19 de maio de 2020

O Pub da Berê continua a atender em sua távola, em novo local


Aqui estamos, em instalações provisórias, mas com a mesma equipe, para bem atender aos amigos/clientes.

Riva e Ana Maria conversavam sobre séries da NetFlix.

A Maria Cecília e a Incógnita estão na casa.

Carlinhos e Carrano acabavam de degustar um Sancerre, tinto, a pedido do Carlinhos, feitos a partir das castas Pinot Noir e Gamay, embora saibamos que os clássicos da região vinícola sejam os Sauvignon Blanc.

Mas é claro que o tintos satisfazem aos paladares e narizes mais exigentes.


39 comentários:

Jorge Carrano disse...


Puxando assunto, já que falamos de vinhos, vou comentar a indicação do Abel Braga, treinador de futebol e apreciador da bebida dos deuses, em entrevista.

Vejam como ele respondeu ao repórter:

"Faz sentido. Mas e os vinhos, Abel?
“Primeira dica. Chile. Sideral. É o segundo vinho da vinícola Altair. Tem cabernet sauvignon, syrah, carmenère e petit verdot.”
Zamorano deve gostar.
“Segunda dica. Argentina. Gran Corte De Angeles. Esse é de Mendoza e mistura Malbec com Cabernet Sauvignon.”
Mascherano deve curtir.
“Terceira dica. Uruguai. Preludio, da Família Deicas. Qualquer número.”
Suarez deve amar.
O sommelier Abel reforça que são vinhos encorpados, ótimos para acompanhar carnes e queijos. Coisas que ele adora.

Conhecem e concordam?

De minha parte o melhor vinho chileno que tomei foi o "Don Melchor", que tive a oportunidade de experimentar na própria Vinicola Concha y Toro.

Carlos Lopes Filho disse...

Carrano, como já te disse em outra oportunidade, não sou, nem quero ser "expert" em vinhos, um "sommelier" como dizem alguns, apesar de não ser a mais correta essa tradução para o português.
Mas, pelas minhas andanças por aí, principalmente depois que me aposentei e tive tempo disponível e quando sobrava algum dinheirinho, passei a preferir o vinho como bebida alcoólica. O whisky, de que gostava muito, já me faz mal, e a cerveja, que foi minha bebida predileta na juventude e em parte de minha vida adulta, já não me agrada tanto como antigamente. Dá uma sensação de azia e de ficar encharcado. Daí, o vinho. Já experimentei os chilenos e os argentinos, principalmente o Malbec, o Cabernet até algum Pinot Noir. São muito bons. Alguns brasileiros, em especial da região de Bento Gonçalves, também têm bom paladar, descem bem. Mas, os franceses, italianos e espanhóis são inigualáveis. Os portugueses também são excelentes. Mas, estou falando apenas dos tintos secos, pois não gosto dos brancos e dos espumantes. Qualquer uva desses países, seja Syrah, Pinot Noir, Cabernet, são realmente extraordinárias. Não me lembro de ter visto Malbec na Europa.
Da França, prefiro os da região da Borgonha e do Loire. Mas, os Bordeaux também são excelentes. Da Itália, gosto muito de um Valpolicella, de um Barolo. Da Espanha, os Rioja.
O Abel deve conhecer bem vinhos, pois jogou e foi técnico de futebol na França.
-- James, queria mudar um pouco hoje. Você teria um Brouilly. Tinto, sem dúvida. E a água sem gás...

Jorge Carrano disse...


Respeitável opinião, Carlinhos. vou mudar o rumo da prosa para possibilitar a participação das mulheres, nem todas amantes de vinhos.

Antes acrescento que fiz, há anos, o curso de Sommelier, patrocinado pela ABS (Associação Brasileira de Somelliers), apenas para conhecer o básico sobre o assunto e não dar muitas mancadas.
Aprender, por exemplo que o vinho verde pode ser tinto (rsrsrs).

