12 de junho de 2020

Natureza & Engenharia





Pont fawr - Llanrwst

Llanrwst (meaning "church or parish of Saint Grwst"; Welsh pronunciation: [ɬanˈruːst]) is a small market town and community on the A470 road and the River Conwy, in Conwy County BoroughWales. It developed around the wool trade and became known also for the making of harps and clocks.[3] Today, less than a mile from the edge of Snowdonia,[4] its main industry is tourism. Notable buildings include almshouses, two 17th-century chapels, and the Parish Church of St Grwst, which holds a stone coffin of Llywelyn the Great. The 2011 census gave the town a population of 3,323.




Cenário da série Sex Education da Netflix. Moordale é uma cidade fictícia, com locações em diferentes pontos na região de Wye Valley, fronteira entre a Inglaterra e o País de Gales. Os cenários do interior do Reino Unido são um pano de fundo tranquilo para os dilemas dos personagens. 
Sempre que eles voltam da escola ou saem para passear, eles passam por uma ponte daquelas típicas das cidades pequenas do Reino Unido. A ponte que mais aparece é a Wireworks Bridge em Tintern – uma antiga ponte ferroviária sobre o  Rio Wye.




Rio Nazas, Parque Estadual Cañon de Fernández, Durango, México


Com pouco mais de 550 quilômetros de extensão, o rio Nazas é uma importante fonte de abastecimento de água para os áridos estados de Durango e Coahuila, no norte do México. O Nazas irriga boa parte das terras cultivadas e foi represado em dois pontos ao longo de seu curso, o que reduziu suas correntezas. Mas nem tudo se resume a irrigar as plantações. A foto que vemos aqui foi tirada no Parque Estadual Cañon de Fernández, em Durango, uma zona ribeirinha protegida que constitui o habitat do lince-pardo, da onça-parda e do jaguarundi. Cerca de 220 espécies de aves também habitam esta zona úmida de 17.000 hectares encravada no notoriamente árido deserto de Chihuahua.




Bioluminescência na arrebentação perto de Shirley, na ilha de Vancouver, Canadá

De dia ou de noite, as vistas das praias da ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica, são impressionantes. Isso fica evidente principalmente quando o show de luz começa. Escolha uma noite sem lua, vá até alguma parte da costa longe das luzes da cidade e olhe para o mar. Quando estão reunidas as condições certas, é possível observar um fenômeno de bioluminescência conhecido como "lágrimas azuis" quando as ondas quebram. O plâncton unicelular Noctiluca scintillans é um dos muitos organismos capazes de gerar bioluminescência, ou seja, de emitir luz. O comportamento tem diversas finalidades, entre as quais atrair parceiros e presas ou afugentar predadores, como estão mais propensos a acreditar os cientistas.




Arcada do Bethesda Terrace, Central Park, Nova York, EUA

A decoração de um dos mais apreciados espaços públicos dos Estados Unidos tem um pouco da velha Inglaterra: são da britânica Minton & Company os 16.000 ladrilhos hidráulicos feitos à mão que adornam os 49 painéis do teto da arcada subterrânea do Bethesda Terrace, no Central Park de Nova York. Trata-se do único teto nesses moldes que existe no mundo porque, excetuando essa arcada, os ladrilhos da Minton só foram usados em pisos. Instalados na década de 1860 e restaurados em 2007, o teto, a arcada e todo o complexo de terraços, escadarias e a grandiosa fonte do Bethesda Terrace constituem uma das joias arquitetônicas do Central Park, em Manhattan.




St James's Park Is a 23-hectare (57-acre) park in the City of Westminster, central London. It is at the southernmost tip of the St James's area, which was named after a leper hospital dedicated to St James the Less. It is the most easterly of a near-continuous chain of parks that includes (moving westward) Green Park, Hyde Park, and Kensington Gardens.The park is bounded by Buckingham Palace to the west, the Mall to the north, Horse Guards to the east, and Birdcage Walk to the south. It meets Green Park at Queen's Gardens with the Victoria Memorial at its centre, opposite the entrance to Buckingham Palace. St James's Palace is on the opposite side of The Mall. The closest London Underground stations are St James's Park, Green Park, Victoria, and Westminster.The park is Grade I listed on the Register of Historic Parks and Gardens.





