de Itapuca, no trecho em que o calçadão se alarga, bem na divisa entre as praias João Caetano (Flechas) e Av.Jornalista Alberto F. Torres (Icarai).

No local existem bancos de madeira onde é possível pegar um solzinho e apreciar a baia, tendo o Rio de Janeiro como pano de fundo. Se a manhã está clara, como são as de outono, divisa-se perfeitamente os contornos dos prédios e dá para ver nitidamente os morros do Rio. Pão de Açúcar e Corcovado inclusive.

No domingo passado sentamos, eu e Wanda, alguns minutos  para apreciar a paisagem. Havia um sol bonito. E não é que estavam lá as tartarugas. Ou seja, não foi um caso isolado e episódico a presença delas bem ali, quase junto ao calçadão, há pouco mais de um ano.


Pedra do Índio
E não se trata de um indivíduo da espécie. São vários. Diferentemente da garça, branquinha, que vive isolada na Pedra do Índio um pouco mais adiante no sentido Flechas/Icarai, ou, para os mais antigos moradores da cidade, no sentido do Canto do Rio.

Os mais jovens pensam que Canto do Rio é apenas o clube da cidade que até já disputou o campeonato carioca de futebol. Mas na verdade o finzinho da Praia de Icaraí, quando a faixa de areia é interrompida pois esbarra no morro onde existe a Estrada Fróes, em direção a São Francisco, que já perdeu o Saco faz tampo, aquele trecho onde já houve até um bar funcionando entre as duas pistas, como se fosse uma ilha, chama-se Canto do Rio.

Havia um bonde que circulava com este nome. Era uma linha que, como todas as demais, iniciava seu percurso na Praça Araribóia, então denominada Praça Martim Afonso e percorria toda a orla de Icarai.
Boto saltando
Este episódio, do último domingo, passaria em branco, inclusive porque já escrevi sobre as tartarugas que estão ali, vez ou outra erguendo as cabeças acima da linha do mar, se hoje não tivesse sido publicada uma matéria, nos jornais diários, sobre a volta dos botos à Baia da Guanabara.


Simpáticos golfinhos, de volta à Guanabara

Como sabem os botos são na verdade golfinhos. Dóceis e sociáveis, que adoravam acompanhar  as barcas e lanchas que faziam  a travessia  Rio- Niterói, em priscas eras, quando eu, morador de Niterói, trabalhava do outra lado da baia.

Pedra de Itrapuca
Se você mora em Niterói e tem o hábito de caminhar, vale dar uma parada mais longa no trecho que mencionei e ficar admirando as tartarugas (elas ficam bem próximas a maior pedra existente naquele local, antes da Itapuca). Tem banco para sentar se lhe aprouver.

E de quebra, se calhar, o que é bastante comum também, irá apreciar os assaltos das tainhas, que alcançam mais de 30 cm, acima do mar.

O que dizer sobre o programa de despoluição da Guanabara, quando vemos nos telejornais aquela imensa quantidade de detritos, objetos em geral, plásticos,  e esgoto despejado em quantidade assustadora?

Se os botos e as tartarugas, além das cocorocas fisgadas pelos pescadores amadores de Icaraí estão sobrevivendo aos 18.400 litros de esgoto não tratado, despejados por segundo na baia,  imaginem se realmente o programa fosse levado a sério e as pessoas que moram nas margens dos rios que desembocam na baia deixassem de despejar seus lixos nos riachos.

Aconteceria aqui o que os londrinos conseguiram com o Tâmisa, que de esgoto a céu aberto, durante muito tempo, agora abriga mais de uma centena de espécies de peixes, inclusive salmão, que como sabemos é muito sensível à poluição.


Tâmisa com a Torre de Londres
Sessões do Parlamento inglês chagaram a ser suspensas em virtude do fedor que o rio exalava, no século XIX.

Depois de ler matéria sobre poluição na Baia de Guanabara e ver foto reveladora de um cenário de sujeira, num local denominado "Buraco do Boi", fui ao Google para localizar onde fica o tal trecho da baia, em Niterói, e encontrei a foto que ilustra  a matéria. Ei-la abaixo:
(foto de Custódio Coimbra, em https://www.google.com.br/search?q=buraco+do+boi+em+niter%C3%B3i&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=yM4AVJCBD8O1ogSNnYDYAQ&ved=0CCsQsAQ&biw=1242&bih=567)



As Olimpíadas estão chegando (2016) e esperemos que as provas que serão realizadas na Baia de Guanabara não sejam motivo de mais uma vergonha nacional, frente ao resto do mundo.

Imagens: Google

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Hoje, domingo 31 de agosto, com o mar mais agitado, com ondas mais elevadas, boas para a prática do surf, não foi propício para apreciar as tartarugas. Diferentemente do domingo passado.
Em contrapartida o espetáculo propiciado pelas amendoeiras dispostas enfileiradas, ofereciam um lindo espetáculo multicolorido. Olhando-se de uma extremidade para outra no calçadão, o que se via eram as folhas de tons que variavam do amarelado ao avermelhado, passando pelo alaranjado. E desprendendo-se a mais leva brisa que corria.
Lindo de ver. E não fosse o risco de entupimento dos boeiros eu defenderia a tese de que não deveriam ser recolhidas do chão, pois formavam um tapete dégradé (degradê, em português) bonito de ver.
Belo domingo de sol. Viva o sol!

Riva disse...