Assisti ontem, no Canal ART1 (81 da Sky) a apresentação de Eric Clapton na Beloise Session.
Que banda é aquela?! Que tecladista – Chris Stainton – é aquele ?!
Um show sensacional para quem aprecia música. Já disse aqui em algum texto antigo que o que me admira no Clapton é sua capacidade de tocar e cantar blues como se fora um negro do delta do Mississipi. Mesma alma, mesmo sentimento, apesar de ser branco e inglês. E um ingrediente importante que ele incorporou a banda, ou seja, duas cantoras negras em backing vocals.
Além do Clapton, na guitarra e cantando, do tecladista Chris e das cantoras em backin vocal, a banda contou com outro guitarrista, um baixista, e outro Keyboard além do baterista
Sim, ele cantou também alguns de seus hits.
O show está disponível em DVD e também no YouTube.

Jorge Carrano disse...


Tendo quase atingido 90% do desejável distanciamento social, a cidade de Niterói começará , a partir de amanhã, quinta-feira, a flexibilizar as normas adotadas.

Graças ao achatamento da curva de contaminação, restou reduzida a demanda sobre o setor hospitalar.

Assim, pelo que sei, a partir de amanhã, entre 9:00 e 10:00 horas estará permitida a caminhada no calçadão de Icaraí.

Já é alguma coisa. Vou rever as tartarugas e ouvir sabiás e sanhaços nas amendoeiras.

Ana Maria disse...

Eu me adaptei ao formato das séries, talvez porque ser noveleira. 😳😳
Uma temporada com 13 a 14 episódios eu assisto em 3 dias no máximo.
Uma pena pois a Netflix tem boas séries sobre advogados.

RIVA na TÁVOLA disse...

Não manjo NADA de vinhos. Saudade das degustações e aulas do Freddy sobre o tema, em sua cobertura no Jardim Icaraí. Ele conhecia bem mesmo.

De minha parte, sim, aprecio, principalmente os Cabernet Sauvignon, que segundo Freddy, é considerada uma uva, digamos, commodity rsrsrsrs. Mas é a que mais gosto.

Flexibilização do Isolamento Social em Nikity : não pretendemos sair de casa tão cedo. Só nos chegam notícias devastadoras de pessoas que alguém conhece, de funcionários meus no Rio, essas dúvidas terríveis sobre o que é e o que não é ou não deve, muita confusão e politicagem.

Vamos ( MV e eu) nos preservar ainda por um bom tempo, diretamente proporcional ao meu retorno ao trabalho presencial, que não deverá ser em junho.

Os números no Brasil estão assustadores ! E parecem estar atingindo quaisquer idades. Não informam como essas pessoas se infectaram, como e onde se expuseram. Estamos perdidos sem essas informações.

Well, vou para a cozinha.

Meu experimento de hoje será PASTEL DE BOI RALADO COM OVO COZIDO E ......tchan tchan tchan tchan !!! ....... purê de batatas !!!!!!!!!!!!!!!!!

Duvido que já tenham comido um desses !

NHAC !



Jorge Carrano disse...


Você e minha nora Erika são as pessoas que eu conheço que mais gostam de pasteis, não necessariamente de carne moída.

Toda vez que preciso do socorro dela, promovemos em casa um festival com rodízio de pasteis. Wanda compra na feira que tem numa rua próxima ao Campo de São Bento, aos sábados, a massa em rolo que eles utilizam na preparação dos pasteis que vendem na barraca, e faz em casa os recheios.

Ficam ótimos. Meu recheio preferido tem muzzarela, presunto, uma fatia de tomate e um pouco de orégano.

Em São Paulo chamam de pastel de pizza, nas feiras livres.

Jorge Carrano disse...


Ana Maria,
Pelo visto não dá para recomendar "Suits" para o Riva. São 9 temporadas e mais de 100 episódios. rsrsrsrs

Embora seja ambientada em escritório de advocacia e tribunais.

RIVA disse...

Podem existir séries de tribunais, que cada episódio é um caso específico, então é legal.
Mas se misturar nisso a vida pessoal dos principais personagens, aí vc fica querendo ver e ver e ver e nunca acaba nunca nunca nunca acaba.

Tem uma muito boa que vi por um tempo, de tribunais, algo como não sei o que WIFE. Mas não terminava, e desisti.

Jorge Carrano disse...


E sobre o pastel "de pizza", Riva, o que acha?



Ana Maria disse...

Mas você pode sugerir o "Il processo", Jorge. É rapidinho. https://g.co/kgs/jG1AmG

Incógnita disse...

