13 de março de 2022

MEUS RUSSOS DE ESTIMAÇÃO


FIÓDOR DOSTOIÉVSKI 

Este engenheiro (arg!) por formação, fez de tudo no campo literário: escreveu romances, contos,crônicas e críticas, além de editor de revistas próprias.

Autor de duas obras-primas consagradas e referenciadas no mundo todo: Crime e Castigo e os Irmãos Karamazov.

O (arg!) em alusão ao engenheiro é porque como regra geral eles trafegam bem apoiados em números, mas são claudicantes sobre letras.

Você, leitor mais atento, vai cobrar que matemáticos podem sim ser aptos e versáteis com as leras, e até mesmo respeitáveis na filosofia e me lembrarão de René Descartes.

Vou aplaudir a feliz exceção posto que a maioria dos engenheiros, matemáticos e físicos que conheço ou conheci são semialfabetizados, tirante na terminologia técnica, o dialeto específico.

GARRY KASPAROV

Não fora o fato de ter sido um Grade Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, o mais jovem a conquistar esta láurea, aos 22 anos, teve atuação política tornando-se crítico e opositor a Vladimir Putin, o que por si faria dele um personagem a ser admirado e respeitado. Aposentado com enxadrista dedicou-se a escrita e militância política.

LEV YASHIM

Quem gosta e acompanha futebol e tem mais de 50 anos de idade não esquece do "Aranha Negra" o fenomenal goleiro da seleção russa, considerado por alguns o melhor do mundo em todos os tempos.

Numa eleição teria meu voto.

MARIA SHRAPOVA


Com as pernas que tem nem precisava jogar tênis e ter sido várias vezes campeã, como foi, para chamar atenção.

Com seus 1,88 e 60 kg (sempre em torno disto) bem distribuídos, e a simpatia que ainda irradia, não tem como não chamar a atenção.

Por isso faz jus a duas fotos ilustrativas.

Esta ex-número 1 do ranking da WTA, ganhou todos os torneios do chamado Grand Slam: Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open, além de outros 36 WTA, sem escolher piso, local ou adversária.

Conquistou  647 vitórias na carreira, contra 169 derrotas.

OUTROS ITENS DE ORIGEM RUSSA


O Zeca Pagodinho em feliz composição musical decretou: "nunca vi, nem comi, eu só ouço falar".

Isto porque esta iguaria é inacessível para a grande maioria das pessoas, no Brasil e no exterior.

E esta outra abaixo, deste produtor e nesta embalagem, fica igualmente proibitiva para aposentados e pensionistas do INSS.

Vodca Imperial Collection Faberge 700 ml.

R$ 25.000,00

Em 12X R$ 2.083, 33

Enfim, felizmente, a Rússia não é só Stalin e Putin.


3 comentários:

Jorge Carrano disse...


O nome da Sharapova, logo ela que foi a musa deste blog entre 2009 e 2019, está grafado errado no texto.

Fui alertado sobre Leon Tólstoi. Sim, neste momento estamos em guerra e precisamos de paz. Também Tolstoi merece crédito.

RIVA disse...

Não concordo com o "arg!" para os engenheiros. Se assim for, então a minha geração foi talvez a única em que 99,99% dos engenheiros escrevem bem seus textos, comentários, crônicas, e até livros. A minha turma do ABEL - estamos juntos até hoje com grupo pelo WhatsApp e em encontros presenciais - sempre marcou por suas conquistas em estudos diversos, pela forte cultura geral, fruto de uma época em que a Educação e Cidadania era uma prioridade em nossas famílias - estou falando de uma época que muitos chamam de Ditadura, ao invés de Governo Militar.

Já hoje em dia ..... o nível é rastejante mesmo, mas não só entre engenheiros. Enfim .....

Quanto ao Yashin, foi o único goleiro a receber a BOLA DE OURO. Eu pouco sabia sobre ele, pois jogou numa época de pouca visibilidade dos times da Europa por aqui. Pra nós era fama, e tínhamos por aqui Gilmar, Castilho e tantos outros grandes goleiros.

Na Wikipedia está escrito que o uniforme dele era na verdade um AZUL MUITO ESCURO, um "negro disfarçado", que gerou seu apelido de ARANHA NEGRA.

Nessa quase mesma época eu admirava - e vi jogar no Maracanã - o Sepp Maier (o ANJO), o melhor goleiro que já vi em minha vida. Sua carreira foi interrompida por um grave acidente de carro, não conseguiu retornar aos gramados depois de 6 meses de tratamentos.











Jorge Carrano disse...


Os profissionais mais contemplados com (arg!), são os advogados ... e por motivos mais prosaicos.

Não inclui Tchaikovski por esquecimento não, é que não sabia que era russo.

Já Anton Tchekhov, autor teatral muito encenado (e que segundo a Wikipédia era médico), foi esquecimento mesmo.

Tchekhov é admirado por 11 em cada 10 atores e atrizes teatrais. No Brasil, fora Shakespeare, rivaliza com Nelson Rodrigues.