Landsort e seu farol, arquipélago de Estocolmo, Suécia


Landsort é o ponto mais meridional do enorme arquipélago de Estocolmo, no mar Báltico, costa leste daSuécia. Logo após a linha costeira de Landsort fica um dos três canais de águas profundas do arquipélago próprios para navios de grande porte e, por isso, a ilha faz parte de uma rota de navegação há séculos. O farol da foto está em operação desde o século 17. Embora a cobertura vermelha de ferro tenha sido acrescentada em 1870, a torre de pedra foi construída em 1689. O farol representa um belo ponto de exclamação nesta ilha rochosa.





Vista do peñón de Guatapé, Colômbia

Nossa foto mostra uma vista do embalse Guatapé, um grande reservatório cheio de ilhas arborizadas na região central da Colômbia. Erguendo-se a distância vemos um ícone da região, o gigante de granito conhecido como peñón (ou rochedo) de Guatapé. Dessa distância, você talvez consiga ver umas coisas parecidas com cadarços brancos subindo por uma fenda na extrema direita do monólito. Na verdade, trata-se de uma escadaria de 649 degraus que vai da base ao topo do rochedo. Talvez a escadaria lhe pareça grande demais, mas a vista do reservatório e da cidade de Guatapé do alto do peñón vale cada degrau.






Moinho de vento próximo à ilha de Leros, Grécia

A mais ou menos 170 milhas náuticas (ou 315 quilômetros) de Atenas, a ilha de Leros, no arquipélago do Dodecaneso, é como um microcosmo da Grécia: lá não faltam casarios brancos pendurados em encostas, antigos moinhos de vento girando à brisa do Mediterrâneo nem o burburinho de conversas em cafés de frutos do mar escondidos em enseadas rochosas. Nem olivais e tampouco um colossal castelo medieval no alto de uma colina. Ah, e claro: também não falta aquele azul do mar Egeu nas praias. Mas, mesmo que Leros lhe pareça demasiado cheia ou movimentada, as águas que a cercam são salpicadas de ilhas menores, algumas das quais desertas e perfeitas para um dia idílico.







Rio Merced, vale de Yosemite, Califórnia, EUA

Yosemite, uma das reservas naturais mais belas do mundo, abrange mais de 303.000 hectares nas montanhas do oeste de Sierra Nevada, na Califórnia. Nesta área protegida, monólitos de granito erguem-se em esplendor colossal, e densas florestas abrigam algumas das maiores sequoias do planeta. Parece que em cada canto, uma nova cachoeira se lança de uma altura vertiginosa, à medida que as geleiras vão esculpindo seu caminho pela paisagem. 


Nossa foto capta uma paisagem glacial no vale de Yosemite, visto aqui das margens do rio Merced. O vale de 12 quilômetros tem uma dose concentrada de tudo o que torna Yosemite tão especial (claro que tampouco atrapalha ter, de quebra, chamarizes como o Half Dome e El Capitan).





Vila de Berry Pomeroy, Devon, Inglaterra


As nuvens de chuva que pairam sobre a pitoresca paisagem de Berry Pomeroy não parecem um bom prenúncio. E, de fato, esta pequena vila da região de Devon, na Inglaterra, tem mesmo alguns mistérios. Listada no Domesday Book, censo finalizado na Inglaterra em 1086, como baronato feudal, ela retém alguns signos emblemáticos da dinastia Tudor, inclusive a igreja de St. Mary, cuja torre vemos na foto.

Contudo, o que atrai a maioria dos visitantes é o castelo de Berry Pomeroy, apesar de ser tido como ponto de encontro de fantasmas (ou talvez por causa disso). Construído no fim do século 15, já na virada do século 18 este castelo se transformara em ruínas e, desde então, é considerado um dos castelos mais mal-assombrados da Grã-Bretanha.




NOTA: Como já mencionado em postagens anteriores, de vistas mundo afora, elas são obtidas graças ao laptop Samsung linha Essentials, que as disponibiliza a cada vez que ligo a máquina.

Um comentário:

Jorge Carrano disse...


Belas imagens em
https://www.bing.com/images/search?q=ilha+phillip+(ilha+norfolk)&setlang=pt-br&mkt=pt-br&FORM=EMSDS0