Pastel é tudo de bom, mas os das feiras de Sampa são hors-concours.
Todos os sabores têm seu encanto, mas o de carne é o mais pedido.
Seu jantar me despertou a vontade de comer batata rostie com bacon. Acho que vou preparar amanhã.
Também estou aproveitando a quarentena para descobrir receitas.
Na verdade antigas receitas repaginadas.

Jorge Carrano disse...



Ana Maria deu uma dica, "Il processo". https://g.co/kgs/jG1AmG

E a Incógnita tem razão quando afirma que os pasteis das feiras paulistanas são excelentes.

Endosso com a autoridade de quem residiu lá (na Capital) por mais de 15 anos.

Jorge Carrano disse...


Hoje dia de folga do James.

O Carlson acumula as funções porque o movimento está fraco.

Recebemos presunto de Parma.

Jorge Carrano disse...


E também queijo da Serra da Estrela.

Incógnita disse...

Não gosto dessa fantasia com relação a comida. Fico aqui confinada, sem delivery, e aguando em frente ao notebook. Ah! Vontade de comer presunto de Parma e queijo da Serra da Estrela.

RIVA na TÁVOLA disse...

Pessoal, a MV disse para nossos filhos que o meu pastel estava show !!!!
Isso vindo de uma excelente cozinheira da escola lusitana !!

E estava delicioso mesmo.

Misturei o boi ralado com bacon picado do dia anterior, ovo cozido em pedacinhos, purê de batata com alho que fiz no dia anterior, e um fio de azeite Borges (gosto muito dessa marca).

Apanhei um pouco pra fechar o pastel sem ferir a massa - não pode ficar ferida. Tenho mãos muito pesadas de pianista. MV consertou os que furei.

Realmente deliciosos. Experimentem. Arrisquem ! Cozinha é 100% empírica, ponha em prática seus sonhos mais loucos. rsrsrsrsrs

Os de hoje estou pensando na dica do Carrano, mas ainda não defini. Queijo vai ter, não sei qual ainda. Temos 3 tipos em casa. De olho no bacon de novo ......

Aki em Nikity, na Rua Comendador Queiroz de Icaraí, tem uma portinha chamada WHISKRITÓRIO. Cervejinha, TV, e ..... pastéis de camarão, boi ralado, bacalhau, queijo, quibes, bolinhos de aipim com carne seca e com boi ralado.

O pastel deles de camarão eu considero nota 1000 ! O melhor, e com um preço de 4 reais.

Já pastel de boi ralado realmente existem muitos bons por aí, carne bem temperada, meio molhadinha.

Não sei porque, mas o que lembramos até hoje como o THE BEST foi comido na estrada São Paulo - Curitiba, numa espelunca de beira de estrada. Até hoje sentimos o sabor dele quando pensamos nele kkkkkkkkkkkk. Aguei .....

Well, vou nessa, reunião financeira daki a pouco. Hoje fiz 1h30 de ginástica ao som dos Anos 60. Tudo de bom gym com música.














Jorge Carrano disse...


Estou limitado a pedaladas na ergométrica, dia sim, dia não.

Mas vou aderir as caminhadas, com mascara, entre 9 e 11 horas, para pegar um solzinho também.

RIVA disse...

Rapidinho ....experimenta correr e/ou caminhar sem sair do lugar. Não é difícil e dá bons resultados. Só não vai ver as tartarugas .....

Jorge Carrano disse...


Certo, Riva. Não tenho grandes distâncias entre pontos de meu apartamento, mas indo e vindo, da suite até o extremo da sala, dá para simular uma caminhadazinha, indo e vindo, dando meia. rsrsrs.

Ainda bem que o Carlinhos não chegou caso contrário já teria pedido camembert e croissants, entre outras iguarias.

RIVA na TÁVOLA disse...

Estou falando de vc simular mesmo caminhar e correr parado no mesmo lugar. Faço assim, com bons resultados para o preparo.

Em tempo : ganhei nota 8 da MV com os pastéis dessa tarde. RECHEIO : mistura de banana, queijo mussarela, canela em pó, açúcar e requeijão cremoso.

A perda de pontos foi em função da dosagem pouca de açúcar e canela, e de ter esquecido de abaixar o fogo depois que o palito de fósforo no óleo acendeu ..........

