8 de junho de 2020

Impressionistas





"Impressão, nascer do sol" (Impression, soleil levant) é a famosa pintura impressionista de Claude Monet, que acabou por dar nome ao movimento que celebrizou  Renoir, Manet, Cézanne, Degas, Morisot e muitos outros.

A aludida pintura (foto acima), em óleo sobre tela, está exposta no museu Marmottan, em Paris.

Carlinhos, que se bem me lembro também aprecia os impressionistas, já deve ter ido ao aludido museu, bem assim conhece Giverny, onde Monet optou por morar e mantinha atelier, local aberto  à visitação pública.


A casa, em Giverny

Salão onde foi o primeiro atelier

jardins
O museu d'Orsay e a galeria dos impressionistas no Louvre, até eu visitei.

d'Orsay

Galeria no Louvre

O tema, claro, é pintura, a está aberto para comentários sobre todos os estilos, obras conhecidas, preferidas, etc.

Quem já se arriscou na pintura, pode enviar um trabalho para publicação neste blog. Não para se promover, mas para promover  e valorizar este espaço virtual.

3 comentários:

Carlos Lopes Filho disse...

Pintura é um dos meus assuntos preferidos, apesar de ser um mero apreciador. Não fui e nem pretendo ser um profundo conhecedor. Só sei falar daquilo que me agrada aos olhos. Claro que você não pode deixar de reconhecer o valor da obra de um Michelangelo, de um Leonardo da Vinci, de um Raphael, de um Caravaggio, e de vários outros que pontificaram na época da Renascença. Mas, o estilo de pintura que mais me empolga, sem dúvida alguma, é o impressionismo. Conheci-o, em primeiro lugar, através da obra de Toulouse Lautrec, vendo alguns filmes franceses. Fui estudar um pouco mais a fundo o movimento e soube que ele começou com Edouard Manet, em meados do século XIX. Tem até um filme bem interessante sobre isso, acho que sobre Berthe Morizot, que foi aluna e "muito amiga" de Manet. Depois, vieram os outros: além de Lautrec, que não era bem um impressionista, talvez um misto de caricaturista, pois pintou várias telas de propaganda para os cabarés de Montmartre, onde era assíduo frequentador, vieram Renoir, Degas, Van Gogh, Sisley, Cézanne, Monet e alguns outros menos famosos. Sobre Lautrec,algumas obras suas estão no Museeu de Orsay, onde existe um andar só para os impressionistas, o quinto. Sobre Van Gogh, além de um espaço só para ele no Orsay (uma ala do segundo andar, à direita de que entra), vale a pena também uma visita à cidade de Auvers-sur-Oise, onde ele viveu os três últimos anos de vida e onde se pode visitar o quarto onde morou e onde morreu. E, para quem gosta, o seu túmulo, no cemitério local. Ali, também, num pequeno castelo da cidade, também há um espetacular museu sobre o impressionismo. Ainda sobre Van Gogh, em Amsterdam, há um museu com o seu nome. Gosto muito de Sisley, não tão famoso como os outros. Depois, já quase na década de 20 do século passado, temos Modigliani, que também era muito bom. Não gosto de Picasso e do seu cubismo, nem de Gauguin.
Não, Carrano, não visitei o museu Marmotan, a que você se refere. Fica perto do Bois de Boulogne, um pouco distante de onde costumo ficar. Fica reservado para uma próxima viagem. Em Paris, há um outro museu só com as "Nympheas" de Monet, o Orangerie, situado no Jardim das Tuleries, próximo à praça da Concórdia. Bonito, mas não empolgante, em minha opinião. Fui a Giverny, uma viagem muito interessante, apesar de um pouco cansativa.
Mas, concluindo: o forte do impressionismo está no no quinto andar do Museu de Orsay. Uma visita imprescindível para quem vai a Paris, mesmo que não seja apaixonado por pintura.

Jorge Carrano disse...


Então acertei sobre sua preferência. Não é dedução, é memória mesmo. Num de nossos raríssimos encontros há, sei lá, dois anos?, você mencionou.

Como minha mulher estudou um pouco de pintura, esta arte entrou na minha área de interesse. Longe a pretensão de ser uma expert, um connoisseur, apenas interessado.

Li suas coleções sobre pintura, com biografias e fotos ilustrativas das telas mais significativas.

Acho que na soma fiquei mais tempo no Orsay do que no Louvre.

Picasso, a meu juízo, não deveria ter ido para a França. No início de sua carreira artística produziu boa obras. Nada de cubismo, fazes azul ou rosa.

RIVA disse...

Resumidamente....não entendo nada de pinturas, mas me impressionam demais as artes de Monet e de Van Gogh ....isso eu posso dizer.

#sóisso

A arte do início do post, de Monet, é espetacular.