1 de março de 2022

ONU ou FIFA?

 

A ONU tem 193 Estados-membros reconhecidos, alguns parcialmente, mas a FIFA tem 211 seleções nacionais afiliadas.

Que organismo é mais importante? Lembre-se que a FIFA tem seis diferentes confederações a ela vinculadas, e cada federação congrega dezenas de países, aos quais se vinculam centenas de seleções nacionais e milhares de clubes mundo a fora.

A FIFA decide: pune e premia.

O Vaticano não está nem numa e nem noutra destas entidades multifacetadas. Melhor para o Papa.

A ONU é desnecessária, não tem força coercitiva apoiada por arsenal militar, ou seja, não pode decidir coisa alguma na porrada. Logo ...

A guerra, qualquer guerra, é uma coisa insana.

Contei ontem que assisti a última reunião do Conselho de Segurança e duas coisas me pareceram deploráveis: a primeira a posição adotada pelo Brasil que votou a favor da Resolução em debate, mas ao final, com o resultado proclamado, nosso representante se inscreveu para voltar a falar e botou o galho dentro, esclarecendo que originariamente votaria por uma solução negociada. Precisava limpar a barra junto ao Putin, afinal o Bozo manifestou solidariedade ao nostálgico ditador.

A outra bizarrice foi protagonizada pela embaixadora americana. O que foi aquilo dos óculos na cabeça? Ela se achou uma manequim, uma modelo fotográfico ou uma atriz em ascensão?

Se eram óculos escuros, proteção contra raios solares, o local, num ambiente fechado óculos não teriam a mínima utilidade; se eram de grau, sendo para leitura deveriam estar no nariz (ela estava lendo o texto) e se eram para distancia deveriam estar na bolsa.

Na cabeça, como um adereço, nunca naquele ambiente, naquela solenidade.

Para encerrar minhas observações, palmas para a Albânia, de posição firme e forte.

 

 Wikipédia:

Há 193 Estados-membros das Nações Unidas, e apenas Estados podem ser membros plenos e participar de sua Assembleia Geral.

Há atualmente 211 seleções nacionais afiliadas à Federação Internacional de Futebol (FIFA), o maior órgão governamental de futebol, distribuídos em seis diferentes confederações.

Nove estados soberanos (Estados Federados da Micronésia, Kiribati, Ilhas Marshall, Mônaco, Nauru, Niue, Palau, Tuvalu e Vaticano) não estão filiados à FIFA. Kiribati, Niue e Tuvalu são membros associados da Confederação de Futebol da Oceania.

 

2 comentários:

RIVA disse...

A cena que me impactou foi uma mulher botando o 1o ministro britanico em cheque mate !

Jorge Carrano disse...


Impressiona o número de professores de Relações Internacionais que têm desfilado nos canais de notícias.

Impressiona a hipocrisia, o blá, blá, blá diplomático, a seletividade na ajuda humanitária, como o presidente ucraniano foi alçado da condição de ex-artista de TV, inexperiente, à condição de herói, impressiona a bravura dos ucranianos.

A estupidez do nosso presidente não surpreende, não impressiona ninguém.

De minha parte, só sei que nada sei, se me permite o consagrado filósofo.