17 de agosto de 2025

Botando onda

 

""Tirar onda" é uma expressão informal em português brasileiro com múltiplos significados, geralmente ligados a atitudes ou comportamentos de exibição, deboche ou provocação. Pode significar ostentar algo, fazer graça ou tirar sarro de alguém." (via Google)

Aqui não tiramos onda. E nem botamos. Aliás não botávamos, pois hoje vamos botar imagens de ondas, inclusive a da maior já surfada no Brasil, em Santa Catarina.

Lucas Chumbo surfista - Foto Tony Andrea
Um novo recorde de maior onda surfada no Brasil foi registrado em uma praia de Santa Catarina. O surfista Lucas Chumbo alcançou a marca de 14,82 metros no dia 30 de julho, na Laje da Jaguaruna, no Sul do Estado, a 157 quilômetros de Florianópolis. O local é conhecido como a “Nazaré Brasileira”. As informações são do ge

O recorde anterior era de 13,7 metros, conquistado pelo surfista de ondas grandes. Em entrevista, Lucas Chumbo contou como foi a experiência e a motivação para estabelecer um novo recorde no país.


Mais ondas. A organização do 7º Itacoatiara Big Wave (IBW) confirmou o sinal verde para a disputa da edição 2025 do campeonato internacional de ondas grandes, que acontece neste domingo (17), a partir das 7h, na Praia de Itacoatiara, em Niterói. A previsão é de um swell poderoso, com ondas entre 4 e 6 metros e ventos ideais para a prática do Tow In — modalidade em que os atletas são rebocados por jet-skis até as ondas.


https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/sc/brasil-tem-novo-recorde-de-maior-onda-ja-surfada-no-pais-veja-tamanho/

https://cidadedeniteroi.com/esportes/itacoatiara-big-wave-2025-emite-sinal-verde-em-niteroi/#google_vignette

ttps://www.waves.com.br/noticias/competicao/ct/wsl-tahiti-pro-2025-italo-ferreira-cai-nas-quartas/

14 de agosto de 2025

Nikity City

"Nikity City" é um apelido carinhoso para a cidade de Niterói, no Brasil. O nome surgiu a partir da forma abreviada de "Nictheroy", que era como a cidade era escrita antigamente. "Nicthy" foi uma abreviação comum, que com o tempo evoluiu para "Nikity".

Niterói é conhecida por ser um município com alta qualidade de vida e, segundo alguns indicadores, tem a segunda maior renda média mensal domiciliar per capita do Brasil. Além de "Nikity City", a cidade também é chamada de "Cidade Sorriso".

https://www.google.com/search?q=nikity+city&oq=nikity&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgBEAAYgAQyCQgAEEUYORiABDIHCAEQABiABDINCAIQLhivARjHARiABDIQCAMQLhivARjHARiABBiOBTIQCAQQLhivARjHARiABBiOBTIHCAUQABiABDIHCAYQABiABDIHCAcQABiABDIQCAgQLhivARjHARiABBiOBTIHCAkQABiABNIBCTk2NzZqMGoxNagCCLACAfEFJImrZLdW9_A&sourceid=chrome&ie=UTF-8#cobssid=s 



O Centro de Artes UFF, localizado em Icaraí, é um dos principais polos culturais de Niterói e referência na cena artística fluminense. Com uma programação diversa, o espaço abriga teatro, música, dança, exposições e o tradicional Cine Arte UFF, atraindo público de todas as idades.

PREOGRAMAÇÃO

Teatro: “Eu, Capitu”

Datas: 15, 16 e 17 de agosto

Horário: 19h

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: Gratuitos (retirada 1h antes do espetáculo)


Concerto: Quarteto de Cordas da UFF – “Modernistas em diálogo”

Data: 19 de agosto

Horário: 19h

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)


Visite o MAC



Orla das Praias: Flechas e Icaraí





Calçadão




11 de agosto de 2025

Dia dos Pais

Ontem, 10 de agosto de 2025, comemorou-se, no Brasil, o "Dia dos Pais".

Banho tomado, penteadinho e agasalhado (fazia frio), fui almoçar com filhos e netos. As noras, por sua vez, foram almoçar com os respectivos pais, como natural.