FLUi Tim Tim

Jorge Carrano disse...


Parabéns pelo seu 8, Riva.

De minha parte prefiro não arriscar ir para cozinha. Corro o risco da Wanda, aos poucos e dai em diante, querer que eu lave a louça que sujou, limpe o chão de respingo de gordura (se acontecer) e quando me der conta, daqui dois meses, estou lavando roupa, aspirando o pó, fazendo a cama, arrumando a dispensa ... KKKKKKK

Tô fora!

Ana Maria disse...

O pastel do Riva me fez lembrar minha mãe. Ela gostava da mistura de banana e queijo. Tanto em pastéis quanto em sanduíches. O Bob's tinha no seu cardápio nos idos de 1980.

Jorge Carrano disse...


Quase não te reconheço com esta máscara, Ana Maria.

Carlos Lopes Filho disse...

Bom dia.
É bom mesmo não arriscar, Carrano. Nem para a cozinha, nem para outras tarefas domésticas. Ainda bem que eu sou um zero â esquerda em qualquer coisa que diga respeito a trabalhos de casa. O máximo que sei fazer é colocar o lixo na rua. Trocar lâmpada também sei. Já me arrisquei a tentar consertar vazamentos, mexer em eletricidade, foi um desastre. Cozinha, só no microondas.
Quanto ao camembert, não é o meu preferido, apesar de ser um bom queijo. Gosto mais de um roquefort ou de um chèvre. Também o Cantal não é dos piores. Mas, nunca fui muito fã de queijos. Prefiro umas cebolinha ou pepinos em conserva, um presunto de Parma, e até mesmo um "foie gras". Pastel de camarão, uma delícia. Calabresas fritas também. Aipim frito. Camarão à paulista. E.como refeição, uma bela e suculenta feijoada, com tudo o que tem direito... Mas, o pub não serve refeições, não é?
Não gosto muito de croissant, prefiro o velho e bom pão francês.
Bem, já tomaram coragem para um passeio no calçadão? Estava pretendendo ir, mas acho que o "bicho" ainda tá pegando lá fora Tenho dois médicos marcados para terça-feira 26, me ligaram da clínica dizendo que talvez iriam desmarcar, pois estão com receio de contágio nas dependências da mesma.
É aquele negócio: já que ficamos isolados mais de dois meses, talvez alguns dias a mais não façam tanta importância.
Ainda estou lutando no computador, mandando e recebendo vários e-mails diariamente, tentando salvar alguma coisa do que paguei pela minha frustrada viagem de março/abril deste ano. Tá difícil: na hora de receber, debitam logo no cartão, para reembolsar é uma enrolação só.
Um bom dia a todos os frequentadores do pub.

Jorge Carrano disse...


MEU FORTE E EFUSIVO ABRAÇO PARA OS FREQUENTADORES DO PUB DA BERÊ.
(o calendário aponta que hoje é o "dia do abraço").

Carlinhos,
Já fui dar uma caminhada hoje. Curta, mais para pegar um solzinho. Saímos eu e Wanda devidamente mascarados.

Gosto muito de queijos, que fazem com os vinhos uma boa dupla. Está chegando o inverno e provavelmente teremos, com filhos e noras, uma noite com esta combinação; bem como uma de fondue, esta por conta da nora Erika, que me deve desde o ano passado.

Quanto a uma bela e suculenta feijoada, Carlinhos, com tudo o que tem direito, como você acentuou, está entre meus três pratos prediletos da variada e diversificada culinária nacional, juntamente com uma boa moqueca (baiana ou capixaba, tanto faz), e um belo cozido também com tudo que se possa exigir.




Ana Maria disse...

Engraçadinho. 😷😷

Carlos Lopes Filho disse...

Carrano, já que falou em pratos prediletos, concordo contigo na feijoada e no cozido. Também gosto da moqueca de camarão. Não sou fã de peixe, como raramente. Não como frango de jeito nenhum: sei lá, é antipatia gratuita. Entre as carnes, gosto muito de carneiro no espeto, bem torrado. Depois, um pernil de porco, também bem torrado. Finalmente, a carne de boi, seja picanha ou um filé à Oswaldo Aranha... Não sou muito exigente com comida, prefiro o feijão preto com arroz, uma carne seca, um tutú à mineira... Só não gosto de hamburgers e derivados de Macdonald's e similares. Também gosto da comida italiana, principalmente um espaguete ao molho de camarão.
E você? Quais são suas preferências e rejeições?

