15 de março de 2022

Fique por dentro ...

 

Mercado Municipal (prédio abandonado)


Faz tempo mencionei aqui que o antigo Mercado Municipal, na Av. Feliciano Sodré, que após seu fechamento ficou abandonado e finalmente degradado, passaria por reformas e seria reaberto não só com sua finalidade original de venda de produtos em geral, mas também como um polo gastronômico.

A ideia é recuperar urbanisticamente aquela zona da cidade, outrora portuária e ferroviária e até - quem sabe? - virar centro turístico.

Projeto (em obras)

O projeto empacou um pouco, mas a notícia agora  é que já teriam sido vendidos  180 boxes, e a intenção é que o espaço seja aberto ao público antes do aniversário de 450 anos da cidade, a serem comemorados em novembro.

O local abrigará, também, um "Beer Garden" de cervejas artesanais.

Com a volta das aulas presenciais na UFF, a partir do dia 28 deste mês, estima-se que cerca de 30.000 pessoas entre professores, funcionários e estudantes voltem a transitar pelas instalações, movimentando o trecho do bairro.

As linhas 47-A e 47-B, que circulam pela orla de Gragoatá/Boa Viagem, onde fica o MAC,  comemoram a volta dos passageiros depois de quase dois anos.



Outra boa notícia relacionada à UFF é que sua Orquestra Sinfônica viltará a apresentar seus concertos a partir do dia 20. Sempre foi um bom programa nas manhãs dos domingos.

Dispensado, em espaços abertos na cidade, o uso de máscaras.  Acho bom escovarem os dentes (rsrsrs).

Abaixo dois registros da cidade em tempos idos. No caso do bonde com tração animal, os tempos são muito idos mesmo: 1871/1908, quando da desativação deles.


Acontece que a Igreja de São Lourenço, abaixo, estava em construção neste mesmo período, com a obra iniciada em 1873, que só foi concluída em 1892.

Foto mais recente, ignoro a data.


2 comentários:

RIVA disse...

Retornei ao trabalho presencial de 2 a 3x por semana. Me impressiona a quantidade de pessoas que simplesmente ignora a pandemia.

Já andei na Linha 49, grilado, com máscara o tempo todo. No catamarã e VLT também. Muita gente sem máscara.

Ontem a Padaria Pão & Etc da Moreira César ( Paulo Gustavo ) estava lotada na calçada, mesas repletas de pessoas sem máscara. Assustador, tendo em vista que conheço quem tomou as 3 vacinas e está intubado, a China bloqueando cidades inteiras, e ainda vem o Carnaval.

Continuo com 2 pés atrás ! Inclusive com meu FLU hoje à noite. Acho que não haverá futebol, haverá pancadaria e expulsões. Será a BATALHA DE ASSUNÇÃO.

Aguardemos.

FLUi

Jorge Carrano disse...


Pena! Acho que nos pênaltis dói mais.

Poderíamos ter 9 brasileiros nas etapa seguinte.

Acho que o Flu se acovardou no início do jogo, concentrando-se na defesa.

Enfim ...