Além das muitas mensagens recebidas de outros familiares, amigos e clientes, ganhei de presente um livro do Otto Maria Carpeaux, intelectual brasileiro, por opção.



O tema do livro - música - confesso nunca esteve em minhas cogitações de leitura e, muito menos, de estudo.

Mas o apurado gosto do filho que me presenteou, somado à reputação e a eclética cultura do autor do livro, motivaram meu interesse na leitura, que iniciarei hoje mesmo.

Em conversa com o Riva, seguidor deste blog, contei que não tenho memória de comemorar com meu pai este dia especial.

Segundo a história, que pincei via Google, a celebração da data, no Brasil, ocorreu em 1953, através do jornal "O Globo", conforme matéria abaixo:

Anúncio do primeiro Dia dos Pais no Brasil, na edição do jornal O Globo em 15 de agosto de 1953


Até que o marketing cuidasse de ampliar a comemoração do evento, através de mensagens comerciais nas mídias da época, e o comércio, embarcando na onda, desse início as promoções especiais, levou algum tempo.

Assim, seja por falta da tradição na família, seja ainda pela precária situação financeira, como meu pai faleceu dez anos após (1963) a introdução da data no calendário nacional,  não tenho lembrança de presenteá-lo.

A pergunta, pertinente, seria: e um abraço  apertado, que não custa nada? Também não que tenha gravado entre as lembranças relevantes.

Para quem - como eu - alcançou a longeva idade de 85 anos, meu pai faleceu ainda um menino, aos 57 anos, de infarto fulminante.

Sem um abraço especial no segundo domingo de agosto, mas com meu respeito, admiração e manifesto amor filial.

10 de agosto de 2025

Tradicionais sessões de Yoga, na praia, estão interrompidas

Mas apenas temporariamente.  O local, pequeno trecho de areia atrás e abaixo do MAC, como se vê na foto a seguir, está interditado por medida de segurança.

Pequena trecho de  praia junto à da Boa Viagem

Estão sendo realizadas obras de contenção de encosta, confirme documentado no vídeo a seguir:


As sessões que aconteciam - e voltarão a acontecer - nos primeiros domingos de cada mês, estão consagrados e por isso concorridíssimos.

Eram alguns poucos nos primeiros domingos, mas pouco a pouco o número de participantes - alunos ou não do Espaço Dharma Bhumi - foi crescendo, e nem mesmo durante a pandemia deixaram de comparecer.

Vê-se a encosta ora sob obras de contenção




O número de interessados aumentou consideravelmente, sendo certo que já compareceram mais de 100 por domingo, cerca de 200 pessoas eventualmente, já tendo chegado a 300 em evento especial no Dia Internacional da Mulher.

As imagens abaixo registram o acima comentado.









300 participantes

Acompanhem o Espaço Dharma Bhumi nas redes sociais, e no website cujo link está a seguir:

9 de agosto de 2025

Trump, Putin e Netanyaho

Владимир Путин
Donald Trump
 

           
בִּנְיָמִין נְתַנְיָהוּ


   

Inspirado e parafraseando o Riva, resiliente seguidor/colaborador/debatedor do blog, em seu último comentário, adotei o titulo para esta postagem. Escreveu o Riva: "Lula, Bolsonaro e Netanyahu

Fui ali vomitar. Volto mais tarde."
Está em:

Os três personagens do meu título nesta postagem têm muitas coisas em comum, e vou tentar demonstrar.

Antes porém, vou desenhar o cenário hoje: Trump quer o Canadá; Putin quer a Ucrânia; e Netanyahu quer Gaza.

Antecedentes. Os USA responderam a uma injusta agressão do grupo terrorista liderado por Osama bin Laden; Israel fez o mesmo, e pela mesma razão, contra o Hamas, grupo político/militar (também terrorista) fundado por Ahmed Yassin; Putin quer retomar território - parte da Ucrânia - que pertenceria a Rússia, posto que aquela integrou, como fundadora, a URSS.

Israel extrapola em Gaza, pretendendo agora limpeza étnica (digamos genocídio) e incorporação do território; Putin quer parte do território ucraniano (neste passo, o futuro a Deus pertence) e Trump, o delirante, quer o Canadá e a Groelândia.

