10 de dezembro de 2025

"Niterói, o Rio de Janeiro que deu certo"

Exageros à parte, Niterói sempre foi uma boa cidade para se viver. Melhorou, mas piorou. Paradoxo?

De aldeia global, conhecida carinhosamente como Nikity, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, cresceu muito com a mudança do Distrito Federal para Brasília e a construção da ponte que a liga à cidade maravilhosa da consagrada canção. E o crescimento trás transtornos.

Mal comparando é como se tivéssemos descoberto um lugar charmoso, intimista, em Paris ou Viena, onde se comia bem e barato, e porque alardeamos e indicamos para amigos e parentes se transformou, cresceu, virou point, e o serviço perdeu qualidade.

Niterói agora virou moda; mais recentemente, está sendo promovida nas mídias, ad nauseam, talvez graças aos órgãos de comunicação oficiais, tipo secretaria de comunicação social, serviço de relações públicas ou outros organismos de divulgação, públicos ou privados.

O título desta postagem foi clonado da matéria encontrável no link a seguir:

https://www.tupi.fm/entretenimento/uma-das-melhores-cidades-cariocas-para-viver-e-estao-chamando-de-o-rio-de-janeiro-que-deu-certo/

Mas pesquisa Google revela que ""Niterói, o Rio de Janeiro que deu certo" é um apelido popular que reflete a percepção de que a cidade oferece alta qualidade de vida, segurança e bons serviços, contrastando com problemas urbanos do Rio de Janeiro, destacando-se pelo IDH elevado, infraestrutura, natureza preservada, arquitetura de Niemeyer e economia forte, sendo vista como um exemplo de desenvolvimento metropolitano com bem-estar"".

Sim, tem mazelas, mas Nova York também, Madrid também ... onde não tem? Talvez em locais que não conheço.

Niterói não é só um belo layout, e parcialmente é, mas oferece outros atrativos de vida com padrões, ainda, aceitáveis.







Quem é daqui não chama a rua Presidente Backer (CEP: 24220-000) de Presidente Beiker, e conhece os lugares das fotos. Até mesmo a Biblioteca Pública Municipal, na Praça da República, do outro lado da Câmara Municipal (abaixo):


Estilo arquitetônico clássico, assim como o da Faculdade de Direito, da UFF, abaixo:


Por favor, não fiquem tentados a mudar para cá.


Nota: mais sobre o assunto em:

https://www.google.com/search?q=niteroiu+o+rio+de+janeiro+que+deu+certo&oq=&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCQgAECMYJxjqAjIJCAAQIxgnGOoCMgkIARAjGCcY6gIyCQgCECMYJxjqAjIJCAMQLhgnGOoCMgkIBBAjGCcY6gIyCQgFECMYJxjqAjIJCAYQIxgnGOoCMgkIBxAjGCcY6gLSAQkxNTU4ajBqMTWoAgiwAgHxBUKMN-ZO3H0y8QVCjDfmTtx9Mg&sourceid=chrome&ie=UTF-8

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Sou carioca autêntico, do Andaraí, zona norte da cidade.
Meus pais mudaram para Niterói quando eu contava 3 anos de idade. Isto em 1943, plena II Guerra Mundial.
Gosto daqui.

Jorge Carrano disse...

Exagero inconcebível comparar Niterói com o Rio de Janeiro.
Somos dois cordiais vizinhos de boa convivência.

RIVA disse...

Não acho que tenha dado certo, muito menos qualquer comparação com o Rio de Janeiro.
O trânsito é infernal, morte certa para quem necessitar uma ambulância. Muita insegurança à noite. Sofremos da proximidade com o Rio. Os meliantes vêm aqui, fazem cocô no quintal e fogem para o Rio.
Nos fins de semana, os cariocas lotam nossas praias. Tenho amigos e parentes em Camboinhas e Itacoatiara, é um caos segundo eles.

Muito se mostra da orla de Nikity, bonita , muito bonita....mas e o restante da cidade ? Fonseca, Cubango, Santa Rosa, Vital Brazil, Barreto, Engenhoca, Pendotiba .....

A famosa Região Oceânica é caótica em termos de ir e vir, como a Barra no Rio ... é morar e ficar por lá mesmo.

Enfim, não vejo nada para afirmar que deu certo.

Jorge Carrano disse...

O título da postagem não expressa necessariamente a opinião do blogueiro, o que parece ter ficado expresso no texto.
Esta é a enésima postagem sobre a cidade.
Já protestei pelo abandono em outros bairros que não a zona Sul e agora mais recentemente o Centro, que está sendo maquiado.
O orçamento do município permitiria fazer mais e melhor, a julgar pela arrecadação tributária (IPTU, ISS, alvarás) e os royalties que recebe.