13 de setembro de 2019

20 de novembro de 2009


Foi nesta data que publiquei meu primeiro post, neste espaço virtual.

Quando decidi me expor publicando na internet informações a meu respeito e de minha família, tinha como propósito perpetuar informações que se na época soavam irrelevantes poderiam ser úteis no futuro.

Explico melhor. Mais pelos filhos do que por mim mesmo, resolvi pleitear cidadania italiana. Foram tantas as dificuldades para fazer as ligações, via certidões de casamento, nascimento e óbito, que nadamos e morremos na praia. 

Por incrível que pareça, certidão de nascimento de meu bisavô, foi obtida pela via postal, sem custo, na comuna de Tramutola, em Potenza, capital da Basilicata.

Já documentos gerados no Brasil, como por exemplo certidão de casamento de meu avô, nada feito.

Meu avô aportou no Brasil, em companhia de seu pai - aquele bisavô nascido em Tramutola - ainda menino. Cresceu, casou e .... onde e quando casou?

Bem, este é só um pequeno exemplo das dificuldades para comprovar os vínculos familiares. Na memória, quem poderia ter retido alguma coisa já falecera. 

Para complicar apareceram divergências de nomes. Algumas fáceis de explicar e justificar, como por exemplo quem nasceu em Tramutola com o nome de Carlo Michele, aqui no Brasil a horas tantas virou Carlos Miguel.

Neste meio tempo apareceu um parente distante, de outro ramo Carrano, com um ancestral comum. Tem até um livro publicado.

Ajudou alguma coisa, mas não solucionou todas as pendências.

Então indo ao ponto, minha ideia era documentar quem nasceu onde, filho de quem, o que fez na vida, etc. , para termos o registro da família.

Para não ficar um troço chato, de interesse relativo apenas da família, decidi que intercalaria as postagens com atualidades.

O primeiro post publicado foi de atualidades. Um dos assuntos que dominavam as mídias, na época, era um italiano de nome Cesare Battisti, que tinha seu processo de extradição em julgamento no STF.

Lula livrou a cara dele, mas finalmente ao cabo de nove anos ele foi enviado para seu país de origem, para pagar por seus crimes.

Com o passar do tempo o blog alargou os limites aos quais eu o condenei e passou a publicar até mesmo matérias diversificadas escritas por parentes e amigos, que enriqueceram sobremaneira o  espaço.

Se eu decidir parar por aqui, o titulo desta postagem mudará para: nascimento e morte de uma ideia.

Nota:
Abordei este tema em 2015. Ver link abaixo:

6 comentários:

Jorge Carrano disse...



O blog também é conhecido como "Pub da Berê". Quem chegou há pouco não sabe a razão, por isso depois explico.

Riva disse...

Um repositório riquíssimo, maravilhoso de idéias, recordações, opiniões, experiências, visão, cultura, História, astronomia, artes, FUTEBOL (rsrs), etc, enfim, um show !

Lamento apenas não termos um índice, uma classificação dos conteúdos, e a essa altura, seria um trabalho colossal tentar fazer ... não impossível, mas realmente colossal.

Bom fim de semana a todos, e ... "a benção, João de Deus" !!
FLUi

Jorge Carrano disse...


São 2.837 postagens, até esta data. Da lavra do blogueiro e de muitos amigos e parentes que me honraram com suas valiosas colaborações.

Por certo já teria desistido há muito, não fossem as participações em comentários e a humildade de uns tantos amigos que aceitaram este espaço para publicação de seus textos.

Riva disse...

2.837 postagens dividido por (com calma, tomando um vinho, e até relendo algumas) digamos 20 por dia = 141 dias de trabalho.

Considerando uns 4 dias por semana trabalhando nessa indexação, leva-se aproximadamente 35 semanas para terminar .....9 meses.

Numa boa, vale a pena, ia ficar maravilhoso.
Imagina selecionar posts por tipo de assunto !

Após definirmos a classificação do índice - exemplo: viagens, astronomia, política, futebol, História,Variedades, gastronomia, cinema, etc - eu me proponho a contribuir com a classificação de uma parte dos posts.

Mas alguém precisa formatar/modelar o site para receber esse índice.

É viável ?

Jorge Carrano disse...


Que trabalho de estiva, Riva.

Antes da preguiça tomar conta de minha disposição para a empreitada, preciso consultar minha consultora, construtora do blog.

Acho que, indo adiante a ideia, precisaremos juntar alguns temas que tenham relação entre si, para não ermos um menu muito grande. Será necessário conceituar.

Somente como exercício, sobre o titulo ESPORTE abrigaríamos os torneios de tênis (alguns posts foram publicados), as competições de futebol nacionais e internacionais (tem postagem sobre a Premier League, a Champions, campeonatos nacionais, olimpíadas (tratamos aqui), etc.

Ou o futebol seria uma pasta separada, especial?

VIAGENS incluiriam pequenos passeios? Por exemplo à Ilha de Paquetá, à Petrópolis (falamos muito sobre o Quitandinha)?

EDUCAÇÃO ficaria junto com CULTURA? Abordamos leituras de livros, comentamos filmes e músicas.

POLÍTICA e ECONOMIA seriam abrigadas na mesma categoria?

Enfim, está é uma abordagem incipiente, se for tecnicamente viável o projeto.

Aguardemos.


Riva disse...

Concordo em termos um índice pequeno.

Creio que para montá-lo, se pelo menos separarmos as categorias que sabidamente são as mais postadas, já teremos um enorme ganho na eficiência do índice.

Por exemplo:

Esportes
Política
Lugares & Viagens
Literatura, Cinema, Teatro, TV, Mídias
História & Personagens
Banalidades diversas

... realmente difícil rsrsrs