Todos três querem expandir seus territórios, sob alegações as mais diversas, com espeque principalmente em segurança, sejam a Rússia quanto Israel. O caso do Trump é de desiquilíbrio mental, encarnou John Wayne e se considera um xerife do planeta.

Um parêntesis, Trump será impiedosamente julgado pela situação que está criando, unindo antagônicos ideológicos, linguísticos e religiosos contra os USA.

Se a índole americana fosse de cobrar com medida extrema os malfeitores, megalomaníacos nocivos ao país,  o futuro de Trump seria cadeira elétrica, forca ou câmara de gás.

A história registra casos bem-sucedidos de solução diplomática para conflitos de territoriais. 

E também soluções financeiras/econômicas, via transações lícitas: os USA compraram o Alasca, da Rússia, em 1867; o Brasil anexou o território do Acre, que pertencia a Bolívia, em 1903, através de um tratado (diplomacia), que compreendia também um indenização.

Nada entendo de geopolítica, coisa alguma de relações internacionais, mas tenho uma opinião. As constituições deveriam estabelecer, como norma pétrea, que a declaração de guerra, de caráter expansionista, somente seja possível através de plebiscito, ou seja, depois da oitiva do povo, nem mesmo o parlamento bastaria, para evitar aventuras como a da Argentina na tentativa de retomada das Malvinas (Ilhas Falkland), quando generais delirantes, então no poder,  provocaram a morte inútil centenas de jovens portenhos.

Nos conflitos em Gaza e na Ucrânia quantas vidas de civis inocentes, indefesos, já foram perdidas, nos dois lados, pois incluem russos e israelenses.

8 de agosto de 2025

Está nas mídias

Promessas ?

    


Serão Fonseca e Bartoleto futuros ídolos brasileiros, sucedendo respectivamente Gustavo Kuerten e Ayrton Senna?


Leiam em:

https://www.espn.com.br/f1/artigo/_/id/15511309/jornal-espanhol-assusta-bortoleto-f1-estilo-impressionou-todos

https://www.metropoles.com/esportes/joao-fonseca-entra-para-seleto-grupo-apos-vencer-em-cincinnati-veja

https://www.tenisnews.com.br/joao-fonseca-mais-jovens-vencerem-cincinnati/


Baderneiros promovem motim na Câmara.

Já foi rotulado de circo, de hospício, agora virou local de amotinados. Tomaram a mesa e paralisaram  a instalação de sessões plenárias.

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2025/08/08/o-motim-que-deixou-hugo-motta-sem-cadeira-o-assunto-1529.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/08/motta-diz-que-avalia-imagens-para-definir-punicao-a-deputados-por-motim-bolsonarista.shtml



Dos big Four do Rio, apenas um não avançou na Copa do Brasil:




Bolsonaro já foi uma espécie de Lula, brincando de sindicalista e brigando por salário. E assim como o Molusco, também já esteve preso:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/08/primeira-prisao-de-bolsonaro-em-1986-incendiou-caserna-e-alavancou-carreira-politica.shtml

https://veja.abril.com.br/coluna/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980/











Netanyahu -Limpeza Étnica.

The Latest: Israel plans to take control of Gaza City, drawing international condemnation.

Israel said early Friday that it plans to take over Gaza City, drawing rejection from the Palestinians and international…

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgzQbgcWHQfthghjRkRCwScKgpxPB




7 de agosto de 2025

Pensei já ter visto tudo ... ledo engano.

 


Abuso do Direito. Sob este título pincei no website "Migalhas":

Advogado indenizará após denunciar criança de 2 anos como "algoz contumaz"

Juíza reconheceu que as medidas adotadas pelo pai extrapolaram os limites do exercício regular do Direito.

Advogado que descreveu criança de dois anos como "algoz contumaz" ao denunciá-la por lesão corporal deverá indenizar mãe e filho em R$ 4 mil por danos morais.

A decisão é da juíza de Direito Márcia Regina Araujo Lima, do Núcleo de Justiça 4.0 do DF, que entendeu que a postura do profissional foi desproporcional e abusiva diante dos fatos apresentados.

