19 de dezembro de 2025

Primeiro mundo é outra coisa ...

Sorte, não, já me corrijo, a competência do governo de Vancouver, no Canadá, preservou o que a natureza criou fiel ao seu papel no universo. E hoje podemos admirar.

O que vemos nas fotos abaixo, é o Siwash Rock  um famoso monólito de basalto no Stanley Park, em Vancouver, uma formação rochosa de 32 milhões de anos na Baía de Burrard, conhecida por sua forma de pino de boliche e pela lenda indígena Squamish de um homem altruísta transformado em pedra como recompensa, servindo como um símbolo de "paternidade limpa" e sendo um marco icônico do parque. 

Observem o arbusto, quase árvore, em seu topo.



Aqui em Niterói, um gênio, geólogo de araque, se arvorando como curador da natureza, mandou arrancar o arbusto que crescia na Pedra de Itapuca, que foi durante anos o símbolo da cidade, sob alegação de salvar a formação rochosa.

Abaixo fotos do acima comentado, sendo que a da direita do caro leitor, não se verá mais ao natural, nas caminhadas matinais pelo calçadão, porque o diligente guardião das leis da natureza lotado na PMN, entendeu perigoso.


   
Deve ser o mesmo que sugeriu a reserva artificial de restinga em Icaraí. A ideia, em si, era interessante. Mas a realização foi desastrosa.

Ele não sabe ou que é restinga, não sabe nada de botânica, uma lástima.

In memoriam


Nenhum comentário: