31 de março de 2022

CNBB x EVANGÉLICOS

 


 

Nelson Rodrigues implicava com “os padres de passeatas”.

A grande vítima de seu teclado e sua verve foi Helder Câmara, cardeal da igreja católica.

Bem, Paulo Arns, igualmente cardeal, em São Paulo, era também militante político. Mas transitava nos limites da pregação junto ao seu rebanho, com viés humanitário.

Alias a CNBB também se posicionava sim politicamente.

A Igreja – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - dava pitacos, mas não agia nos bastidores, que tivesse sido apurado, em negociatas, fraudes e favorecimentos.

Agora o que vemos é a consagração de uma corrente religiosa, composta de grupos que adotam diversas denominações, oficialmente privilegiada: a dos evangélicos. Num Estado laico!

Segundo o capitão-presidente, era necessário nomear para integrar o STF, um magistrado tremendamente evangélico. Assim como é apoiado pela “bancada evangélica” do Congresso.

A atuação dos evangélicos, respaldados pelo governo, extrapola o âmbito da fé religiosa e se estende à intermediação de benesses.

Como vimos na área da saúde, em relação a compra de vacinas, tudo apurado na CPI, assistimos agora, estarrecidos, a interveniência deles (bispos e pastores), com chancela presidencial,  negociando verbas do FNDE com prefeitos de todo o país.

Transitam os bispos com desenvoltura e salvo conduto, em gabinetes de autoridades governamentais, inclusive o da presidência da República.

O que pedem em troca? Coisas de pouca monta, como 1 kg de ouro; R$ 30.000,00 de doação para sua igreja, essa coisas pequenas que o presidente não classifica como crime porque são de modesto valor.

Foi com este tipo de avaliação, estabelecendo teto para qualificação de corrupção ou fraude  que o presidente se justificou no caso da Wal do açaí.

Ela ganhava “apenas” R$ 1.400,00 por mês.


Nota do autor: O ministro, por quem não morria de amores, ficou como bode expiatório eis que os dois pastores pivôs do escândalo são ligados a família Bolsonaro há anos,  e frequentavam o palácio do governo antes do Milton Ribeiro ser nomeado ministro.

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


Como temos um governo que rouba e não faz, ocorreu-me pesquisar na Wikipédia o que lá se registra sobre Adhemar de Barros.

"Rouba, mas faz"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Rouba, mas faz" é um bordão político brasileiro que se refere ao governante que, embora sendo corrupto (e reconhecido pela opinião pública como tal), também é visto como um bom feitor, alguém que ajudou a população. A expressão foi cunhada por Paulo Junqueira Duarte em depreciação ao seu adversário político e ex-governador de São Paulo Ademar de Barros, cujos cabos eleitorais respondiam às acusações de corrupção reiterando suas obras.[1][2] Com o tempo outros políticos receberam o estigma, como o ex-governador Paulo Maluf e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.[3][4][5][6]"

Pelo visto a sociedade releva, perdoa, absolve e apoia o governante que, embora roube, realiza alguma coisa.

Precisamos de um slogan, um bordão, para o governo que rouba e nada realiza, que se escuda no Procurador-Geral da República e no presidente da Câmara dos Deputados para se livrar das acusações e inquéritos instaurados.

Parece, segundo alguns, que a Polícia Federal, de tantos e relevantes serviços prestados ao país, foi cooptada. Um pena!!!

Como consagrou o provérbio popular: "nada como um dia após o outro".

Jorge Carrano disse...


Uma das divergências entre alguns segmentos do cristianismo é o culto aos santos.
Enquanto alguns praticam este culto o mesmo não acontece entre outros grupos.
Os evangélicos, em sua maioria, não prestam culto a santos.
Sabem por que? Porque não existem santos entre eles.

Na Umbanda e no Candomblé existem os orixás, mas aí é outro departamento.

RIVA disse...

Ontem encerrei definitivamente qualquer menção à politica brasileira, ou seja, à campanha 2022 em qualquer nível de candidatura.

Eventos pessoais ocorreram, e não quero de forma alguma magoar as pessoas que amo por causa dessa nojeira toda.

Em outubro vou lá e teclo meu voto em silêncio, e pronto. Zero de postagens, brincadeiras, comentários, participação em grupos que só falam disso, etc.

Sds Tricolores !

Jorge Carrano disse...


Certamente ao longo da Vida você já tomou algumas decisões acertadas. Esta de hoje muito provavelmente foi uma da amais sábias.

Sou tricolor até amanhã - sábado - depois será cada um por si (rsrsrs).