Jorge Carrano disse...


Ao invés de falar das preferências, vou me situar no que comemos em casa no dia-a-dia.

Feijão (preto), com arroz, é uma base muito utilizada. Que é complementada de forma variada e trivial.

Comemos muita massa, nas diferentes formas clássicas: espaguete, talharim, ravioli, canelone, pizza, lasanha, enfim as formas conhecidas, variando os molhos e os recheios nos casos da lasanha, do canelone e do ravioli.

O espaguete, se com molho de manjericão e tomate tipo italiano (ou tipo cereja), já fica muito apreciável.

Quase todas as sextas-feiras comemos pizza à noite. Feitas em casa, geralmente.

Há um tipo chamado de frigideira, fácil de fazer. A massa é comprada pronta - os discos vem embalados em plástico - e você acrescenta os demais ingredientes a seu gosto: um queijo, presunto ou linguiça, ou bacon, mais tomate (pode ser em molho) e orégano. Ou como preferir.

Até pão sírio dá para fazer pizza. Mas eu o prefiro no sanduíche conhecido como "beirute" quando ele é recheado com mussarela, presunto, ovo frito e uma fatia de tomate.

No inverno costumamos jantar sopas, também variadas, indo da de legumes, passando pela de ervilha (minha preferida) até a de feijão, que leva uma massa (fuzile, goela de pato, etc.) e ovos cozidos e cebola inteira cozida. A de cebola vez ou outra, e o creme de abóbora, também de vez em quando apetecem.

Entre as carnes o bife de mignon, mal passado, com aspargos na manteiga, como uma vez por ano quando recebo o 13º salário (rsrsrs).

Mas gosto de porco, e de paleta de carneiro ou cabrito. Fazemos raramente em casa.

Peixes gosto muito e comemos menos do que eu gostaria. E tanto faz serem fritos assados, ensopados ou em muquecas. Wanda só gosta de salmão que, cá para nós, pouco aprecio.

As aves dispenso, tal como você não gosto de frango, e pato e peru nunca me atraíram.

Restam os ensopadinhos (jaba com jerimum, por exemplo) e os purês (batata, mandioquinha, banana da terra)

Como vê é mesmo o trivial variado. Minha mulher, ao longo dos anos, foi acertando a mão e cozinha bem. Mesmo quando tínhamos empregada fixa em casa (não temos mais), quem cozinhava era a Wanda.

Posso avocar o testemunho da Ana Maria que uma vez ou outra dá o prazer da companhia. Ultimamente muito raramente.

RIVA na TÁVOLA disse...

Não sei como consegui chegar até aqui no fim dos comentários ..... estou babando e uivando de quatro no tapete da sala !!

Tudo de bom essas comidas !

Aqui, eu e a Matriarca Vascaína, somos fãs de frutos do mar e da gastronomia japonesa, italiana e portuguesa. Aí vcs podem botar o que quiser na mesa que traçamos, menos ........ eu não como galinha.

Carrego comigo eternamente as imagens do quintal na infância, da minha querida avó trucidando o bípede emplumado .... um preciso talho na garganta, sangrando até os olhinhos fecharem, depois aquele banho de água fervendo e depenava a criança, digo, o bípede ...ex-emplumado.

Quando ia para a mesa, ao molho pardo .......ARGH !!!!!!!!!

Falando das preferências caseiras, sim, o COZIDO da MV é dos deuses !Todos os meus filhos qdo viajam fazem um pedido ...quando chegar quero comer isso ou aquilo !!!! E o pedido é sempre o cozido dela.

Agora, em termos da preferência geral, claro, é aquele bife com feijão, arroz, batatas fritas, e se puder, uma farofinha de alho e um ovo frito.

Nas nossas viagens, que sempre têm um foco importante na gastronomia, a que mais nos agradou foi sem dúvida Portugal em 2012, disparado. Uma maravilha !

That´s all, folks.

KD o James ?
Aplicaram a MP 936 nele, de suspensão temporária de contrato de trabalho ? kkkkk kkkkkkkkk









RIVA disse...