Segundo a mãe da criança, tudo começou após seu filho, então com dois anos, agredir o filho do advogado no ambiente escolar. O homem registrou boletim de ocorrência por lesão corporal e descreveu o menino como "algoz contumaz", atribuindo-lhe um histórico de violência, inclusive fora da escola.

Também denunciou a mãe ao Conselho Tutelar por suposta negligência, o que levou à sua convocação para prestar esclarecimentos.

Em contestação, o advogado afirmou ter agido dentro da legalidade, buscando antes a mediação da escola. Disse que só recorreu às autoridades após reiteradas agressões contra seu filho.

Ao analisar o conjunto de provas, a juíza entendeu que houve abuso no exercício regular de direito por parte do homem. Para ela, embora o uso das instituições públicas seja legítimo, o caso concreto revelou excesso.

A magistrada ressaltou que o advogado, "conhecedor da legislação, optou por omitir dados relevantes, como a idade das crianças envolvidas, cada uma com 02 anos de idade, e descreveu o autor como 'algoz contumaz', dando ares de criminoso a fim de que fosse apurado o descumprimento culposo/doloso do poder familiar".

A juíza também observou que o pai apresentou duas denúncias ao Conselho Tutelar: a primeira por telefone e a segunda presencialmente, mesmo após ter sido orientado a resolver o conflito com os responsáveis e a escola.

A julgadora deixou claro que não ignorava o fato de que a criança machucou o colega, mas avaliou que a reação do advogado foi desproporcional, sobretudo por ele ser conhecedor da realidade enfrentada por pais de crianças pequenas.

Além disso, a magistrada destacou que na própria defesa, o advogado anexou uma conversa em que a mãe relatava dificuldades e demonstrava preocupação com o comportamento do filho, chegando a pedir indicação de uma clínica. Para a juíza, essa evidência contraria a imagem de negligência sugerida por ele.

Por fim, entendeu que os atos praticados atingiram os direitos da personalidade da mãe e da criança, causando sofrimento e constrangimento.

Constatou que "sentimentos de angústia e dissabor" decorreram diretamente da conduta do advogado e que houve "exercício anormal ou antifuncional do Direito", o que justifica a reparação com base no art. 187 do CC.

Com isso, fixou indenização em R$ 4 mil por danos morais à mãe e ao filho, sendo R$ 2 mil para cada um.

O processo tramita sob segredo de Justiça.


Nota: Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/436208/advogado-indenizara-apos-denunciar-menor-de-2-anos-como-algoz-contumaz

6 de agosto de 2025

Vou estudar mandarim

Ótimo que o Trump  nos empurre para o colo da China e o ombro da Índia. O BRICS tende a se fortalecer ante inimigo comum.

O BRICS poderá se converter numa espécie de União  Europeia combinada com a OTAN.

Somadas as populações, seremos algo como 3,2 bilhões aproximadamente.

E poderemos contar, fortalecido o grupo, com armamento nuclear da China e da Índia.

Sob o ponto de vista religioso ganhares mais opções.

Vou estudar mandarim.



5 de agosto de 2025

Se pudesse, Trump diria para Lula: You're fired!

 


Sabem a razão, que vem de longe?

Porque Lula meteu o bedelho e se posicionou contra Trump nas eleições americanas:

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-kamala-eua-contra-suposta-volta-fascismo-nazismo/


https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/lula-apoia-kamala-para-fortalecer-imagem-internacional-de-apoio-a-democracia-diz-especialista-ao-ww/

 

https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/11/01/lula-entrevista-canal-frances.ghtml


https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202411/lula-afirma-que-vitoria-de-kamala-harris-nos-eua-e-mais-segura-para-a-democracia


https://www.estadao.com.br/internacional/vitoria-de-kamala-e-muito-mais-segura-para-fortalecer-a-democracia-nos-eua-diz-lula/?srsltid=AfmBOoqtJa28qFwARpUc1Bm5_SApcIF4EubV515uCCf71U-Ktq_wn-a5


