16 de agosto de 2014

Prato cheio para quem gosta de futebol

Parece que, felizmente, está ficando para trás a ideia de que o Brasil é o país do futebol e que o nosso é o melhor do mundo. Isto já era e faz tempo.

E não foi só o desastre dos 7X1 que expôs nosso atraso. Isto mesmo, não só predemos a condição de liderança, ou exemplo de bom futebol, como fomos ultrapassados por vários outros países, que evoluíram taticamente nos gramados, e fora deles dão banho de eficiência em planejamento, organização e marketing. Estamos atrasados e temos que correr atrás.

Até lá, vamos nos contentar com os campeonatos europeus que estão começando a temporada 2014/2015.

A Premier League inglesa começa hoje com bons jogos e amanhã será completada a rodada. Hoje, às 13:30 h tem jogo do Arsenal, que apresentará algumas novidades no elenco. Não sei se o Alexis Sánchez  - chileno bom de bola - irá estrear. Estava mal aproveitado no Barcelona, mas é bom jogador.

Já estavam no elenco os alemães, campeões mundiais, Podolski, Mertesacker e Özil.

A disputa entre Manchester City, Manchester United, Chelsea e Arsenal será  bem  interessante. Sem contar algumas surpresas que todo ano aparecem.

Para mim está começando a alta temporada de futebol: campeonatos inglês, espanhol e alemão (que são os que acompanho)  pelos canais ESPN e FOX Sports.

E não demora começa a fase mais aguda da Champions, competição que deixa Libertadores e até o Mundial de Clubes no chinelo.

Bons estádios, ótimos gramados,  juízes que deixam o jogo rolar, público que lota os estádios e a fina-flor dos melhores jogadores do planeta em ação.

Exemplos?  No Real Madrid veremos, juntos: Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, James Rodriguez e Di Maria. No  Barcelona: Messi, Neymar, Luis Suárez e Iniesta.

Bem, quem não assistir vai perder. Ou não gosta de futebol.


14 comentários:

Jorge Carrano disse...

Na abertura do campeonato, às 9:00 h, no Brasil, o poderoso e vitorioso Manchester United, jogando em casa, no Old Trafford, diante de pouco mais de 75.000 (eu escrevi setenta e cinco mil pessoas), e na estreia de seu novo treinador, o holandês, também vitorioso Louis van Gaal, perdeu para o modestíssimo Swansea, da pequena cidade do mesmo nome, localizada no Pais de Gales, perdeu por 2X1.
O Swansea está conseguindo um feito raro, que é o de permanecer na primeira divisão inglesa pela quarta temporada seguida. Como o Pais de Gales não tem uma liga de futebol profissional (como Escócia e Irlanda têm), seus times podem disputar a liga inglesa, desde que percorrendo todo o caminho, ou seja, começando na quarta divisão.
Outro fato interessante, para mostrar o tamanho da importância do futebol na Inglaterra, ainda há pouco, pela segunda divisão, o londrino e recém-rebaixado Fulham, foi derrotado na estreia pelo Ipswich Town, que briga sempre para não cair para a terceira divisão. A curiosidade é que o Fulham tem seu estádio, desde de 1896 (Craven Cottage), situado bem às margens do Tâmisa, e é comum muitos de seus torcedores dirigirem-se ao estádio de barco ou lancha, navegando pelo citado rio londrino.

Riva disse...

Estou cada vez mais estranho em relação a futebol.

Não consigo acompanhar NENHUM campeonato que não seja o Brasileiro, e mesmo assim, só vejo jogos do FLU.

Das ligas de fora, assisto eventualmente somente os clássicos entre Real x Barcelona, e alguns da Inglaterra. Acho um saco os jogos alemães e italianos. Francês então nem pensar .....

Hoje no entanto acredito que Vasco x Ceará deve ser um jogo interessante de assistir, principalmente pelo Magno Alves.

Pra quem não sabe, o Magno fez há muitos anos um intensivo treinamento para goleador, baseado no posicionamento, frieza, calma do Romário. Esse treinamento era particular, e foi iniciado quando ele estava saindo do FLU. Vejam o resultado ..... o cara é um matador nato.

O último gol contra o INTER na 4ª feira mostra todas as qualidades adquiridas pelo Magno Alves, apelidado de Magnata.

E amanhã o FLU dá continuidade à sua descida pela ladeira, perdendo para o poderoso Botafogo ...só espeo que não seja de mais de 5.

Jorge Carrano disse...

Bem, o Arsenal estrepou com vitória. Não foi fácil porque o Crystal Palace tem um jogo defensivo muito forte. É um dos 6 clubes ingleses da primeira divisão sediados na capital da Inglaterra.
Pela ordem: Arsenal, Chelsea, Tottenham, Queens Park Rangers, Crystal Palace e Fulham.
Digam aí uma capital de pais grande que tenha seis equipes na primeira divisão, nos respectivos países.
Manchester tem dois bons times e Liverpool também.

