Os estoicos são seguidores da filosofia grega antiga conhecida como estoicismo, que prega a busca pela virtude, razão e autocontrole para alcançar a felicidade e a serenidade. Essa filosofia ensina a focar no que pode ser controlado (pensamentos e ações) e a aceitar o que é inevitável e externo (como o tempo e a morte). Os princípios estoicos incluem cultivar a sabedoria, justiça, coragem e autocontrole, além de viver em harmonia com a natureza.
Foi amplamente desenvolvida por pensadores romanos como Sêneca, Epiteto e Marco Aurélio.
![]() |
| Marco Aurélio |
![]() |
| Seneca |
![]() |
| Epictetus |
Não sou apaixonado, nem estudioso e nem mesmo curioso pela filosofia, entretanto alguns pensamentos, conceitos, frases, são tão fortes e me dizem tanto que ficam registradas na memória. É o caso do pensamento abaixo, de Sêneca, talvez a maior referência entre os estoicos, que considero irretocável:
Outro pensamento estoico, este atribuído a Epicteto, também é sábio:
A chave para o estoicismo é entender a distinção entre o que está sob nosso controle (nossas opiniões, desejos, ações) e o que não está (eventos externos, o corpo, a morte, as opiniões alheias).






5 comentários:
Marco Aurélio foi um imperador romano (161-180 d.C.) e um proeminente filósofo estoico, conhecido como o "imperador-filósofo". Seu legado reside em sua obra "Meditações", um diário pessoal com reflexões sobre virtude, dever e a condição humana. Ele é lembrado por tentar viver seus princípios estoicos na prática, enquanto governava um império marcado por conflitos, epidemias e desafios políticos.
Isto prova que não há incompatibilidade entre governança e cultura.
É possível ser um governante sendo também um homem das letras e da ciência. Mais ainda, do pensamento.
Recado para Lula. Semialfabetizado.
Antes que eu esqueça, recado também para o negacionista, ora presidiário, Jair Messias Bolsonaro.
“Tudo o que nasce está destinado a morrer. Tudo o que floresce está destinado a murchar. Não é punição. É lei.”
O diálogo em ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS entre o GATO DE CHESHIRE e ALICE com certeza foi inspirado nessa frase de Sêneca .....
Alice, numa bifurcação, pergunta ao Gato qual caminho escolher. E o Gato pergunta o que ela quer ao chegar lá....e Alice não sabe o que quer.
O Gato então diz que qualquer caminho lhe serve.
Por falar nessa fábula, A RAINHA DE COPAS me lembra o Gilmar Mendes !!!
( do Dr Goo sobre a personagem) : O maior interesse da déspota parece ser mesmo o de dominar a população, governando através do medo e ilustrando os efeitos nefastos do poder autoritário e inquestionável.
A Rainha também representa um sentido totalmente invertido de justiça que se materializa através de um julgamento absurdo e sem leis, símbolo da insegurança e subserviência daqueles cidadãos.
O pensamento acima está em:
https://crusoe.com.br/noticias/cronica-estoica-a-brevidade-da-vida/
Postar um comentário