Em tempo ...

Ana Maria, aqui em casa, desde os tempos do Bob´s que fazemos até hoje o queijo com banana, com açúcar e canela, aquecido na torradeira, uma delícia.

Queijo + Banana sempre foi uma bela combinação.

Aki em Icaraí tem uma tradicional lanchonete há anos, MATINATTA, sempre pedimos de lá. No cardápio tem o queijo com banana e canela a R$ 9,75. Acho que não entrega em Terê rsrsrsrs.

Bjs e um super FDS a todos !!

Jorge Carrano disse...


Como mencionei alhures, Riva, hoje dia de folga do James.

O Carlson acumula as funções porque o movimento está fraco.

Acho que você perdeu este pedaço de nossa conversa.

Amanhã estará de volta. É o chamado repouso semanal remunerado, que não coincidiu com o domingo nesta semana.

Jorge Carrano disse...


Hoje, sábado, já de volta e apostos, James está pronto a atendê-los solícito como de praxe.

Façam seus pedidos.

Já dei minha caminhada matinal e observei o quanto o trecho da orla Ingá-Canto do Rio (fim da praia de Icaraí) está policiado.

A situação política se agrava, mas entendo que na área jurídica (inquérito no STF) o presidente se safa do processo que poderia leva-lo ao impeachment.

Ele é mal educado, grosso, viola a liturgia de seu cargo, agressivo, destemperado, desbocado, mas vai ficar por isso mesmo.

Jorge Carrano disse...


Se eu soubesse que ia ser tão fraco o movimenro, não teria aberto hoje.

Economizaria energia e teria dado folga ao Carlson já cumprindo a lei.

Bem, é o risco do negócio.

RIVA na TÁVOLA disse...

Boa tarde, pessoal.

Ontem foi um domingo estranho, chuva fina, frio, me obrigando a usar meias em casa - pé aquecido o cérebro funciona melhor.

Vi um bom filme da 2ª Guerra Mundial, sobre o assassinato do Heydrich - Operação Antropóide.

Estava tudo bem até eu ouvir a voz estridente do Faustão na TV da cozinha - era a Matriarca Vascaína rsrsrsrrs.

Tem coisa pior, mais deprimente ? E é assim tipo início do fim da tarde de domingo, véspera de 2ª feira - se bem que agora tanto faz, todos os dias são praticamente iguais. Não suporto.

E mais tarde o obituário do Fantástico, o Show da Morte.

Well, um pouco de música no headphone, uma olhadas de vez em quando na TV, um bom whisky, e um jantar show de bola.

ALIÁS ..... o mais importante. Nosso caçula, que veio nos visitar no sábado, à distância do playground (nosso apto é logo acima do play), nos trouxe o almoço do domingo, fechado à vácuo.

NHOQUE DE VATAPÁ COM CAMARÕES, E BOLINHOS DE FEIJÃO BRANCO RECHEADOS COM COSTELA DESFIADA. Sem exagero nenhum, foi pra comer de joelhos !! Uma maravilha !! É do Bar KALANGO do Rio, com a Chef Katia Barbosa.

E no domingo ainda me diverti com a entrevista do TEICH, batendo nos pseudo jornalistas da GROBO LIXO NEWS.

James, vou nessa hoje, foi vapt-vupt.

FLUi

Jorge Carrano disse...


Amanhã tem volta à távola, Riva.

Sequência das conversas daqui em:

http://jorgecarrano.blogspot.com/2020/05/o-pub-da-bere-continua-atender-em-sua.html?showComment=1590434253610#c1418018410561359483

Jorge Carrano disse...


O campeonato alemão 2019/2020 praticamente terminou, com o Bayern uma vez mais campeão.

Riva na Távola Vazia disse...

Não consegui ver o outrora jogão Borussia x Bayern. Mudei de canal porque parecia jogo amistoso ou beneficente, sem público. Lamentável ......

James, o de sempre por favor.

Uma correção ... os bolinhos de feijão branco eram recheados com rabada.
(pano rápido)

PS: Boa tarde, Witzel ! O sol ainda nasce redondo por aí ?

Jorge Carrano disse...


Riva,
Estamos aguardando sua resposta em
https://jorgecarrano.blogspot.com/2020/05/de-volta-tavola.html