28 de março de 2022

E a Azzurra, hein?

 

Parece o Vasco ... a seleção italiana de futebol ficará fora da disputa da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva. E olha que conquistou 4 títulos.

O Vasco vai amargar nesta temporada a segunda participação da Série B.

Lembro dos primeiros jogadores brasileiros que foram para a então Meca do futebol europeu.

É possível que tenham havido outros anteriormente, mas falo do período em que me entendo como torcedor e apreciador do futebol.

Os dois a que me referia foram Dino da Costa e Vinicius, ambos botafoguenses, que chamaram a atenção após uma excursão do alvinegro carioca pelo continente europeu em 1955, e que fizeram sucesso na Itália.

Fato curioso aconteceu com o jogador Altafini, nascido em São Paulo, portanto brasileiro, neto de italiano, que jogava no Palmeiras com o nome de Mazzola pela semelhança física com o famoso jogador italiano Valentino Mazzola.

Foi para a Itália, jogou pelo Milan - como Altafini - e foi importante artilheiro.

A curiosidade é que,  que eu saiba, é (foi) o único jogador, profissional, que atuou por duas seleções nacionais: brasileira e italiana.

Depois de integrar a seleção brasileira campeã em 1958, sendo inclusive autor do primeiro gol,  logo depois, já então no futebol italiano, foi convocado e aceitou integrar a seleção italiana, já que tinha a dupla cidadania (avô italiano).

Sua justificativa foi a de que na época a CBD (atual CBF), não convocava jogadores que atuassem no estrangeiro, o que ara verdade.


Matéria em :

https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/torcedor/2022/03/14965605-italia-eliminada-azzurra-perde-para-a-macedonia-e-fica-fora-da-copa-do-mundo.html

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


O consolo, se é que compensa estar fora da Copa do Mundo, é que a Ferrari voltou a ser protagonista na Fórmula 1.

Há muito afastada dos pódios e conquista de títulos, atualmente lidera a competição.

RIVA disse...

Enquanto isso, o meu FLU com 2 meses de salários e o 13º atrasados, colhe no campo o resultado de uma péssima gestão de vestiário capitaneada pelo ultrapassado ABel Braga, grande pessoa, ótimo caráter, mas parou no tempo e no espaço em termos de gestão de pessoas e técnica.

Sabendo de tudo que está acontecendo, era melhor botar os garotos de Xerém em campo, a luta seria maior, mais honrosa. O que vimos ontem e contra o mediocre OLIMPIA revolve os intestinos.

Perdemos uma COPA do MUNDO fácil em 98 assim, pela péssima gestão de vestiário, deixando entrar em campo na final um grupo de 11 desalinhados em objetivos, em estado de espírito. O vexame vocês lembram, perder uma final para um time cujo ataque não marcou nenhum gol na competição.

Jorge Carrano disse...


O Fluminense tem o segundo melhor elenco no Rio.

Pode endurecer contra o Flamengo.

Jorge Carrano disse...


Não vou me gabar, não. Futebol tem seus segredos.

Poderia ter sido de 3x0, não fora um "bandeirinha" desatento e um VAR inútil.

No próximo jogo ... sei não.