Agora falta o Vasco daqui a pouco. Vamos ver se o time embala e vai se garantindo entre os 4 melhores.

Riva disse...

Carrano, vc que é um especialista em futebol inglês ..... esses times têm torcida mesmo em Londres ?

Eu sempre simpatizei com o Tottenham Hotspur, desde pequeno, desde garoto.

Quando acompanhava os resultados no exterior, ficava louco de manhã aguardando jogarem o Correio da Manhã na minha varanda (meu avô tinha assinatura), para saber alguns resultados. E não sei porque, sempre curti muito o Tottenham e o Celtic de Glascow.

Quem era muito louco pelo futebol da Europa, principalmente Portugal, era o meu sogro, torcedor do Benfica.

Infelizmente faleceu sem curtir essas transmissões ao vivo das ligas que temos hoje .... algo inimaginável para nós há 25 anos.

Riva disse...

Fim do 1º tempo 1x0 Vasco com golaço do Gladiador.

Vasco jogando bem na defesa, e o ataque é bem ruim. Mas o Ceará não consegue nada !

Riva disse...

Olhem a estréia do spray na Inglaterra : kkkkkkkkkkkkk

http://espn.uol.com.br/post/432981_juiz-se-atrapalha-todo-e-espirra-spray-na-cara-de-cazorla-assista

Jorge Carrano disse...

Vamos por partes:
Com a vitória do Vasco poderia dizer que não falta mais nada. O pai de um amigo (já falecido) diria que ainda falta uma coisa para o final de semana futebolístico ficar perfeito: o Flamengo perder amanhã.

Até onde apurei in loco e através das transmissões que acompanho há alguns anos, a torcida de Londres é bem fragmentada. São muitos clubes e mesmo os de menor expressão têm uma boa torcida (mais do que o América - rsrsrs). São fundados há muitos anos e já viveram bons momentos. Todos têm estádios, maiores ou menores, mas charmosos e mandam seus jogos "em casa".
Nos últimos anos, depois da entrada de grana do magnata russo e Tottenham cresceu muito por causa de títulos conquistados, principalmente sob o comando do Mourinho.
Parece, não estou seguro (posso estar enganado), que o Tottenham tem raízes entre os judeus da cidade. É, ou era, o grande rival do Arsenal na cidade, porque são vizinhos no norte de Londres.
A situação de Londres é peculiar. Por exemplo em Liverpool metade da cidade é vermelha (time do mesmo nome) e a outra metade é azul (Everton). O mesmo ocorre em Manchestar, pois o United e o City dividem a torcida local.

Eu assisti (o FOX Sports transmitiu) a trapalhada do juiz como spray. Falta absoluta de prática com um apetrecho novo para eles.

Voltando ao Vasco, o que me agradou hoje foi a combatividade da equipe. Técnica mesmo não apresentou.

Jorge Carrano disse...

Nesse caso, Riva, agora com você conheço dois importantes torcedores do Tottenham. O outro é o Luis Fernando Veríssimo.
E por falar, de novo, no time londrino, o Paulinho volante da seleção brasileira e estrela do Corinthians, não ficou nem no banco hoje. E a vitória do Tottenham foi heróica jogando na casa do adversário e com zagueiro expulso no primeiro tempo.

Freddy disse...

Sobre o Vasco e pouca técnica...
Pelo menos até então parte do problema está equacionado: é a defesa menos vazada, pois tê-la uma peneira é que rebaixou o Vasco nas duas vezes - tinha até um ataque razoável.
Contudo, minha opinião: acho que para sair da série B tem de ter é combatividade e ferocidade mesmo, claro que ao menos acertando o gol, não é? Técnica e jogo bonito é coisa de série A...
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Assisti ao jogo pelo canal da Rede TV, com narração do Silvio Luis. Além de não haver atualizado seu repertório de piadas, passa informações, até geográficas, erradas para os telespectadores.
As câmeras mal posicionadas eram obstruídas por bandeiras desfraldadas por torcedores e o cara da mesa de corte ou nunca assistiu jogo de futebol ou bebeu todas ou estava sonolento. Não conseguia mostrar o lande de bola. No primeiro gol da Vasco a câmera exibia a imagem tomada atrás do gol. Uma lástima.

Jorge Carrano disse...

Espero que o Dunga não tenha assistido ao jogo do Liverpool, hoje. O Phelippe Coutinho jogou mal e foi até substituído.
Mas é um de meus nomes para o maio de campo. Tem bom passe e visão de jogo.

Jorge Carrano disse...

Vejam se não tenho razão:
http://espn.uol.com.br/noticia/449856_apos-levar-8-a-0-goleiro-quer-que-elenco-do-sunderland-reembolse-torcedores

Jorge Carrano disse...

Vejam a diferença:
http://espn.uol.com.br/noticia/450249_apos-sofrer-goleada-vexatoria-sunderland-oferece-reembolso-de-ingressos-a-torcedores

Jorge Carrano disse...

Campeonato cearense de 2015:
Quixadá x Icasa tem apenas sete pagantes e renda de R$ 70.