E como fala muito e equivocadamente, suas posições são ideológicas e não sensatas e racionais, como no caso da democracia venezuelana, cai no ridículo:

https://www.google.com/search?q=lula+diz+que+a+venezuela+e+democr%C3%A1tica&oq=lula+diz+que+a+venezuela+e+democr%C3%A1tica&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQABjvBTIHCAIQABjvBTIKCAMQABiiBBiJBdIBCjE2NDkyajBqMTWoAgmwAgHxBZG_v_G7C-RL&sourceid=chrome&ie=UTF-8


Como se não bastasse, ainda afirma que a Ucrânia tem tanta culpa quanto a Rússia, no conflito entre aqueles dois países. E a soberania ucraniana, Lula?

https://www.google.com/search?q=lula+culpa+a+uranis+tamb%C3%A9m+pela+gurra&oq=lula+culpa+a+uranis+tamb%C3%A9m+pela+gurra&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKABMgkIAhAhGAoYoAHSAQoxNDIxNmowajE1qAIIsAIB8QXuMdRIMTVo1g&sourceid=chrome&ie=UTF-8


E muitas outras bobagens perpetradas, sempre por conta da ideologia e, porque não?, falta de cultura.

Apedeuta juramentado, como diria Odorico Paraguaçu. Sem noção, rude, analfabeto.



A ENEL é sucessora da CBEE, da CERJ, e da AMPLA, acumulando ineficiência e péssimos serviços

Dirijo toda a minha ira, minha indignação, minha repulsa para a concessionária de energia elétrica aqui em Niterói.

Lembro bem de quando ainda menino ia ao escritório da CBEE, então fornecedora de energia elétrica aqui na cidade, para pagar a conta de consumo mensal.

Só muito mais tarde as faturas passaram a ser recebidas pela rede bancária.

O serviço prestado era precaríssimo. De lá para cá, como veremos a seguir, as moscas mudaram de nome, mas o excremento (as fezes) continua o mesmo. Entendam os dejetos como sendo os serviços prestados pelas concessionárias, públicas e privadas que já suportamos.

Nome e CNPJ se alteram mas mas nada muda em eficiência, padrão de qualidade e atendimento.

A Companhia Brasileira de Energia Elétrica (CBEE) era uma empresa do setor elétrico brasileiro, fundada em 1909. Inicialmente, a CBEE assumiu a concessão de serviços de energia elétrica em Niterói, Petrópolis e São Gonçalo, além de outros municípios fluminenses, e na época tinha controle privado. Em 1980, a CBEE assumiu as operações de outra empresa e teve sua denominação alterada para Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ).

A CERJ, Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro, era uma empresa distribuidora de energia elétrica no Rio de Janeiro, que passou por diversas transformações ao longo do tempo. A CERJ foi privatizada em 1996. No início dos anos 2000, a CERJ foi renomeada para Ampla. Em 2009, a Ampla foi adquirida pela empresa italiana Enel e passou a se chamar Enel Distribuição Rio.

E aqui estamos nós, nas mãos da ENEL.

Noutro dia uma colisão derrubou o poste onde estava o transformador que alimenta de baixa tensão o prédio onde resido. Conclusão? Ficamos das 15 até perto das 24 horas sem energia. E quando restabelecido o fornecimento só conseguíamos acender - mal e mal, as lâmpadas. Acho que ficamos apenas com uma fase.

Houve enorme demora no atendimento e quando chegaram para atender a ocorrência o que vimos foi só  improviso. 

As imagens dos vídeos a seguir mostram a atividade dos técnicos envolvidos no trabalho de restabelecimento - precário - da energia elétrica.







Cabos pendurados, entrando pela garagem

Provisório de quantos anos?


Resultado? Cabos entrando pela garagem, pendurados, até a "casa de força". Improviso que deverá durara meses, talvez anos.

Dirão os que me leem que foi fato isolado, provocado por acidente. Já assevero que não, posto que aqui no bairro qualquer chuvinha de nada, garoa branda, provoca o desarme ou queima de transformador, sempre precedidos de estouros violentos. E ventar, então, prepare as velas, lampiões e lanternas.

Ontem, dia 4, aconteceu à tarde, mesmo sem chuva ou vento, o que revela não serem os fenômenos atmosféricos os únicos responsáveis pela interrupção do fornecimento de energia.