Acabamos de chegar do footing pelo calçadão de Icaraí, que sempre termino no Canto do Rio, fazendo alguns exercícios para espantar a velhice.

Como você disse, Carrano, o mesmo Canto do Rio onde há quase 60 anos meu querido pai encostava seu Ford 41, e comprava deliciosos cachorros-quentes nesse bar que existia na pracinha. Era programa dominical !

Sim, as folhas das amendoeiras amarelaram e caem ao mais fraco sopro de vento, inundando o calçadão com seu colorido degradê. Está muito bonito mesmo.

Dói ver cenário tão bonito numa linda cidade abandonada por sua "prefeitura". O jornal O GLOBO de hoje, em seu Caderno Niterói, está negativamente arrasador. Vou escrever no Facebook sobre isso, compartilhar minha tristeza com o abandono da cidade.

Freddy disse...

O referido bar no Canto do Rio é uma das lembranças de minha infância que ainda persiste. Naquele tempo minha mãe ainda enxergava e os dois tomavam chopp, enquanto a gente tomava refrigerante e todos (incluindo nossos avós maternos) degustávamos sanduíches. Ah, sim, não tinha Lei Seca...

Eu gostaria de caminhar pela orla, mas confesso que tenho receio. Ficar sentado apreciando a paisagem é algo impensável por causa da possibilidade de assaltos. No mínimo ficar circulando e de olho em tudo e em todos...

É como vivemos em Niterói hoje em dia...
=8-/
Freddy

Ana Maria disse...

Se vocês se candidatarem ao cargo de prefeito, podem contar com meu voto.rs

Riva disse...

Há muitos anos, na década de 90, cheguei a me inscrever no PV, com intenções eleitoreiras mesmo, já naquela época mal impressionado com o nível de gestão na cidade. Me desfiliei por conselho de amigos que me conhecem muito bem, meu estilo. Não ia acabar bem ...

Também me matriculei na Candido Mendes para fazer Direito, na mesma época, revoltado com a incompetência dos advogados que cuidavam de algumas coisas para mim e para minha mãe (ainda não conhecia o Carrano, é bom que fique registrado).
Um grande amigo, hoje atuando na política local, também me falou : Paulinho, vai lá e cancela a matrícula. Te conheço, e você vai enfartar na 1ª audiência ! Tudo é muito injusto ...

Fui lá e cancelei a matrícula.

Atuo em gestão desde 1977, e posso dizer com muita tranquilidade, que estamos envoltos aqui em Niterói, num mix de incompetência com irresponsabilidade e desdém com a cidade, em vários níveis.

Hoje postei no Facebook esse assunto. Vejam um resumo do texto :

Vejam um clipping SÓ com notícias desse Domingo :

- alunos do Gay Lussac não querem retornar à escola, assustados com a violência no local .... imaginem nos bairros mais pobres
- EMUSA mais suja que pau de galinheiro, deve mais de 1 milhão à Receita e à Previdência
- Fundação Municipal de Saúde não paga gráfica que faz holerites de médicos dos hospitais municipais
- Empresas de telefonia celular desrespeitam Lei 3.082/14 sobre cabeamento subterrâneo na cidade. Enchem os postes com fios nas barbas da pseudo prefeitura
- BARCAS SA desrespeita acessibilidade para deficientes físicos
- Flanelinhas lotearam o Centro da cidade
- LIVRO da COPA - alunos e pais atestam que foi brinde ! Quase 500 mil reais, e com erros grosseiros
- Retroescavadeira da CLIN, sem placa, circulando pela cidade, e quebrando o calçadão de Icaraí para entrar na areia
- ruas inacessíveis para deficientes físicos (manchete de hoje no GLOBO NITERÓI
- Lojas vendendo ilegalmente sprays para menores
- Marquises em mau estado, ameaçando pedestres
- Assaltos diários em qualquer local a qualquer hora
- Prefeitura corta árvores com mais de 35 anos no Vital Brazil !!
- IPTU dos mais caros do país
- ciclovia sendo implementada de qualquer maneira, pondo em risco todos os envolvidos ... a Estrada Fróes está perigosíssima para motoristas, pedestres e ciclistas !!

Sds TEtRAcolores

Jorge Carrano disse...

Você está falando de Niterói ou descrevendo o mapa do inferno?

Freddy disse...

É que ele anda pouco por São Gonçalo...

==8( Freddy

Ana Maria disse...

Pelo visto eu tenho que continuar na serra, apesar do frio de 0º.

Jorge Carrano disse...

Fica por aí, e procura o ponto mais elevado. Por motivos óbvios, o "Dedo de Deus" seria o melhor lugar porque se Ele não for capaz de protege-la, então tudo está perdido mesmo.

Jorge Carrano disse...

Para quem não sabe Ana Maria mora em Teresópolis.

Jorge Carrano disse...

Ontem, dia 6, e hoje domingo dia 7 de setembro, as tartarugas estavam lá.
A maré esteva tão baixa nestes dois dias, que era possível chegar às pedras do Indio e Itapuca sem molhar os pés.
Caminhando sobre as pequenas pedras que ficam submersas normalmente e que devido a maré ficaram expostas, ou mesmo pela porção de areia existente ente as mesmas simbólicas pedras e o calçadão, também encoberta pelas águas o mais das vezes.

Jorge Carrano disse...

Em sua coluna em O Globo, edição de sexta-feira, 15 de setembro, a jornalista Ana Claudia Guimara~es cita o aparecimento de 5 tartarugas na praia de Itacoatiara. E publica foto.