20 de janeiro de 2011

Unforgettable mesmo

Com efeito, nunca esquecerei da cara que fez a caixa/vendedora.

O Joaquim Ferreira dos Santos, em sua coluna d’ O Globo, narrou a história de uma amiga que pediu o CD da Maria Callas, e a jovem vendedora disse: “Tenho, mas a pronúncia não é essa. É Maráia Quéri.”

Foi lendo esta nota, que lembrei da história que comecei a contar, lá no alto, sobre a cara da vendedora, que era, também, a caixa, da loja de discos no Shopping Eldorado, em São Paulo, há alguns anos.

Na época uma gravação da música Unforgettable, com o Nat King Cole fazia o maior sucesso nas paradas e era executada ad nauseam, nas rádios pelo mundo.

Na verdade tratava-se de uma mixagem, feita partir da gravação original do Nat King Cole, já então falecido, intercalada com a voz de sua filha Natalie Cole.

Como o Nat deixava um intervalo bem grande entre a vocalização de um verso e outro, foi possível encaixar a voz da Natalie repetindo o mesmo verso. O resultado até ficou interessante, mas só.

Deu-se que achei numa das vascas (bancas) expostas na loja, uma gravação do Nat King Cole Trio, antiquérrima, do tempo em que ele era apenas um (excelente) pianista.

Feliz da vida peguei o CD e dirigi-me ao caixa, para a dolorosa missão de pagar e embrulhar minha preciosidade.

Quando entreguei o CD à caixa, ela me olho fixamente e informou: “Olha, não tem Unforgettable, não”.

Também olhando para ela, e com um sorriso que pretendia que fosse a um só tempo irônico e simpático, respondi: Ótimo, graças a Deus!

A moça, coitada, não entendeu nada. Nada sabia de seu ofício. Nunca passou pela cabeça dela que alguém pudesse, nos dias que então corriam, comprar o CD do Nat King Cole, sem a faixa Unforgettable. Pior, o Nat King Cole nem cantava.

Mal sabia que eu estava comprando uma raridade. O CD, que conservo com o maior carinho, tem por título “The Best of The Nat King Cole Trio”.

Somente instrumental, tem 18 faixas de clássicos do cancioneiro americano, executados com sabor jazzístico, entre outras: “The Man I Love”; “Body and Soul”; Sweet Geórgia Brown”; Moonlight in Vermont”.

Morram de inveja.

Um comentário:

Juliana Carrano disse...

O que consegui tirar de lição é: veja muito bem quem você vai contratar para sua loja!
Bjs