1 de junho de 2020

Stonehenge


Stonehenge é um monumento pré-histórico localizado nas planícies de Salisbury, na Inglaterra, a 140 km de Londres. O círculo de pedras de 30 metros de diâmetro que conhecemos hoje são as ruínas de uma antiga estrutura que, dependendo da teoria, pode ter servido como templo religioso, lugar de cura, observatório astronômico ou mesmo um cemitério. Seja como for, essa estrutura começou a ser utilizada há aproximadamente 5 mil anos. 



O Stonehenge é de propriedade da Coroa e é considerado um ícone da cultura britânica. Em 1986 o monumento foi incluído na lista de patrimônio mundial da UNESCO e hoje em dia é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

Acredita-se que a construção do Stonehenge tenha se iniciado ainda no período neolítico, por volta de 3000 anos antes de Cristo, e que o monumento tenha sofrido diversas modificações ao longo dos mil anos que se seguiram.



Stonehenge é uma formação de enormes e pesadas pedras (cada uma com aproximadamente cinquenta toneladas) arranjados em forma circular. Localizada a 130 km a oeste de Londres na planície de Salisburg, os maciços arcos esperam pacientemente o nascer do sol todos os dias nos últimos cinco mil anos.


Uma das teorias mais famosas fala que a construção era um grande e antigo calendário, projetado para acompanhar o tempo e importantes eventos astronômicos.
Alguns historiadores acreditam que não seja coincidência que durante o solstício de verão (o dia mais longo do ano) o Sol possa ser visto subindo exatamente acima da Pedra de Salto, quando observado de dentro do círculo. Por isso, essa pedra é também conhecida como "Pedra do Sol".


Nota: informações e fotos obtidas via Google.

Um comentário:

Riva disse...

Perdi 100% da vontade de conhecer esse local quando vi na web como é a visita dos turistas ao local. Não tem graça nenhuma, não podemos nos aproximar, tocar, fazer nada. Que fique lá eternamente para os otários.

Se um dia puder voltar a viajar, hoje minha mira é .... Croácia. Mas antes, voltar ao mar de Paraty.