14 de agosto de 2014

Mosteiro Zen Morro da Vargem (ES)


O Mosteiro Zen Morro da Vargem fica em Ibiraçu, a cerca de 80 minutos de carro de Vitória (ES). É uma antiga fazenda de café, que teve sua área de 150 hectares reflorestada com espécies da Mata Atlântica.

O lugar é habitat para inúmeras espécies de macacos, papagaios e outros animais, alguns ameaçados de extinção.

O Mosteiro, que completa 40 anos em 2014, segue a tradição soto zen, a escola criada por Dogen Zenji (1200 – 1253) e atualmente a linha zen mais difundida no Ocidente.

Foi o primeiro Mosteiro Zen da América Latina e seu nome em japonês - Hakuun Zan Zenkoji – quer dizer Templo da Luz do Zen.

Amanhã, sexta-feira, dia 15 de agosto, o Globo Repórter trará matéria sobre o projeto Zenzinho, realizado pelo Mosteiro desde 1996.

A água que jorra é potável, cristalina e gelada.
Nesse projeto, as crianças aprendem a adotar atitudes simples, como arrumar sua própria cama, lavar o prato depois das refeições e não desperdiçar nada. Por exemplo, não podem deixar restos de comida no prato.

Essas atitudes fazem parte da rotina do Zen Budismo (e de outras tradições também), e são uma prática que deveria fazer parte da formação de qualquer cidadão, independente de sua preferência religiosa.



Imagens de sinos, um do Hato (templo da oração) e outro do refeitório.

Nota do editor: as informações sobre o Mosteiro me foram passadas por meu filho homônimo e primogênito, que fez meditação, durante uma semana, naquele aprazível local, no mês passado. A informação sobre a matéria do Globo Repórter está na programação da emissora.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

Sobre outro Centro Budista, leiam em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/search?q=3+coroas

Jorge Carrano disse...

A foto com a água corrente, de fonte natural, foi acrescentada a posteriori, pois não estava disponível quando publicado o post.

Riva disse...

Imperdível.

Jorge Carrano disse...

O que é imperdível, caro Riva? O Mosteiro do Morro da Vargem ou o Globo Repórter que focalizará o local (rsrsrs)?
Quem sabe os dois, não é?

Jorge Carrano disse...

Aos domingos a visitação está aberta ao público em geral.
Nos outros dias depende de agendamento.

Jorge Carrano disse...

Conforme antecipado no post, o programa Globo Repórter de hoje, dia 15 de agosto, teve um bloco sobre o projeto Zenzinho desenvolvido no Mosteiro Budista Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Espirito Santo.
A matéria do programa versava sobre preservação da Mata Atlântica. E o local onde está localizado o templo budista era uma antigo cafezal e estava abandonado, degradado, devastado, tendo sido reflorestado pelos monges.

Jorge Carrano disse...

Na China, no mosteiro budista de Longquan, que tem mais de 100 anos, tem um robozinho, fruto de trabalho de pesquisa lá mesmo realizado.

O tal robô, que já participou de feira de Inteligência Artificial, responde perguntas sobre budismo e filosofia.

Uma equipe de mais de 100 monges , entre programadores , matemáticos e físicos, trabalha já na segunda geração do robô, que além de falar inglês, responderá perguntas em outros idiomas e travará diálogos.

O monge-robô é uma celebridade.