E minha ira, meu inconformismo está lastreado no fato de que nos últimos dez dias, foi esta a terceira vez que fiquei privado da energia elétrica.

"Casa de ferreiro espeto de pau." Já ouviram este provérbio? Pois é, cabe perfeitamente no caso abaixo.


Enel perde luz em sua própria loja no Centro de Niterói

Enel perdeu luz em sua própria loja em Niterói, gerando indignação entre os clientes que aguardavam atendimento.

Clientes que foram à agência da Enel, localizada na Rua da Conceição, 165, no Centro de Niterói, levaram um susto nesta segunda-feira (4). Justamente a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade ficou sem luz entre 11h e 12h, interrompendo os atendimentos no local.

Preciso argumentar mais? Precisa de mais exemplos? 

Escândalo maior, aberração, é a existência de agências reguladoras, cabides de emprego, de manutenção dispendiosa, em setores onde existem MINISTÉRIOS.



Nota:



4 de agosto de 2025

LAZER NA ORLA

O Aterro do Flamengo é uma extensa área de lazer e parque urbano à beira-mar no Rio de Janeiro, conhecido por suas áreas verdes, pistas de caminhada e corrida, e diversas opções de entretenimento. É um local popular para atividades físicas, passeios e contemplação da paisagem, incluindo a vista do Pão de Açúcar. 

Desde há muito vem sendo utilizado como espaço de lazer, aos domingos e feriados, ficando interditado para circulação de veículos.

Em boa hora, penso eu, a prefeitura de Niterói resolveu copiar a iniciativa do alcaide carioca e fechar o trânsito na orla de Icaraí, aos domingos, para prática de esportes e lazer.


No Rio de Janeiro - Aterro do Flamengo

Orla Viva estreia neste domingo (27): música, esporte e inclusão marcam estreia do projeto que vai reinventar o uso da Praia de Icaraí.

A Praia de Icaraí, em Niterói, terá uma faixa da orla interditada para carros aos domingos, das 7h às 18h, para lazer e atividades esportivas. O projeto "Orla Viva" visa transformar a área em um espaço mais seguro e agradável para pedestres, ciclistas e famílias, com atividades esportivas, culturais e recreativas.

Niterói - Praia de Icaraí






Vou apurar se deu certo, agradou, atingiu a finalidade. Não pude ir. 

Nota: 
Ver em: https://niteroi.rj.gov.br/orla-viva-estreia-neste-domingo-27-musica-esporte-e-inclusao-marcam-estreia-do-projeto-que-vai-reinventar-o-uso-da-praia-de-icarai/#:~:text=A%20pista%20da%20Av.,ao%20fluxo%20com%20as%20modifica%C3%A7%C3%B5es.

3 de agosto de 2025

FÃNZAÇO DO AGRO

Não é novidade minha admiração  e respeito pelo programa televisivo "Globo Rural".

Acho-o muito bem produzido, tem apresentação sóbria, como deve ser, oferecendo matérias interessantes sempre bem apoiadas por profissionais competentes, que acabam tendo relevante papel de utilidade para o pessoal do agronegócio, e de informações importantes/curiosas para nós outros meros  consumidores.

Chama minha atenção o interesse de filhos e netos - e também de filhas e netas - que se interessam pelo negócio e, para dar continuidade ao negócio familiar, buscando maior eficiência, produtividade e, claro, rentabilidade, preparam-se fazendo cursos de botânica, agronomia e administração para dar embasamento técnico à atividade econômica.

É cada vez mais comum verificarmos, no setor pecuário, mulheres administrando fazendas e ou atuando como veterinárias, com enorme sucesso.

Portanto não é sem razão que o agronegócio é responsável por boa parte de nossa pauta de exportações.

No programa de hoje, 03 de agosto, deu gosto ver a lavoura de algodão e também a de café.

São hectares e hectares plantados, com utilização de maquinário moderno, seja para a semeadura/plantio, seja para colheita, alguns equipados com recursos computacionais.

Palmas para o pessoal do campo, sejam os grandes fazendeiros, sejam os pequenos e médios que produzem alimentos para auto-sobrevivência (self-survival), e os excedentes para consumo interno e parte do mundo.